Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Bruna Mattos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Breno Sanvicente, Marin, Angela Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245390
Resumo: Empatia é uma resposta emocional que se assemelha à emoção sentida pelo outro. Baixos níveis de empatia repercutem nas relações sociais, associando-se a problemas emocionais e de comportamento. Objetivou-se comparar grupos de crianças com e sem indicadores clínicos de problemas internalizantes, externalizantes e escalas sindrômicas relacionadas quanto a empatia. Participaram do estudo 106 crianças matriculadas do 1° ao 3° anos do ensino fundamental e seus responsáveis, que responderam aos instrumentos: Escala de Empatia Infanto-juvenil, Questionário de Dados Sociodemográficos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes. Testes de comparação (t-student e Mann-Whitney) indicaram que crianças com problemas externalizantes apresentaram maior média de preocupação com o outro. Crianças com comportamentos de quebrar as regras e sintomas internalizantes exibiram índices mais altos de envolvimento emocional com o outro. Os resultados sugerem que altos níveis de empatia afetiva podem aumentar a vulnerabilidade ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento neste período de desenvolvimento da criança.
id UFRGS-2_36adf93cc387d820157e480b7e27c494
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245390
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Bruna MattosVieira, Breno SanvicenteMarin, Angela Helena2022-07-23T05:02:38Z20212236-6407http://hdl.handle.net/10183/245390001145719Empatia é uma resposta emocional que se assemelha à emoção sentida pelo outro. Baixos níveis de empatia repercutem nas relações sociais, associando-se a problemas emocionais e de comportamento. Objetivou-se comparar grupos de crianças com e sem indicadores clínicos de problemas internalizantes, externalizantes e escalas sindrômicas relacionadas quanto a empatia. Participaram do estudo 106 crianças matriculadas do 1° ao 3° anos do ensino fundamental e seus responsáveis, que responderam aos instrumentos: Escala de Empatia Infanto-juvenil, Questionário de Dados Sociodemográficos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes. Testes de comparação (t-student e Mann-Whitney) indicaram que crianças com problemas externalizantes apresentaram maior média de preocupação com o outro. Crianças com comportamentos de quebrar as regras e sintomas internalizantes exibiram índices mais altos de envolvimento emocional com o outro. Os resultados sugerem que altos níveis de empatia afetiva podem aumentar a vulnerabilidade ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento neste período de desenvolvimento da criança.Empathy is an emotional response that resembles the emotion felt by the other. Low empathy impact social relationships, correlating with emotional and behavioral problems. The present study aimed to compare groups of children with and without clinical tests of internal and external problems and syndromic scales related to empathy. 106 children enrolled from first to third degrees of elementary school participated. They answered a scale about empathy; their caregivers completed the Sociodemographic Data Questionnaire and the Child Behavior Checklist – CBCL. Comparison tests (t-student and Mann-Whitney) indicate that children with external problems have a higher average of global empathy and concern for others (affective empathy). Children with conduct problems exhibited higher levels of emotional involvement (affective empathy), as well as the children with internal problems. Results suggests that high levels of affective empathy may increase vulnerability to the development of emotional and behavioral problems in this period of child development.La empatía es una respuesta emocional que se asemeja a la emoción que siente el otro. Los bajos niveles de empatía tienen un impacto en las relaciones sociales, asociadas con problemas emocionales y de comportamiento. El objetivo fue comparar grupos de niños con y sin indicadores clínicos de problemas de internalización, externalización y escalas sindrómicas relacionadas con la empatía. 106 niños matriculados en los años 1º a 3º de primaria respondieron a la Escala de Empatía Infantil-Juvenil; también participaron sus tutores, quienes completaron el Cuestionario de datos sociodemográficos y el Inventario de comportamiento de niños y adolescentes. Las pruebas de comparación (t-student y Mann-Whitney) indicaron que los niños con problemas de externalización tenían un mayor nivel de preocupación entre ellos. Los niños con comportamientos desviados y síntomas de internalización exhibieron tasas más altas de participación emocional entre ellos. Los resultados sugieren que los altos niveles de empatía afectiva pueden aumentar la vulnerabilidad al desarrollo de problemas emocionales y de comportamiento en este período de desarrollo infantil.application/pdfporEstudos interdisciplinares em psicologia. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010-. Vol. 12, n. 3 (dez. 2021), p. 119-136CriançaDesenvolvimento infantilComportamento infantilEmpatiaEmpathyExternalizing problemsInternalizing problemsChild developmentEmpatíaProblemas de externalizaciónProblemas de internalizacióndesarrollo infantilEmpatia e problemas emocionais e de comportamento infantilEmpathy and child emotional and behavioral problems Empatía y problemas emocionales y de conducta infantil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145719.pdf.txt001145719.pdf.txtExtracted Texttext/plain50870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245390/2/001145719.pdf.txta56b552d649dac69733ebeab88583594MD52ORIGINAL001145719.pdfTexto completoapplication/pdf231225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245390/1/001145719.pdf3432c91a1f1a176f955680605d68c663MD5110183/2453902022-07-24 04:51:48.326532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245390Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-24T07:51:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Empathy and child emotional and behavioral problems
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Empatía y problemas emocionales y de conducta infantil
title Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
spellingShingle Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
Machado, Bruna Mattos
Criança
Desenvolvimento infantil
Comportamento infantil
Empatia
Empathy
Externalizing problems
Internalizing problems
Child development
Empatía
Problemas de externalización
Problemas de internalización
desarrollo infantil
title_short Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
title_full Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
title_fullStr Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
title_full_unstemmed Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
title_sort Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
author Machado, Bruna Mattos
author_facet Machado, Bruna Mattos
Vieira, Breno Sanvicente
Marin, Angela Helena
author_role author
author2 Vieira, Breno Sanvicente
Marin, Angela Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Bruna Mattos
Vieira, Breno Sanvicente
Marin, Angela Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Desenvolvimento infantil
Comportamento infantil
Empatia
topic Criança
Desenvolvimento infantil
Comportamento infantil
Empatia
Empathy
Externalizing problems
Internalizing problems
Child development
Empatía
Problemas de externalización
Problemas de internalización
desarrollo infantil
dc.subject.eng.fl_str_mv Empathy
Externalizing problems
Internalizing problems
Child development
dc.subject.spa.fl_str_mv Empatía
Problemas de externalización
Problemas de internalización
desarrollo infantil
description Empatia é uma resposta emocional que se assemelha à emoção sentida pelo outro. Baixos níveis de empatia repercutem nas relações sociais, associando-se a problemas emocionais e de comportamento. Objetivou-se comparar grupos de crianças com e sem indicadores clínicos de problemas internalizantes, externalizantes e escalas sindrômicas relacionadas quanto a empatia. Participaram do estudo 106 crianças matriculadas do 1° ao 3° anos do ensino fundamental e seus responsáveis, que responderam aos instrumentos: Escala de Empatia Infanto-juvenil, Questionário de Dados Sociodemográficos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes. Testes de comparação (t-student e Mann-Whitney) indicaram que crianças com problemas externalizantes apresentaram maior média de preocupação com o outro. Crianças com comportamentos de quebrar as regras e sintomas internalizantes exibiram índices mais altos de envolvimento emocional com o outro. Os resultados sugerem que altos níveis de empatia afetiva podem aumentar a vulnerabilidade ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento neste período de desenvolvimento da criança.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-23T05:02:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/245390
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-6407
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145719
identifier_str_mv 2236-6407
001145719
url http://hdl.handle.net/10183/245390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos interdisciplinares em psicologia. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010-. Vol. 12, n. 3 (dez. 2021), p. 119-136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245390/2/001145719.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245390/1/001145719.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a56b552d649dac69733ebeab88583594
3432c91a1f1a176f955680605d68c663
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225062215319552