O ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabette, Amanda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172317
Resumo: Este trabalho busca-se investigar e analisar o ensino de urbanização no sétimo ano da Escola Desidério Torquato Finamor devido à importância que atribuímos a esta temática no ensino da Geografia, enquanto elemento necessários à compreensão do espaço geográfico. Sendo a cidade, uma marca da materialização humana, pelas diferenças e movimentos de fluxos e pessoas, assim como é o ambiente de vida de grande contingente populacional. Pensando nisso, procurou-se trabalhar em sala de aula com o conceito e a representação da cidade tendo como objetivo: envolver os alunos na construção do ensino-aprendizado, valorizando os conhecimentos e as vivências dos mesmos, marcando novas posturas frente ao espaço citadino. Pois, a Geografia deve tematizar às vivências e os conteúdos, instigando à criticidade e desenvolvendo saberes.
id UFRGS-2_36425167354eaa9033d2c06a92c910e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172317
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cabette, AmandaStrohaecker, Tania Marques2018-02-01T02:26:30Z2017http://hdl.handle.net/10183/172317001059164Este trabalho busca-se investigar e analisar o ensino de urbanização no sétimo ano da Escola Desidério Torquato Finamor devido à importância que atribuímos a esta temática no ensino da Geografia, enquanto elemento necessários à compreensão do espaço geográfico. Sendo a cidade, uma marca da materialização humana, pelas diferenças e movimentos de fluxos e pessoas, assim como é o ambiente de vida de grande contingente populacional. Pensando nisso, procurou-se trabalhar em sala de aula com o conceito e a representação da cidade tendo como objetivo: envolver os alunos na construção do ensino-aprendizado, valorizando os conhecimentos e as vivências dos mesmos, marcando novas posturas frente ao espaço citadino. Pois, a Geografia deve tematizar às vivências e os conteúdos, instigando à criticidade e desenvolvendo saberes.This work seeks to investigate and analyze the teaching of urbanization in the seventh year of the Desidério Torquato Finamor School due to the importance we attribute to this theme in the teaching of Geography as a necessary element to the understanding of the geographic space. Being the city, a mark of the human materialization, by the differences and movements of flows and people, just as it is the life environment of great population contingent. Thinking about this, we tried to work in the classroom with the concept and representation of the city, aiming to: involve the students in the construction of teaching-learning, valuing their knowledge and their experiences, marking new postures in front of the city space. For Geography must be thematized by experiences and contents, instigating criticism and developing knowledge.application/pdfporCidadesEnsino de geografiaGeographyCitiesEducationO ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2017Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059164.pdf001059164.pdfTexto completoapplication/pdf752119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172317/1/001059164.pdfb135e8ec58c66b5da3cc2918631422efMD51TEXT001059164.pdf.txt001059164.pdf.txtExtracted Texttext/plain70476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172317/2/001059164.pdf.txt99c1f8127f98ed46e9233a61d8082fe7MD52THUMBNAIL001059164.pdf.jpg001059164.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172317/3/001059164.pdf.jpgf93fa6dd7d4b40cee15c0d6188ebedabMD5310183/1723172018-10-25 09:35:10.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172317Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:35:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?
title O ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?
spellingShingle O ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?
Cabette, Amanda
Cidades
Ensino de geografia
Geography
Cities
Education
title_short O ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?
title_full O ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?
title_fullStr O ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?
title_full_unstemmed O ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?
title_sort O ensino de Geografia e as cidades: por que não vejo minha cidade quando aprendo geografia?
author Cabette, Amanda
author_facet Cabette, Amanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabette, Amanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strohaecker, Tania Marques
contributor_str_mv Strohaecker, Tania Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades
Ensino de geografia
topic Cidades
Ensino de geografia
Geography
Cities
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Cities
Education
description Este trabalho busca-se investigar e analisar o ensino de urbanização no sétimo ano da Escola Desidério Torquato Finamor devido à importância que atribuímos a esta temática no ensino da Geografia, enquanto elemento necessários à compreensão do espaço geográfico. Sendo a cidade, uma marca da materialização humana, pelas diferenças e movimentos de fluxos e pessoas, assim como é o ambiente de vida de grande contingente populacional. Pensando nisso, procurou-se trabalhar em sala de aula com o conceito e a representação da cidade tendo como objetivo: envolver os alunos na construção do ensino-aprendizado, valorizando os conhecimentos e as vivências dos mesmos, marcando novas posturas frente ao espaço citadino. Pois, a Geografia deve tematizar às vivências e os conteúdos, instigando à criticidade e desenvolvendo saberes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-01T02:26:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172317
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059164
url http://hdl.handle.net/10183/172317
identifier_str_mv 001059164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172317/1/001059164.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172317/2/001059164.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172317/3/001059164.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b135e8ec58c66b5da3cc2918631422ef
99c1f8127f98ed46e9233a61d8082fe7
f93fa6dd7d4b40cee15c0d6188ebedab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224543170199552