Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98805 |
Resumo: | A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo como as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade de cinco casais (pai/mãe) com filhos com autismo, cujas crianças tinham entre 4 e 7 anos. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com base em categorias de McHale sobre coparentalidade e categorias geradas pelo estudo. Os resultados demonstraram que as tarefas parentais não são compartilhadas de forma igualitária entre o casal e que isso ocorre em função das demandas próprias do autismo e da forma como a família se organiza para atender a essas demandas. A solidariedade e o apoio entre o casal ocorrem principalmente durante o processo de diagnóstico e de dificuldades comportamentais do filho. Finalmente, uma das maiores fontes de conflito entre pai e mãe são divergências quanto às práticas educativas, em especial a questão de superproteção/colocação de limites no filho. |
id |
UFRGS-2_38425f1b336293e0ff04fab4fa5e6f1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98805 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Maúcha Sifuentes dosBosa, Cleonice Alves2014-07-26T02:09:50Z20101413-7372http://hdl.handle.net/10183/98805000766091A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo como as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade de cinco casais (pai/mãe) com filhos com autismo, cujas crianças tinham entre 4 e 7 anos. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com base em categorias de McHale sobre coparentalidade e categorias geradas pelo estudo. Os resultados demonstraram que as tarefas parentais não são compartilhadas de forma igualitária entre o casal e que isso ocorre em função das demandas próprias do autismo e da forma como a família se organiza para atender a essas demandas. A solidariedade e o apoio entre o casal ocorrem principalmente durante o processo de diagnóstico e de dificuldades comportamentais do filho. Finalmente, uma das maiores fontes de conflito entre pai e mãe são divergências quanto às práticas educativas, em especial a questão de superproteção/colocação de limites no filho.Coparenting is a systemic concept that refers to the way parents work together in their roles as parents. This study examined coparenting in 5 parents of children with autism aged between 4 and 7. A semi-structured interview was used, based on the McHale´s coparenting dimensions and on categories originated by this study. The results showed that parental tasks are not equally shared between the couple and this occurs due to the demands related to the autism itself and due to the way the family is organized to attend these demands. The solidarity and mutual support occur mainly during the diagnoses process and the behavioral challenges. Finally, one of the major sources of conflict between the couple are divergences related to the childrearing practices and in particular the overprotection/limits issues.La coparentalidad es un concepto sistémico que hace referencia al modo con que las figuras parentales trabajan juntas en sus papeles como padres. Este estudio examinó la coparentalidad de 5 padres (padre/madre) de niños con autismo, cuyos hijos tenían entre 4 y 7 años. Fue realizada una entrevista semi-estructurada, con base en las dimensiones de McHale y en otras derivadas del propio estudio. Los resultados mostraron que las tareas de crianza de los hijos no son compartidas de la misma manera entre la pareja y esto ocurre debido a las demandas propias del autismo y de la manera con que la familia se organiza para satisfacer estas demandas. La solidaridad y apoyo entre la pareja ocurren principalmente durante el proceso de diagnóstico y de dificultades del comportamiento del hijo. Finalmente, una de las mayores fuentes de conflicto entre la pareja son diferencias en las prácticas educativas, especialmente la cuestión de sobreprotección/puesta de límites a los hijos.application/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 15, n.3 (jul./set. 2010), p. 447-485.Pais : PsicologiaAutismoCrianca pre-escolarRelações familiaresCoparentingAutismFamilyCoparentalidadFamiliaCriando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidadeRaising autistic preschoolers : characteristics and challenges of coparentingCreando preescolares con autismo: características y desafíos de la coparentalidad info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766091.pdf000766091.pdfTexto completoapplication/pdf110452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/1/000766091.pdfbdf8568b3ace81bd84cb62ed9a3c2038MD51TEXT000766091.pdf.txt000766091.pdf.txtExtracted Texttext/plain43648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/2/000766091.pdf.txtb50432708349e3fdc89211fe96acc5f6MD52THUMBNAIL000766091.pdf.jpg000766091.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/3/000766091.pdf.jpg6c11baa74871f0b3e7e23044ea1e5253MD5310183/988052018-10-22 07:41:47.679oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98805Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T10:41:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Raising autistic preschoolers : characteristics and challenges of coparenting |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Creando preescolares con autismo: características y desafíos de la coparentalidad |
title |
Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade |
spellingShingle |
Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade Santos, Maúcha Sifuentes dos Pais : Psicologia Autismo Crianca pre-escolar Relações familiares Coparenting Autism Family Coparentalidad Familia |
title_short |
Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade |
title_full |
Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade |
title_fullStr |
Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade |
title_full_unstemmed |
Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade |
title_sort |
Criando pré-escolares com autismo : características e desafios da coparentalidade |
author |
Santos, Maúcha Sifuentes dos |
author_facet |
Santos, Maúcha Sifuentes dos Bosa, Cleonice Alves |
author_role |
author |
author2 |
Bosa, Cleonice Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maúcha Sifuentes dos Bosa, Cleonice Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pais : Psicologia Autismo Crianca pre-escolar Relações familiares |
topic |
Pais : Psicologia Autismo Crianca pre-escolar Relações familiares Coparenting Autism Family Coparentalidad Familia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Coparenting Autism Family |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Coparentalidad Familia |
description |
A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo como as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade de cinco casais (pai/mãe) com filhos com autismo, cujas crianças tinham entre 4 e 7 anos. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com base em categorias de McHale sobre coparentalidade e categorias geradas pelo estudo. Os resultados demonstraram que as tarefas parentais não são compartilhadas de forma igualitária entre o casal e que isso ocorre em função das demandas próprias do autismo e da forma como a família se organiza para atender a essas demandas. A solidariedade e o apoio entre o casal ocorrem principalmente durante o processo de diagnóstico e de dificuldades comportamentais do filho. Finalmente, uma das maiores fontes de conflito entre pai e mãe são divergências quanto às práticas educativas, em especial a questão de superproteção/colocação de limites no filho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-26T02:09:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98805 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-7372 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000766091 |
identifier_str_mv |
1413-7372 000766091 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 15, n.3 (jul./set. 2010), p. 447-485. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/1/000766091.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/2/000766091.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98805/3/000766091.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bdf8568b3ace81bd84cb62ed9a3c2038 b50432708349e3fdc89211fe96acc5f6 6c11baa74871f0b3e7e23044ea1e5253 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724926736465920 |