Reflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marília dos Santos
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248000
Resumo: Este texto apresenta algumas reflexões sobre o ensino da língua estrangeira (LE) a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Essas considerações refletem também as opiniões de alguns professores de escola pública e particular, bem como de professores universitários engajados em cursos de Prática de Ensino, com quem tive a oportunidade de interagir em encontros recentes. Em vários encontros com os professores, foram tratados aspectos polêmicos que permeiam nossa realidade e fazem parte de algumas de nossas inquietações.
id UFRGS-2_36806f99e888881c3257467b465d3973
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248000
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Marília dos Santos2022-08-27T05:05:33Z19990104-1886http://hdl.handle.net/10183/248000000318909Este texto apresenta algumas reflexões sobre o ensino da língua estrangeira (LE) a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Essas considerações refletem também as opiniões de alguns professores de escola pública e particular, bem como de professores universitários engajados em cursos de Prática de Ensino, com quem tive a oportunidade de interagir em encontros recentes. Em vários encontros com os professores, foram tratados aspectos polêmicos que permeiam nossa realidade e fazem parte de algumas de nossas inquietações.application/pdfporCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 21/22 (dez. 1999), p. 289-294Língua estrangeira : EnsinoReflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000318909.pdf.txt000318909.pdf.txtExtracted Texttext/plain19013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248000/2/000318909.pdf.txta782005332b248625279d9d28d9213c8MD52ORIGINAL000318909.pdfTexto completoapplication/pdf3750434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248000/1/000318909.pdf94d6124aa6c7a76e65dc4d2e8ff44f61MD5110183/2480002022-08-29 04:46:34.0528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248000Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T07:46:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeira
title Reflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeira
spellingShingle Reflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeira
Lima, Marília dos Santos
Língua estrangeira : Ensino
title_short Reflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeira
title_full Reflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeira
title_fullStr Reflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeira
title_full_unstemmed Reflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeira
title_sort Reflexões a partir dos parâmetros curriculares nacionais-língua estrangeira
author Lima, Marília dos Santos
author_facet Lima, Marília dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marília dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira : Ensino
topic Língua estrangeira : Ensino
description Este texto apresenta algumas reflexões sobre o ensino da língua estrangeira (LE) a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Essas considerações refletem também as opiniões de alguns professores de escola pública e particular, bem como de professores universitários engajados em cursos de Prática de Ensino, com quem tive a oportunidade de interagir em encontros recentes. Em vários encontros com os professores, foram tratados aspectos polêmicos que permeiam nossa realidade e fazem parte de algumas de nossas inquietações.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-27T05:05:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248000
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-1886
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000318909
identifier_str_mv 0104-1886
000318909
url http://hdl.handle.net/10183/248000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 21/22 (dez. 1999), p. 289-294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248000/2/000318909.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248000/1/000318909.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a782005332b248625279d9d28d9213c8
94d6124aa6c7a76e65dc4d2e8ff44f61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447803727446016