Mídias digitais e qualidade da interação mãe-bebê : revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256491 |
Resumo: | A qualidade da interação mãe-bebê é estruturante para o desenvolvimento da criança. Cada vez mais, nota-se que as mídias digitais estão fortemente presentes na vida familiar. A investigação da qualidade da interação mãe-bebê no contexto atual, marcado por essas novas mídias, é essencial para conhecer seus possíveis impactos. A partir disso, esse estudo objetivou realizar uma revisão de literatura científica e sistematizar conhecimentos sobre o uso de mídias digitais e a qualidade da interação mãe-bebê. Foram realizadas buscas nas bases de dados PsycINFO, ERIC, Scopus e Pubmed. Os resultados mostraram que a interação mãe-bebê tem sido estudada, primordialmente, em três situações: a) comparativamente entre leitura de livros impressos e e-books; b) comparativamente entre brinquedos tradicionais e digitais e; c) em momentos da rotina. De acordo com os achados, observa-se que as mídias digitais tendem a influenciar negativamente a interação mãe-bebê, ainda que algumas vantagens dos recursos eletrônicos sejam apontadas. Discute-se a necessidade de mais estudos que possam investigar o fenômeno, considerando a relevância da interação mãe-bebê para o desenvolvimento humano. |
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Almeida, Maíra LopesFrizzo, Giana Bitencourt2023-03-30T03:23:27Z20212317-8582http://hdl.handle.net/10183/256491001165605A qualidade da interação mãe-bebê é estruturante para o desenvolvimento da criança. Cada vez mais, nota-se que as mídias digitais estão fortemente presentes na vida familiar. A investigação da qualidade da interação mãe-bebê no contexto atual, marcado por essas novas mídias, é essencial para conhecer seus possíveis impactos. A partir disso, esse estudo objetivou realizar uma revisão de literatura científica e sistematizar conhecimentos sobre o uso de mídias digitais e a qualidade da interação mãe-bebê. Foram realizadas buscas nas bases de dados PsycINFO, ERIC, Scopus e Pubmed. Os resultados mostraram que a interação mãe-bebê tem sido estudada, primordialmente, em três situações: a) comparativamente entre leitura de livros impressos e e-books; b) comparativamente entre brinquedos tradicionais e digitais e; c) em momentos da rotina. De acordo com os achados, observa-se que as mídias digitais tendem a influenciar negativamente a interação mãe-bebê, ainda que algumas vantagens dos recursos eletrônicos sejam apontadas. Discute-se a necessidade de mais estudos que possam investigar o fenômeno, considerando a relevância da interação mãe-bebê para o desenvolvimento humano.Introduction: The quality of the mother-baby interaction is essential for the child’s development. It is noted that digital media are strongly present in family relations. The investigation of the quality of mother-baby interaction in the current context, marked by these new media, is essential to know its possible impacts. Objective: Based on this, we performed a literature review and systematize scientifi c knowledge on use of digital media and the quality of mother-baby interaction. Material and Methods: The databases consulted were PsycINFO, ERIC, Scopus and Pubmed. Results: The results showed that the mother-baby interaction has been studied, mainly, in three situations: a) comparatively between traditional and digital books; b) comparatively between traditional and digital toys and; c) during the routine. According to the results, digital media tend to negatively infl uence mother-baby interaction, although some advantages of electronic resources are pointed out. Conclusion: The need for further studies that can investigate the phenomenon nationally is discussed, considering the relevance of motherbaby interaction for human development.application/pdfporSaúde e desenvolvimento humano. Canoas: Universidade LaSalle, 2013-. Vol. 9, n. 3 (out. 2021), p. 1-10Relações mãe-filhoBebêsDispositivos móveisBrinquedosInteraçãoMother-baby interactionMother-infant interactionMother-child interactionMother-child relationshipDigital mediaTechnologiesMídias digitais e qualidade da interação mãe-bebê : revisão de literaturaDigital media and quality of mother-baby interaction : literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165605.pdf.txt001165605.pdf.txtExtracted Texttext/plain43782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256491/2/001165605.pdf.txt1e8b1137b54afb6e680d6733cc8b4076MD52ORIGINAL001165605.pdfTexto completoapplication/pdf347165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256491/1/001165605.pdfbfabac822d107ae740aa5058e2e644a1MD5110183/2564912023-03-31 03:23:29.123865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256491Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:23:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A qualidade da interação mãe-bebê é estruturante para o desenvolvimento da criança. Cada vez mais, nota-se que as mídias digitais estão fortemente presentes na vida familiar. A investigação da qualidade da interação mãe-bebê no contexto atual, marcado por essas novas mídias, é essencial para conhecer seus possíveis impactos. A partir disso, esse estudo objetivou realizar uma revisão de literatura científica e sistematizar conhecimentos sobre o uso de mídias digitais e a qualidade da interação mãe-bebê. Foram realizadas buscas nas bases de dados PsycINFO, ERIC, Scopus e Pubmed. Os resultados mostraram que a interação mãe-bebê tem sido estudada, primordialmente, em três situações: a) comparativamente entre leitura de livros impressos e e-books; b) comparativamente entre brinquedos tradicionais e digitais e; c) em momentos da rotina. De acordo com os achados, observa-se que as mídias digitais tendem a influenciar negativamente a interação mãe-bebê, ainda que algumas vantagens dos recursos eletrônicos sejam apontadas. Discute-se a necessidade de mais estudos que possam investigar o fenômeno, considerando a relevância da interação mãe-bebê para o desenvolvimento humano. |
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