Cartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitarista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Alice da Fontoura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267937
Resumo: O presente artigo relata uma experiência de estágio curricular do Bacharelado de Saúde Coletiva realizado em escola noturna de ensino médio localizada na cidade de Porto Alegre. A estagiária assumiu o papel do educador, enquanto profissional que contribui para a aquisição de comportamento crítico sobre um tema, no caso a promoção e educação à saúde, no campo da saúde coletiva. O objetivo do trabalho em sala de aula foi o de estimular a reflexão e discussão de questões referentes à promoção e educação em saúde. Durante o estágio, a autora escreveu cartas à escola que serão apresentadas neste texto como produção de campo. A inserção de bacharéis de saúde coletiva em atividades de ensino em escolas constitui uma perspectiva ampliada de atuação de sanitaristas. A atuação no estágio proporcionou aos estudantes da escola recursos para entender e transformar as condições de suas vidas, visando entender a saúde como um direito socialmente conquistado, a partir da atuação individual e coletiva de sujeitos político-sociais, capacitando-os para intervirem em contextos de incertezas e complexidades.
id UFRGS-2_351950ac6c7cd8697b8d3a8c4c5f515b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267937
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Alice da FontouraMeneghel, Stela Nazareth2023-12-02T03:25:13Z2020http://hdl.handle.net/10183/267937001172534O presente artigo relata uma experiência de estágio curricular do Bacharelado de Saúde Coletiva realizado em escola noturna de ensino médio localizada na cidade de Porto Alegre. A estagiária assumiu o papel do educador, enquanto profissional que contribui para a aquisição de comportamento crítico sobre um tema, no caso a promoção e educação à saúde, no campo da saúde coletiva. O objetivo do trabalho em sala de aula foi o de estimular a reflexão e discussão de questões referentes à promoção e educação em saúde. Durante o estágio, a autora escreveu cartas à escola que serão apresentadas neste texto como produção de campo. A inserção de bacharéis de saúde coletiva em atividades de ensino em escolas constitui uma perspectiva ampliada de atuação de sanitaristas. A atuação no estágio proporcionou aos estudantes da escola recursos para entender e transformar as condições de suas vidas, visando entender a saúde como um direito socialmente conquistado, a partir da atuação individual e coletiva de sujeitos político-sociais, capacitando-os para intervirem em contextos de incertezas e complexidades.This article reports an experience of a curricular stage of the Bachelor of Public Health held on a night shift in a school located in the city of Porto Alegre. The public health student assumed the role of the educator, as a professional who contributes to the acquisition of critical behavior on a topic, in this case health promotion and education, in the field of public health. The purpose of the work in the classroom was to stimulate the reflection and discussion of issues related to health promotion and education. During the internship, the author wrote letters to the school that will be presented in this text as field production. The insertion of public health bachelors in schools teaching activities constitutes an expanded perspective of the work of public health professionals. The performance in the internship provided resources for the students to understand and transform the conditions of their lives, aiming to achieve health as a socially achieved right, based on the individual and collective performance of political-social subjects, enabling them to intervene in contexts of uncertainties and complexities.Este artículo reporta una experiencia de pasantía de una estudiante del Bachillerato en Salud Pública en una escuela nocturna de segundo grado ubicada en la ciudad de Porto Alegre. La estudiante de salud pública asumió el papel de educadora, como una profesional que contribuye a la adquisición de comportamientos críticos sobre un tema, en este caso la promoción de la salud y la educación, en el campo de la salud pública. El propósito del trabajo en clase era estimular la reflexión y la discusión de temas relacionados con la promoción de la salud y la educación. Durante la pasantía, la autora escribió cartas a la escuela que se presentarán en este texto como producción de campo. La inserción de los licenciados en salud pública en las actividades de enseñanza en escuelas constituye una perspectiva ampliada de actuación de los trabajadores de salud pública. El desempeño en la pasantía proporcionó a los estudiantes de la escuela recursos para comprender y transformar las condiciones de sus vidas, con el objetivo de entender la salud como un derecho socialmente conquistado, como acción individual y colectiva de sujetos políticosociales, permitiéndoles intervenir en contextos de incertidumbres y complejidades.application/pdfporPromoção da saúdeSaúde : EducaçãoSaúde públicaHealth promotionHealth educationPublic healthCartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitaristainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2020Saúde Coletiva: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172534.pdf.txt001172534.pdf.txtExtracted Texttext/plain43144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267937/2/001172534.pdf.txt105818be791b1204993f61091c9d298eMD52ORIGINAL001172534.pdfTexto completoapplication/pdf311794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267937/1/001172534.pdf547c4b5a0f20fa8510c1e7c992487dbcMD5110183/2679372023-12-03 04:25:51.612291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267937Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-03T06:25:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitarista
title Cartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitarista
spellingShingle Cartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitarista
Gil, Alice da Fontoura
Promoção da saúde
Saúde : Educação
Saúde pública
Health promotion
Health education
Public health
title_short Cartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitarista
title_full Cartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitarista
title_fullStr Cartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitarista
title_full_unstemmed Cartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitarista
title_sort Cartas à escola Rio Branco : vivências de uma sanitarista
author Gil, Alice da Fontoura
author_facet Gil, Alice da Fontoura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Alice da Fontoura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meneghel, Stela Nazareth
contributor_str_mv Meneghel, Stela Nazareth
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
Saúde : Educação
Saúde pública
topic Promoção da saúde
Saúde : Educação
Saúde pública
Health promotion
Health education
Public health
dc.subject.eng.fl_str_mv Health promotion
Health education
Public health
description O presente artigo relata uma experiência de estágio curricular do Bacharelado de Saúde Coletiva realizado em escola noturna de ensino médio localizada na cidade de Porto Alegre. A estagiária assumiu o papel do educador, enquanto profissional que contribui para a aquisição de comportamento crítico sobre um tema, no caso a promoção e educação à saúde, no campo da saúde coletiva. O objetivo do trabalho em sala de aula foi o de estimular a reflexão e discussão de questões referentes à promoção e educação em saúde. Durante o estágio, a autora escreveu cartas à escola que serão apresentadas neste texto como produção de campo. A inserção de bacharéis de saúde coletiva em atividades de ensino em escolas constitui uma perspectiva ampliada de atuação de sanitaristas. A atuação no estágio proporcionou aos estudantes da escola recursos para entender e transformar as condições de suas vidas, visando entender a saúde como um direito socialmente conquistado, a partir da atuação individual e coletiva de sujeitos político-sociais, capacitando-os para intervirem em contextos de incertezas e complexidades.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-02T03:25:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267937
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172534
url http://hdl.handle.net/10183/267937
identifier_str_mv 001172534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267937/2/001172534.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267937/1/001172534.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 105818be791b1204993f61091c9d298e
547c4b5a0f20fa8510c1e7c992487dbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447353855836160