Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/245390 |
Resumo: | Empatia é uma resposta emocional que se assemelha à emoção sentida pelo outro. Baixos níveis de empatia repercutem nas relações sociais, associando-se a problemas emocionais e de comportamento. Objetivou-se comparar grupos de crianças com e sem indicadores clínicos de problemas internalizantes, externalizantes e escalas sindrômicas relacionadas quanto a empatia. Participaram do estudo 106 crianças matriculadas do 1° ao 3° anos do ensino fundamental e seus responsáveis, que responderam aos instrumentos: Escala de Empatia Infanto-juvenil, Questionário de Dados Sociodemográficos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes. Testes de comparação (t-student e Mann-Whitney) indicaram que crianças com problemas externalizantes apresentaram maior média de preocupação com o outro. Crianças com comportamentos de quebrar as regras e sintomas internalizantes exibiram índices mais altos de envolvimento emocional com o outro. Os resultados sugerem que altos níveis de empatia afetiva podem aumentar a vulnerabilidade ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento neste período de desenvolvimento da criança. |
id |
UFRGS-2_36adf93cc387d820157e480b7e27c494 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245390 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Bruna MattosVieira, Breno SanvicenteMarin, Angela Helena2022-07-23T05:02:38Z20212236-6407http://hdl.handle.net/10183/245390001145719Empatia é uma resposta emocional que se assemelha à emoção sentida pelo outro. Baixos níveis de empatia repercutem nas relações sociais, associando-se a problemas emocionais e de comportamento. Objetivou-se comparar grupos de crianças com e sem indicadores clínicos de problemas internalizantes, externalizantes e escalas sindrômicas relacionadas quanto a empatia. Participaram do estudo 106 crianças matriculadas do 1° ao 3° anos do ensino fundamental e seus responsáveis, que responderam aos instrumentos: Escala de Empatia Infanto-juvenil, Questionário de Dados Sociodemográficos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes. Testes de comparação (t-student e Mann-Whitney) indicaram que crianças com problemas externalizantes apresentaram maior média de preocupação com o outro. Crianças com comportamentos de quebrar as regras e sintomas internalizantes exibiram índices mais altos de envolvimento emocional com o outro. Os resultados sugerem que altos níveis de empatia afetiva podem aumentar a vulnerabilidade ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento neste período de desenvolvimento da criança.Empathy is an emotional response that resembles the emotion felt by the other. Low empathy impact social relationships, correlating with emotional and behavioral problems. The present study aimed to compare groups of children with and without clinical tests of internal and external problems and syndromic scales related to empathy. 106 children enrolled from first to third degrees of elementary school participated. They answered a scale about empathy; their caregivers completed the Sociodemographic Data Questionnaire and the Child Behavior Checklist – CBCL. Comparison tests (t-student and Mann-Whitney) indicate that children with external problems have a higher average of global empathy and concern for others (affective empathy). Children with conduct problems exhibited higher levels of emotional involvement (affective empathy), as well as the children with internal problems. Results suggests that high levels of affective empathy may increase vulnerability to the development of emotional and behavioral problems in this period of child development.La empatía es una respuesta emocional que se asemeja a la emoción que siente el otro. Los bajos niveles de empatía tienen un impacto en las relaciones sociales, asociadas con problemas emocionales y de comportamiento. El objetivo fue comparar grupos de niños con y sin indicadores clínicos de problemas de internalización, externalización y escalas sindrómicas relacionadas con la empatía. 106 niños matriculados en los años 1º a 3º de primaria respondieron a la Escala de Empatía Infantil-Juvenil; también participaron sus tutores, quienes completaron el Cuestionario de datos sociodemográficos y el Inventario de comportamiento de niños y adolescentes. Las pruebas de comparación (t-student y Mann-Whitney) indicaron que los niños con problemas de externalización tenían un mayor nivel de preocupación entre ellos. Los niños con comportamientos desviados y síntomas de internalización exhibieron tasas más altas de participación emocional entre ellos. Los resultados sugieren que los altos niveles de empatía afectiva pueden aumentar la vulnerabilidad al desarrollo de problemas emocionales y de comportamiento en este período de desarrollo infantil.application/pdfporEstudos interdisciplinares em psicologia. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010-. Vol. 12, n. 3 (dez. 2021), p. 119-136CriançaDesenvolvimento infantilComportamento infantilEmpatiaEmpathyExternalizing problemsInternalizing problemsChild developmentEmpatíaProblemas de externalizaciónProblemas de internalizacióndesarrollo infantilEmpatia e problemas emocionais e de comportamento infantilEmpathy and child emotional and behavioral problems Empatía y problemas emocionales y de conducta infantil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145719.pdf.txt001145719.pdf.txtExtracted Texttext/plain50870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245390/2/001145719.pdf.txta56b552d649dac69733ebeab88583594MD52ORIGINAL001145719.pdfTexto completoapplication/pdf231225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245390/1/001145719.pdf3432c91a1f1a176f955680605d68c663MD5110183/2453902022-07-24 04:51:48.326532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245390Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-07-24T07:51:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Empathy and child emotional and behavioral problems |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Empatía y problemas emocionales y de conducta infantil |
title |
Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil |
spellingShingle |
Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil Machado, Bruna Mattos Criança Desenvolvimento infantil Comportamento infantil Empatia Empathy Externalizing problems Internalizing problems Child development Empatía Problemas de externalización Problemas de internalización desarrollo infantil |
title_short |
Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil |
title_full |
Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil |
title_fullStr |
Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil |
title_full_unstemmed |
Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil |
title_sort |
Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil |
author |
Machado, Bruna Mattos |
author_facet |
Machado, Bruna Mattos Vieira, Breno Sanvicente Marin, Angela Helena |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Breno Sanvicente Marin, Angela Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Bruna Mattos Vieira, Breno Sanvicente Marin, Angela Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Desenvolvimento infantil Comportamento infantil Empatia |
topic |
Criança Desenvolvimento infantil Comportamento infantil Empatia Empathy Externalizing problems Internalizing problems Child development Empatía Problemas de externalización Problemas de internalización desarrollo infantil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Empathy Externalizing problems Internalizing problems Child development |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Empatía Problemas de externalización Problemas de internalización desarrollo infantil |
description |
Empatia é uma resposta emocional que se assemelha à emoção sentida pelo outro. Baixos níveis de empatia repercutem nas relações sociais, associando-se a problemas emocionais e de comportamento. Objetivou-se comparar grupos de crianças com e sem indicadores clínicos de problemas internalizantes, externalizantes e escalas sindrômicas relacionadas quanto a empatia. Participaram do estudo 106 crianças matriculadas do 1° ao 3° anos do ensino fundamental e seus responsáveis, que responderam aos instrumentos: Escala de Empatia Infanto-juvenil, Questionário de Dados Sociodemográficos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes. Testes de comparação (t-student e Mann-Whitney) indicaram que crianças com problemas externalizantes apresentaram maior média de preocupação com o outro. Crianças com comportamentos de quebrar as regras e sintomas internalizantes exibiram índices mais altos de envolvimento emocional com o outro. Os resultados sugerem que altos níveis de empatia afetiva podem aumentar a vulnerabilidade ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento neste período de desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-23T05:02:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/245390 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-6407 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145719 |
identifier_str_mv |
2236-6407 001145719 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/245390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos interdisciplinares em psicologia. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010-. Vol. 12, n. 3 (dez. 2021), p. 119-136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245390/2/001145719.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245390/1/001145719.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a56b552d649dac69733ebeab88583594 3432c91a1f1a176f955680605d68c663 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725139639336960 |