A informática como elemento motivador no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pudlo, Belenice
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141485
Resumo: O presente trabalho aborda o tema da informática como possível elemento motivador no ensino fundamental. Assim, descreve a trajetória de minha pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, relata a experiência da inserção do computador como elemento motivacional na educação, visando integrá-lo ao currículo, porém com mudanças metodológicas/didáticas diferente a aquelas utilizadas na escola até então. O objetivo desta proposta metodológica é aumentar a participação e interesse dos alunos na aprendizagem, preparando-os desta forma, para uma cidadania ativa, onde sejam autores sociais e participativos. Esta experiência tornou-se viável por um lado devido à capacitação da professora envolvida no Curso de Especialização e leituras para a construção de novos caminhos pedagógicos envolvendo tecnologias de informação e comunicação e por outro, devido à inauguração do laboratório de informática na escola onde foi realizada a experiência. Este trabalho justifica-se no contexto social contemporâneo, na qual a geração de alunos deste novo século pede professores com competências diferenciadas que valorizam e centralizam no aluno a aprendizagem. Os relatos aqui apresentados envolveram alunos de uma oitava série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Caxias do Sul/RS, demonstraram que as aulas podem se tornar mais atrativas melhorando desta forma a participação dos educandos no seu próprio processo de aprendizagem escolar.
id UFRGS-2_3884ee7c87c7bd2851ac3ac549aaa521
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141485
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pudlo, BeleniceTijiboy, Ana Vilma2016-05-21T02:08:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/141485000988159O presente trabalho aborda o tema da informática como possível elemento motivador no ensino fundamental. Assim, descreve a trajetória de minha pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, relata a experiência da inserção do computador como elemento motivacional na educação, visando integrá-lo ao currículo, porém com mudanças metodológicas/didáticas diferente a aquelas utilizadas na escola até então. O objetivo desta proposta metodológica é aumentar a participação e interesse dos alunos na aprendizagem, preparando-os desta forma, para uma cidadania ativa, onde sejam autores sociais e participativos. Esta experiência tornou-se viável por um lado devido à capacitação da professora envolvida no Curso de Especialização e leituras para a construção de novos caminhos pedagógicos envolvendo tecnologias de informação e comunicação e por outro, devido à inauguração do laboratório de informática na escola onde foi realizada a experiência. Este trabalho justifica-se no contexto social contemporâneo, na qual a geração de alunos deste novo século pede professores com competências diferenciadas que valorizam e centralizam no aluno a aprendizagem. Os relatos aqui apresentados envolveram alunos de uma oitava série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Caxias do Sul/RS, demonstraram que as aulas podem se tornar mais atrativas melhorando desta forma a participação dos educandos no seu próprio processo de aprendizagem escolar.application/pdfporInformática na educaçãoMotivaçãoAlunoProfessorA informática como elemento motivador no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988159.pdf000988159.pdfTexto completoapplication/pdf424825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/1/000988159.pdf45216f32b0cee7a6235c1c61b9b82a58MD51TEXT000988159.pdf.txt000988159.pdf.txtExtracted Texttext/plain121533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/2/000988159.pdf.txtcc861cf5d1211e8787c92ae4da5d555cMD52THUMBNAIL000988159.pdf.jpg000988159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/3/000988159.pdf.jpge60d31cd077a3a302defeeebac4adefbMD5310183/1414852018-10-25 10:06:53.884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141485Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A informática como elemento motivador no ensino fundamental
title A informática como elemento motivador no ensino fundamental
spellingShingle A informática como elemento motivador no ensino fundamental
Pudlo, Belenice
Informática na educação
Motivação
Aluno
Professor
title_short A informática como elemento motivador no ensino fundamental
title_full A informática como elemento motivador no ensino fundamental
title_fullStr A informática como elemento motivador no ensino fundamental
title_full_unstemmed A informática como elemento motivador no ensino fundamental
title_sort A informática como elemento motivador no ensino fundamental
author Pudlo, Belenice
author_facet Pudlo, Belenice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pudlo, Belenice
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Motivação
Aluno
Professor
topic Informática na educação
Motivação
Aluno
Professor
description O presente trabalho aborda o tema da informática como possível elemento motivador no ensino fundamental. Assim, descreve a trajetória de minha pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, relata a experiência da inserção do computador como elemento motivacional na educação, visando integrá-lo ao currículo, porém com mudanças metodológicas/didáticas diferente a aquelas utilizadas na escola até então. O objetivo desta proposta metodológica é aumentar a participação e interesse dos alunos na aprendizagem, preparando-os desta forma, para uma cidadania ativa, onde sejam autores sociais e participativos. Esta experiência tornou-se viável por um lado devido à capacitação da professora envolvida no Curso de Especialização e leituras para a construção de novos caminhos pedagógicos envolvendo tecnologias de informação e comunicação e por outro, devido à inauguração do laboratório de informática na escola onde foi realizada a experiência. Este trabalho justifica-se no contexto social contemporâneo, na qual a geração de alunos deste novo século pede professores com competências diferenciadas que valorizam e centralizam no aluno a aprendizagem. Os relatos aqui apresentados envolveram alunos de uma oitava série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Caxias do Sul/RS, demonstraram que as aulas podem se tornar mais atrativas melhorando desta forma a participação dos educandos no seu próprio processo de aprendizagem escolar.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:08:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141485
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988159
url http://hdl.handle.net/10183/141485
identifier_str_mv 000988159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/1/000988159.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/2/000988159.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/3/000988159.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 45216f32b0cee7a6235c1c61b9b82a58
cc861cf5d1211e8787c92ae4da5d555c
e60d31cd077a3a302defeeebac4adefb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174393102336