O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279943 |
Resumo: | O Grupo de Discussão 5 (GD5) do VII Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – RS foi coordenado pela professora Suelen Assunção Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo professor Lucas Nunes Ogliari, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e teve como ementa o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola - a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais. |
id |
UFRGS-2_3750535b62a9e87aed1c9248e8850a09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279943 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Suelen AssunçãoOgliari, Lucas Nunes2024-10-15T06:40:37Z20231518-8221http://hdl.handle.net/10183/279943001196798O Grupo de Discussão 5 (GD5) do VII Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – RS foi coordenado pela professora Suelen Assunção Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo professor Lucas Nunes Ogliari, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e teve como ementa o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola - a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 24 (2023), p. 91-96.Matemática : EnsinoInterculturalidadeIndígenasQuilombolasO ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196798.pdf.txt001196798.pdf.txtExtracted Texttext/plain22219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279943/2/001196798.pdf.txt313b922a7248165af8a3a7dd11051dedMD52ORIGINAL001196798.pdfTexto completoapplication/pdf217488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279943/1/001196798.pdfc942b7d4e9b84597a3da23cc0e6650dfMD5110183/2799432024-10-16 06:55:47.162845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-16T09:55:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade |
title |
O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade |
spellingShingle |
O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade Santos, Suelen Assunção Matemática : Ensino Interculturalidade Indígenas Quilombolas |
title_short |
O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade |
title_full |
O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade |
title_fullStr |
O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade |
title_full_unstemmed |
O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade |
title_sort |
O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo : práticas de interculturalidade |
author |
Santos, Suelen Assunção |
author_facet |
Santos, Suelen Assunção Ogliari, Lucas Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Ogliari, Lucas Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Suelen Assunção Ogliari, Lucas Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino Interculturalidade Indígenas Quilombolas |
topic |
Matemática : Ensino Interculturalidade Indígenas Quilombolas |
description |
O Grupo de Discussão 5 (GD5) do VII Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – RS foi coordenado pela professora Suelen Assunção Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo professor Lucas Nunes Ogliari, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e teve como ementa o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola - a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-15T06:40:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/279943 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8221 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001196798 |
identifier_str_mv |
1518-8221 001196798 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/279943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 24 (2023), p. 91-96. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279943/2/001196798.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279943/1/001196798.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
313b922a7248165af8a3a7dd11051ded c942b7d4e9b84597a3da23cc0e6650df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447866189021184 |