Qualidade percebida na avaliação da atenção primária à saúde no Brasil : proposição de um modelo teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Angélica Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217506
Resumo: A porta de entrada nos serviços de saúde se dá pela Atenção Primária, nas unidades de saúde da família ou básicas, cuja qualidade é avaliada por diferentes estratégias no Brasil. Este trabalho visa apresentar um modelo teórico para medir a Qualidade Percebida na Atenção Primária de Saúde (APS). Para isso, foi realizada pesquisa na literatura com objetivo de encontrar as principais dimensões e atributos da Qualidade Percebida e análise da existência de dimensões equivalentes nas documentações do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), utilizado atualmente no Brasil para mensuração da qualidade na APS. Foram encontrados 27 artigos que abordavam a Qualidade Percebida na APS, mas destes apenas 16 apresentavam dimensões ou atributos. Percebe-se que não há na literatura um modelo uniforme, tanto em termos acadêmicos, quanto como ferramenta de gestão, para a melhoria dos serviços ofertados à população. As dimensões mais frequentes na literatura foram a competência profissional, atitudes e comportamento da equipe e conservação das instalações. O modelo teórico proposto é composto por quatro dimensões: a acessibilidade, a continuidade e relacionamento com a equipe, os tangíveis e a competência profissional e 36 atributos, para que componham a construção de um novo instrumento a ser validado. As dimensões tangíveis e competência profissional são abordados de maneira superficial no instrumento do PMAQAB, não esclarecendo questões de qualidade percebida. Espera-se, assim, que este modelo contribua para análises deste tipo.
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