Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Leandro Viana da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25913
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar se os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades em fazer uma interpretação gráfica e, se a partir do gráfico, encontram a expressão que o originou. A pesquisa foi realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, mais especificamente com dezesseis alunos, que foram divididos em oito duplas. O trabalho foi fundamentado seguindo os princípios da Engenharia Didática, ou seja, fizemos uma análise prévia sobre o conceito abordado na pesquisa, nas dimensões epistemológica, didática e cognitiva. Após procedermos com a análise a priori, em que formulamos as hipóteses sobre a pesquisa, foram realizadas a experimentação e a análise a posteriori para então finalizarmos com a validação da Engenharia Didática. Os resultados obtidos levam a concluir que, a partir do gráfico, os alunos realmente apresentam dificuldades em encontrar a sua expressão algébrica, quando é necessário fazer algum ajuste na sua forma fatorada, além de também demonstrarem dificuldades em interpretar graficamente a atividade proposta.
id UFRGS-2_3542e1df5f6ca7363f39a2efe268148c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25913
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Leandro Viana daSant'Ana, Marilaine de Fraga2010-09-17T04:20:22Z2010http://hdl.handle.net/10183/25913000755809Esta pesquisa teve por objetivo verificar se os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades em fazer uma interpretação gráfica e, se a partir do gráfico, encontram a expressão que o originou. A pesquisa foi realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, mais especificamente com dezesseis alunos, que foram divididos em oito duplas. O trabalho foi fundamentado seguindo os princípios da Engenharia Didática, ou seja, fizemos uma análise prévia sobre o conceito abordado na pesquisa, nas dimensões epistemológica, didática e cognitiva. Após procedermos com a análise a priori, em que formulamos as hipóteses sobre a pesquisa, foram realizadas a experimentação e a análise a posteriori para então finalizarmos com a validação da Engenharia Didática. Os resultados obtidos levam a concluir que, a partir do gráfico, os alunos realmente apresentam dificuldades em encontrar a sua expressão algébrica, quando é necessário fazer algum ajuste na sua forma fatorada, além de também demonstrarem dificuldades em interpretar graficamente a atividade proposta.The objective of the present work is to verify whether High School students present adversity in performing a graphic interpretation and if they find the original expression of the graphic. The survey was done with a High School first graders, sixteen students to be precise divided into eight pairs. The work was reasoned based on the Didactic Engineering a brief analyses about the concept subjected on the survey, on its epistemological dimensions, didactics dimensions and cognitive dimensions. After the priori analyses procedure in which we formulate hypotheses about the survey, experimental and a posteriori analyses were performed to enable us to conclude with the Didactic Engineering validation. The results obtained, lead us to conclude that from the graphic the students indeed present difficulties in finding the algebraic expression, specially when is necessary to do an adjustment in its factored form, also demonstrated difficulties in graphic interpreting the proposed activity.application/pdfporFunções quadráticasEngenharia didáticaQuadratic functionDidactic engineeringGraphic interpretationFunções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000755809.pdf.txt000755809.pdf.txtExtracted Texttext/plain85167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25913/2/000755809.pdf.txt65e7bb6c73b94224845a5e90ef7e6e82MD52ORIGINAL000755809.pdf000755809.pdfTexto completoapplication/pdf622774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25913/1/000755809.pdfc0c80259844dc589efc2af33ba728081MD51THUMBNAIL000755809.pdf.jpg000755809.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25913/3/000755809.pdf.jpg81f456224d681354acb089251ffc3401MD5310183/259132018-10-17 08:10:58.997oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:10:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas
title Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas
spellingShingle Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas
Rosa, Leandro Viana da
Funções quadráticas
Engenharia didática
Quadratic function
Didactic engineering
Graphic interpretation
title_short Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas
title_full Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas
title_fullStr Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas
title_full_unstemmed Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas
title_sort Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas
author Rosa, Leandro Viana da
author_facet Rosa, Leandro Viana da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Leandro Viana da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Funções quadráticas
Engenharia didática
topic Funções quadráticas
Engenharia didática
Quadratic function
Didactic engineering
Graphic interpretation
dc.subject.eng.fl_str_mv Quadratic function
Didactic engineering
Graphic interpretation
description Esta pesquisa teve por objetivo verificar se os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades em fazer uma interpretação gráfica e, se a partir do gráfico, encontram a expressão que o originou. A pesquisa foi realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, mais especificamente com dezesseis alunos, que foram divididos em oito duplas. O trabalho foi fundamentado seguindo os princípios da Engenharia Didática, ou seja, fizemos uma análise prévia sobre o conceito abordado na pesquisa, nas dimensões epistemológica, didática e cognitiva. Após procedermos com a análise a priori, em que formulamos as hipóteses sobre a pesquisa, foram realizadas a experimentação e a análise a posteriori para então finalizarmos com a validação da Engenharia Didática. Os resultados obtidos levam a concluir que, a partir do gráfico, os alunos realmente apresentam dificuldades em encontrar a sua expressão algébrica, quando é necessário fazer algum ajuste na sua forma fatorada, além de também demonstrarem dificuldades em interpretar graficamente a atividade proposta.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-17T04:20:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25913
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755809
url http://hdl.handle.net/10183/25913
identifier_str_mv 000755809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25913/2/000755809.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25913/1/000755809.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25913/3/000755809.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65e7bb6c73b94224845a5e90ef7e6e82
c0c80259844dc589efc2af33ba728081
81f456224d681354acb089251ffc3401
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447047711490048