Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carolynne Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193943
Resumo: A temática deste trabalho versa sobre a afetividade a partir da visão dos docentes de dança, no contexto da educação básica. O objetivo geral visa discorrer sobre o entendimento dos educadores a respeito da relação afetiva entre docente e discente nas respectivas aulas. Os objetivos específicos pretendem traçar um perfil da experiência acadêmica e docente dos educadores, analisar as concepções de afetividade dos educadores de dança, discutir sobre o papel da afetividade nas relações interpessoais entre docente e discente, e investigar a respeito da relevância do afeto na aprendizagem específica de dança. Com isso, procura-se responderao questionamento: como os educadores de arte/dança compreendem a relação afetiva entre docente e discente nas escolas da região metropolitana de Porto Alegre? O referencial teórico abarca questões de afetividade e dança-educação, utilizando teóricos como Henry Wallon, Isabel Marques e Rubem Alves. A metodologia possui ênfase descritiva e qualitativa, envolvendo três partes. No primeiro momento, ocorre o mapeamento dos professores de dança nas escolas com seus contatos; após acontece o envio do questionário virtual para os19 educadores mapeados, com questões objetivas e dissertativas buscando compreender o perfil do educador e sua maneira de pensar a docência; e por fim,a partir das respostas adquiridas, são selecionados três educadores– que mencionaram o tema– para efetivar a entrevista semiestruturada sobre afetividade e dança, especificamente. Os resultados revelam um perfil de atuação dos docentes de dança com maior presença nos anos finais do ensino fundamental, em escolas da rede municipal de Porto Alegre, assim como trazem diversos exemplos de situações do cotidiano escolar nos quais a afetividade se mostra um meio de facilitar o acesso à arte aos discentes através da relação educador-educando. Por fim, reflete-se que o afeto está presente em todas as etapas da vida, principalmente no âmbito social, no que diz respeito as relações interpessoais. Neste sentido, ela não se desvincula do corpo que dança, pois torna-se uma potente ferramenta para desenvolver aspectosimportantes ao meio artístico.
id UFRGS-2_3829432ed5c245d35aee7f752d2008fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193943
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Carolynne LimaValle, Flavia Pilla do2019-05-08T02:34:19Z2018http://hdl.handle.net/10183/193943001091177A temática deste trabalho versa sobre a afetividade a partir da visão dos docentes de dança, no contexto da educação básica. O objetivo geral visa discorrer sobre o entendimento dos educadores a respeito da relação afetiva entre docente e discente nas respectivas aulas. Os objetivos específicos pretendem traçar um perfil da experiência acadêmica e docente dos educadores, analisar as concepções de afetividade dos educadores de dança, discutir sobre o papel da afetividade nas relações interpessoais entre docente e discente, e investigar a respeito da relevância do afeto na aprendizagem específica de dança. Com isso, procura-se responderao questionamento: como os educadores de arte/dança compreendem a relação afetiva entre docente e discente nas escolas da região metropolitana de Porto Alegre? O referencial teórico abarca questões de afetividade e dança-educação, utilizando teóricos como Henry Wallon, Isabel Marques e Rubem Alves. A metodologia possui ênfase descritiva e qualitativa, envolvendo três partes. No primeiro momento, ocorre o mapeamento dos professores de dança nas escolas com seus contatos; após acontece o envio do questionário virtual para os19 educadores mapeados, com questões objetivas e dissertativas buscando compreender o perfil do educador e sua maneira de pensar a docência; e por fim,a partir das respostas adquiridas, são selecionados três educadores– que mencionaram o tema– para efetivar a entrevista semiestruturada sobre afetividade e dança, especificamente. Os resultados revelam um perfil de atuação dos docentes de dança com maior presença nos anos finais do ensino fundamental, em escolas da rede municipal de Porto Alegre, assim como trazem diversos exemplos de situações do cotidiano escolar nos quais a afetividade se mostra um meio de facilitar o acesso à arte aos discentes através da relação educador-educando. Por fim, reflete-se que o afeto está presente em todas as etapas da vida, principalmente no âmbito social, no que diz respeito as relações interpessoais. Neste sentido, ela não se desvincula do corpo que dança, pois torna-se uma potente ferramenta para desenvolver aspectosimportantes ao meio artístico.The thematic of this dissertation approaches the affectionateness from the perspective of the dance teachers in the context of basic education. The general objective aims to lecture on teachers‟ understanding of the affective relationship between teacher and student in the respective classes. The specific goals intend to trace the profile of the educators‟ academic and teaching experience, analyze the dance teachers‟ conceptions of affectivity, discuss the affection‟s role in the interpersonal relations between teacher and student, and investigate the affection‟s relevance in dance learning. Therewith, the research has the intention to answer the following question: how do dance and art educators comprehend the affective relation between teacher and student in Porto Alegre‟s metropolitan area? The theoretical reference covers issues of affectivity and dance education using theorists such as Henry Wallon, Isabel Marques and Rubem Alves. The methodology has a descriptive and qualitative emphasis involving three parts. At first it is done a mapping of dance teachers in schools and their contacts. Then, a virtual questionnaire is sent to the 19 mapped educators, with objective and dissertation questions, that seeks to comprehend the educator‟s profile and their way of thinking about teaching. At last, starting from the acquired answers, three educators are selected – those who mentioned the thematic – to conduct the semi-structured interview specifically on affectivity and dance. The results reveal the dance teachers‟ acting profile with greater presence in the final years of elementary school, in the municipal network of schools in Porto Alegre, as well as several examples of everyday school situations in which affectivity appears as a way of facilitating students' access to art through the teacher and student relationship. Finally, it is deliberated that affectivity is present in all stages of life, especially in the social sphere, as far as interpersonal relationships are concerned. In this sense, affection does not detach itself from the dancing body, since it becomes a powerful tool to develop important aspects of the artistic medium.application/pdfporDançaAfetividadeArteEducaçãoDanceArt educationAffectivityNoções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091177.pdf.txt001091177.pdf.txtExtracted Texttext/plain97259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193943/2/001091177.pdf.txta6705fc6eac184d044df38252258acc2MD52ORIGINAL001091177.pdfTexto completoapplication/pdf533046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193943/1/001091177.pdfd7d825e5ee0b6960a6467eaf40f7147eMD5110183/1939432021-05-26 04:35:32.530392oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:35:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica
title Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica
spellingShingle Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica
Vieira, Carolynne Lima
Dança
Afetividade
Arte
Educação
Dance
Art education
Affectivity
title_short Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica
title_full Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica
title_fullStr Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica
title_full_unstemmed Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica
title_sort Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica
author Vieira, Carolynne Lima
author_facet Vieira, Carolynne Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carolynne Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valle, Flavia Pilla do
contributor_str_mv Valle, Flavia Pilla do
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Afetividade
Arte
Educação
topic Dança
Afetividade
Arte
Educação
Dance
Art education
Affectivity
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Art education
Affectivity
description A temática deste trabalho versa sobre a afetividade a partir da visão dos docentes de dança, no contexto da educação básica. O objetivo geral visa discorrer sobre o entendimento dos educadores a respeito da relação afetiva entre docente e discente nas respectivas aulas. Os objetivos específicos pretendem traçar um perfil da experiência acadêmica e docente dos educadores, analisar as concepções de afetividade dos educadores de dança, discutir sobre o papel da afetividade nas relações interpessoais entre docente e discente, e investigar a respeito da relevância do afeto na aprendizagem específica de dança. Com isso, procura-se responderao questionamento: como os educadores de arte/dança compreendem a relação afetiva entre docente e discente nas escolas da região metropolitana de Porto Alegre? O referencial teórico abarca questões de afetividade e dança-educação, utilizando teóricos como Henry Wallon, Isabel Marques e Rubem Alves. A metodologia possui ênfase descritiva e qualitativa, envolvendo três partes. No primeiro momento, ocorre o mapeamento dos professores de dança nas escolas com seus contatos; após acontece o envio do questionário virtual para os19 educadores mapeados, com questões objetivas e dissertativas buscando compreender o perfil do educador e sua maneira de pensar a docência; e por fim,a partir das respostas adquiridas, são selecionados três educadores– que mencionaram o tema– para efetivar a entrevista semiestruturada sobre afetividade e dança, especificamente. Os resultados revelam um perfil de atuação dos docentes de dança com maior presença nos anos finais do ensino fundamental, em escolas da rede municipal de Porto Alegre, assim como trazem diversos exemplos de situações do cotidiano escolar nos quais a afetividade se mostra um meio de facilitar o acesso à arte aos discentes através da relação educador-educando. Por fim, reflete-se que o afeto está presente em todas as etapas da vida, principalmente no âmbito social, no que diz respeito as relações interpessoais. Neste sentido, ela não se desvincula do corpo que dança, pois torna-se uma potente ferramenta para desenvolver aspectosimportantes ao meio artístico.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T02:34:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193943
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091177
url http://hdl.handle.net/10183/193943
identifier_str_mv 001091177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193943/2/001091177.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193943/1/001091177.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a6705fc6eac184d044df38252258acc2
d7d825e5ee0b6960a6467eaf40f7147e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447241619406848