Método Pilates e suas influências na autoestima : relato de experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253394 |
Resumo: | O Método Pilates se propagou nas últimas décadas e, desde então, vem ganhando novos adeptos. É um programa de condicionamento físico e mental, realizado com aparelhos ou no solo, dentro de Academias ou Estúdios. Entre seus benefícios destacam-se força, alongamento, flexibilidade e equilíbrio, tendo o abdome como centro de força, exercícios realizados com poucas repetições. Sendo assim, como todo exercício físico regular, pode influenciar na autoestima de seus praticantes. Este relato tem como objetivo analisar a melhora na autoestima de praticantes de Pilates em um estúdio no Município de Porto Alegre-RS. Planejando atividades e uma metodologia nas aulas que possa contribuir para uma aula agradável e que mantenha o aluno interessado e disposto, influenciando na autoestima dos alunos, destacando que a prática regular de exercício físico pode contribuir para que as pessoas sintam- se bem, alegres, confiantes e saudáveis. Este estudo apresenta um relato da minha experiência na prática de instrutor de Pilates, durante o Estágio de Educação Física no Bacharelado, realizado no primeiro semestre de 2019, em um estúdio de Pilates com aproximadamente 50 alunos, elaborado através da análise do diagnóstico do Estúdio e das turmas, da observação das aulas, dos registros de meus diários e da avaliação da Autoestima dos alunos através de minha percepção. Este processo centralizado nas aulas de Pilates possibilitou aos alunos melhora nas capacidades físicas e mentais, melhorando seu controle corporal e reduzindo sua ansiedade, através disto melhorando sua autoestima e aprendendo a lidar com seu corpo, percebendo suas qualidades e capacidades físicas. Além disso, tivemos oportunidades de vivenciar o Método Pilates como um todo, de compartilhar as experiências, de buscar significados, de perceber o conteúdo presente nas aulas dentro do Estúdio e a importância das relações interpessoais e da progressão no desenvolvimento das atividades e suas influências na autoestima. Nas aulas, tivemos, a seguinte metodologia: parte inicial com aquecimento articular utilizando alongamentos nos aparelhos, logo uma parte mais aplicada a força e flexibilidade de membros inferiores e superiores, passando para uma parte mais avançada com desafios de equilíbrio e coordenação. Através de todas estas fases desenvolvemos uma produção de conhecimento e percepção corporal. No final do processo percebeu- se uma melhora na autoestima dos alunos. |
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Mairesse, Marcelo D`Emile KalicheskiBilibio, Luiz Fernando Silva2023-01-04T05:08:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/253394001158923O Método Pilates se propagou nas últimas décadas e, desde então, vem ganhando novos adeptos. É um programa de condicionamento físico e mental, realizado com aparelhos ou no solo, dentro de Academias ou Estúdios. Entre seus benefícios destacam-se força, alongamento, flexibilidade e equilíbrio, tendo o abdome como centro de força, exercícios realizados com poucas repetições. Sendo assim, como todo exercício físico regular, pode influenciar na autoestima de seus praticantes. Este relato tem como objetivo analisar a melhora na autoestima de praticantes de Pilates em um estúdio no Município de Porto Alegre-RS. Planejando atividades e uma metodologia nas aulas que possa contribuir para uma aula agradável e que mantenha o aluno interessado e disposto, influenciando na autoestima dos alunos, destacando que a prática regular de exercício físico pode contribuir para que as pessoas sintam- se bem, alegres, confiantes e saudáveis. Este estudo apresenta um relato da minha experiência na prática de instrutor de Pilates, durante o Estágio de Educação Física no Bacharelado, realizado no primeiro semestre de 2019, em um estúdio de Pilates com aproximadamente 50 alunos, elaborado através da análise do diagnóstico do Estúdio e das turmas, da observação das aulas, dos registros de meus diários e da avaliação da Autoestima dos alunos através de minha percepção. Este processo centralizado nas aulas de Pilates possibilitou aos alunos melhora nas capacidades físicas e mentais, melhorando seu controle corporal e reduzindo sua ansiedade, através disto melhorando sua autoestima e aprendendo a lidar com seu corpo, percebendo suas qualidades e capacidades físicas. Além disso, tivemos oportunidades de vivenciar o Método Pilates como um todo, de compartilhar as experiências, de buscar significados, de perceber o conteúdo presente nas aulas dentro do Estúdio e a importância das relações interpessoais e da progressão no desenvolvimento das atividades e suas influências na autoestima. Nas aulas, tivemos, a seguinte metodologia: parte inicial com aquecimento articular utilizando alongamentos nos aparelhos, logo uma parte mais aplicada a força e flexibilidade de membros inferiores e superiores, passando para uma parte mais avançada com desafios de equilíbrio e coordenação. Através de todas estas fases desenvolvemos uma produção de conhecimento e percepção corporal. No final do processo percebeu- se uma melhora na autoestima dos alunos.The Pilates Method has spread in recent decades and since then it has been gaining new adherents. It is a program of physical and mental conditioning, performed with appliances or on the ground, in gyms or studios. Among its benefits are strength, stretching, flexibility and balance, with the abdomen as the center of strength, exercises performed with few repetitions. Thus, like all regular exercise, it can influence the self-esteem of its practitioners. This report aims to analyze the improvement in Pilates practitioners' self-esteem in a studio in the city of Porto Alegre-RS. Planning activities and a methodology in the classes that can contribute to a pleasant class that keeps the student interested and willing, influencing students' self-esteem, emphasizing that regular physical exercise can contribute to make people feel good, happy, Confident and healthy. This study presents an account of my experience in Pilates instructor practice during the Bachelor Degree Physical Education Internship, held in the first semester of 2019, in a Pilates studio with approximately 50 students, prepared by analyzing the diagnosis of the Studio and of classes, observation of classes, journal entries, and assessment of students' Self-esteem through my perception. This process centered on Pilates classes allowed students to improve their physical and mental abilities, improve their body control and reduce their anxiety, thereby improving their self-esteem and learning how to deal with their body, realizing its qualities and physical abilities. In addition, we had opportunities to experience the Pilates Method as a whole, to share experiences, to search for meanings, to understand the content present in classes within the Studio and the importance of interpersonal relationships and progression in the development of activities and their influence on self esteem. In class, we had the following methodology: initial part with joint warming using stretching on the apparatus, then a part more applied to strength and flexibility of lower and upper limbs, moving to a more advanced part with challenges of balance and coordination. Through all these phases we develop a production of knowledge and body perception. At the end of the process, students' self- esteem improved.application/pdfporPilatesAutoestimaPilatesSelf esteemMétodo Pilates e suas influências na autoestima : relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158923.pdf.txt001158923.pdf.txtExtracted Texttext/plain44731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253394/2/001158923.pdf.txtaebfaf2af7aef06957a5d27e32fa9b98MD52ORIGINAL001158923.pdfTexto completoapplication/pdf258854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253394/1/001158923.pdf3352fba787afc2e30a1b4ac1278534afMD5110183/2533942023-01-05 06:02:17.368886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253394Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:02:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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