O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Suelen Assunção
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ogliari, Lucas Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279943
Resumo: O Grupo de Discussão 5 (GD5) do VII Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – RS foi coordenado pela professora Suelen Assunção Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo professor Lucas Nunes Ogliari, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e teve como ementa o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola - a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais.
id UFRGS-2_3750535b62a9e87aed1c9248e8850a09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279943
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Suelen AssunçãoOgliari, Lucas Nunes2024-10-15T06:40:37Z20231518-8221http://hdl.handle.net/10183/279943001196798O Grupo de Discussão 5 (GD5) do VII Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – RS foi coordenado pela professora Suelen Assunção Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo professor Lucas Nunes Ogliari, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e teve como ementa o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola - a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 24 (2023), p. 91-96.Matemática : EnsinoInterculturalidadeIndígenasQuilombolasO ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196798.pdf.txt001196798.pdf.txtExtracted Texttext/plain22219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279943/2/001196798.pdf.txt313b922a7248165af8a3a7dd11051dedMD52ORIGINAL001196798.pdfTexto completoapplication/pdf217488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279943/1/001196798.pdfc942b7d4e9b84597a3da23cc0e6650dfMD5110183/2799432024-10-16 06:55:47.162845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-16T09:55:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade
title O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade
spellingShingle O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade
Santos, Suelen Assunção
Matemática : Ensino
Interculturalidade
Indígenas
Quilombolas
title_short O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade
title_full O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade
title_fullStr O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade
title_full_unstemmed O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade
title_sort O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade
author Santos, Suelen Assunção
author_facet Santos, Suelen Assunção
Ogliari, Lucas Nunes
author_role author
author2 Ogliari, Lucas Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Suelen Assunção
Ogliari, Lucas Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino
Interculturalidade
Indígenas
Quilombolas
topic Matemática : Ensino
Interculturalidade
Indígenas
Quilombolas
description O Grupo de Discussão 5 (GD5) do VII Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – RS foi coordenado pela professora Suelen Assunção Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo professor Lucas Nunes Ogliari, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e teve como ementa o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola - a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-15T06:40:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279943
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196798
identifier_str_mv 1518-8221
001196798
url http://hdl.handle.net/10183/279943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 24 (2023), p. 91-96.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279943/2/001196798.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279943/1/001196798.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 313b922a7248165af8a3a7dd11051ded
c942b7d4e9b84597a3da23cc0e6650df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447866189021184