Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maúcha Sifuentes dos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bosa, Cleonice Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98805
Resumo: A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo como as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade de cinco casais (pai/mãe) com filhos com autismo, cujas crianças tinham entre 4 e 7 anos. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com base em categorias de McHale sobre coparentalidade e categorias geradas pelo estudo. Os resultados demonstraram que as tarefas parentais não são compartilhadas de forma igualitária entre o casal e que isso ocorre em função das demandas próprias do autismo e da forma como a família se organiza para atender a essas demandas. A solidariedade e o apoio entre o casal ocorrem principalmente durante o processo de diagnóstico e de dificuldades comportamentais do filho. Finalmente, uma das maiores fontes de conflito entre pai e mãe são divergências quanto às práticas educativas, em especial a questão de superproteção/colocação de limites no filho.
id UFRGS-2_38425f1b336293e0ff04fab4fa5e6f1d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98805
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Maúcha Sifuentes dosBosa, Cleonice Alves2014-07-26T02:09:50Z20101413-7372http://hdl.handle.net/10183/98805000766091A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo como as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade de cinco casais (pai/mãe) com filhos com autismo, cujas crianças tinham entre 4 e 7 anos. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com base em categorias de McHale sobre coparentalidade e categorias geradas pelo estudo. Os resultados demonstraram que as tarefas parentais não são compartilhadas de forma igualitária entre o casal e que isso ocorre em função das demandas próprias do autismo e da forma como a família se organiza para atender a essas demandas. A solidariedade e o apoio entre o casal ocorrem principalmente durante o processo de diagnóstico e de dificuldades comportamentais do filho. Finalmente, uma das maiores fontes de conflito entre pai e mãe são divergências quanto às práticas educativas, em especial a questão de superproteção/colocação de limites no filho.Coparenting is a systemic concept that refers to the way parents work together in their roles as parents. This study examined coparenting in 5 parents of children with autism aged between 4 and 7. A semi-structured interview was used, based on the McHale´s coparenting dimensions and on categories originated by this study. The results showed that parental tasks are not equally shared between the couple and this occurs due to the demands related to the autism itself and due to the way the family is organized to attend these demands. The solidarity and mutual support occur mainly during the diagnoses process and the behavioral challenges. Finally, one of the major sources of conflict between the couple are divergences related to the childrearing practices and in particular the overprotection/limits issues.La coparentalidad es un concepto sistémico que hace referencia al modo con que las figuras parentales trabajan juntas en sus papeles como padres. Este estudio examinó la coparentalidad de 5 padres (padre/madre) de niños con autismo, cuyos hijos tenían entre 4 y 7 años. Fue realizada una entrevista semi-estructurada, con base en las dimensiones de McHale y en otras derivadas del propio estudio. Los resultados mostraron que las tareas de crianza de los hijos no son compartidas de la misma manera entre la pareja y esto ocurre debido a las demandas propias del autismo y de la manera con que la familia se organiza para satisfacer estas demandas. La solidaridad y apoyo entre la pareja ocurren principalmente durante el proceso de diagnóstico y de dificultades del comportamiento del hijo. Finalmente, una de las mayores fuentes de conflicto entre la pareja son diferencias en las prácticas educativas, especialmente la cuestión de sobreprotección/puesta de límites a los hijos.application/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 15, n.3 (jul./set. 2010), p. 447-485.Pais : PsicologiaAutismoCrianca pre-escolarRelações familiaresCoparentingAutismFamilyCoparentalidadFamiliaCriando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidadeRaising autistic preschoolers : characteristics and challenges of coparentingCreando preescolares con autismo: características y desafíos de la coparentalidad info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766091.pdf000766091.pdfTexto completoapplication/pdf110452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/1/000766091.pdfbdf8568b3ace81bd84cb62ed9a3c2038MD51TEXT000766091.pdf.txt000766091.pdf.txtExtracted Texttext/plain43648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/2/000766091.pdf.txtb50432708349e3fdc89211fe96acc5f6MD52THUMBNAIL000766091.pdf.jpg000766091.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/3/000766091.pdf.jpg6c11baa74871f0b3e7e23044ea1e5253MD5310183/988052018-10-22 07:41:47.679oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98805Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:41:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Raising autistic preschoolers : characteristics and challenges of coparenting
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Creando preescolares con autismo: características y desafíos de la coparentalidad
title Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade
spellingShingle Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade
Santos, Maúcha Sifuentes dos
Pais : Psicologia
Autismo
Crianca pre-escolar
Relações familiares
Coparenting
Autism
Family
Coparentalidad
Familia
title_short Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade
title_full Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade
title_fullStr Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade
title_full_unstemmed Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade
title_sort Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade
author Santos, Maúcha Sifuentes dos
author_facet Santos, Maúcha Sifuentes dos
Bosa, Cleonice Alves
author_role author
author2 Bosa, Cleonice Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maúcha Sifuentes dos
Bosa, Cleonice Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Pais : Psicologia
Autismo
Crianca pre-escolar
Relações familiares
topic Pais : Psicologia
Autismo
Crianca pre-escolar
Relações familiares
Coparenting
Autism
Family
Coparentalidad
Familia
dc.subject.eng.fl_str_mv Coparenting
Autism
Family
dc.subject.spa.fl_str_mv Coparentalidad
Familia
description A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo como as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade de cinco casais (pai/mãe) com filhos com autismo, cujas crianças tinham entre 4 e 7 anos. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com base em categorias de McHale sobre coparentalidade e categorias geradas pelo estudo. Os resultados demonstraram que as tarefas parentais não são compartilhadas de forma igualitária entre o casal e que isso ocorre em função das demandas próprias do autismo e da forma como a família se organiza para atender a essas demandas. A solidariedade e o apoio entre o casal ocorrem principalmente durante o processo de diagnóstico e de dificuldades comportamentais do filho. Finalmente, uma das maiores fontes de conflito entre pai e mãe são divergências quanto às práticas educativas, em especial a questão de superproteção/colocação de limites no filho.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-26T02:09:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98805
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000766091
identifier_str_mv 1413-7372
000766091
url http://hdl.handle.net/10183/98805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 15, n.3 (jul./set. 2010), p. 447-485.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/1/000766091.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/2/000766091.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/3/000766091.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bdf8568b3ace81bd84cb62ed9a3c2038
b50432708349e3fdc89211fe96acc5f6
6c11baa74871f0b3e7e23044ea1e5253
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224842061545472