A informática como elemento motivador no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141485 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o tema da informática como possível elemento motivador no ensino fundamental. Assim, descreve a trajetória de minha pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, relata a experiência da inserção do computador como elemento motivacional na educação, visando integrá-lo ao currículo, porém com mudanças metodológicas/didáticas diferente a aquelas utilizadas na escola até então. O objetivo desta proposta metodológica é aumentar a participação e interesse dos alunos na aprendizagem, preparando-os desta forma, para uma cidadania ativa, onde sejam autores sociais e participativos. Esta experiência tornou-se viável por um lado devido à capacitação da professora envolvida no Curso de Especialização e leituras para a construção de novos caminhos pedagógicos envolvendo tecnologias de informação e comunicação e por outro, devido à inauguração do laboratório de informática na escola onde foi realizada a experiência. Este trabalho justifica-se no contexto social contemporâneo, na qual a geração de alunos deste novo século pede professores com competências diferenciadas que valorizam e centralizam no aluno a aprendizagem. Os relatos aqui apresentados envolveram alunos de uma oitava série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Caxias do Sul/RS, demonstraram que as aulas podem se tornar mais atrativas melhorando desta forma a participação dos educandos no seu próprio processo de aprendizagem escolar. |
id |
UFRGS-2_3884ee7c87c7bd2851ac3ac549aaa521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141485 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pudlo, BeleniceTijiboy, Ana Vilma2016-05-21T02:08:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/141485000988159O presente trabalho aborda o tema da informática como possível elemento motivador no ensino fundamental. Assim, descreve a trajetória de minha pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, relata a experiência da inserção do computador como elemento motivacional na educação, visando integrá-lo ao currículo, porém com mudanças metodológicas/didáticas diferente a aquelas utilizadas na escola até então. O objetivo desta proposta metodológica é aumentar a participação e interesse dos alunos na aprendizagem, preparando-os desta forma, para uma cidadania ativa, onde sejam autores sociais e participativos. Esta experiência tornou-se viável por um lado devido à capacitação da professora envolvida no Curso de Especialização e leituras para a construção de novos caminhos pedagógicos envolvendo tecnologias de informação e comunicação e por outro, devido à inauguração do laboratório de informática na escola onde foi realizada a experiência. Este trabalho justifica-se no contexto social contemporâneo, na qual a geração de alunos deste novo século pede professores com competências diferenciadas que valorizam e centralizam no aluno a aprendizagem. Os relatos aqui apresentados envolveram alunos de uma oitava série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Caxias do Sul/RS, demonstraram que as aulas podem se tornar mais atrativas melhorando desta forma a participação dos educandos no seu próprio processo de aprendizagem escolar.application/pdfporInformática na educaçãoMotivaçãoAlunoProfessorA informática como elemento motivador no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988159.pdf000988159.pdfTexto completoapplication/pdf424825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/1/000988159.pdf45216f32b0cee7a6235c1c61b9b82a58MD51TEXT000988159.pdf.txt000988159.pdf.txtExtracted Texttext/plain121533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/2/000988159.pdf.txtcc861cf5d1211e8787c92ae4da5d555cMD52THUMBNAIL000988159.pdf.jpg000988159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/3/000988159.pdf.jpge60d31cd077a3a302defeeebac4adefbMD5310183/1414852018-10-25 10:06:53.884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141485Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A informática como elemento motivador no ensino fundamental |
title |
A informática como elemento motivador no ensino fundamental |
spellingShingle |
A informática como elemento motivador no ensino fundamental Pudlo, Belenice Informática na educação Motivação Aluno Professor |
title_short |
A informática como elemento motivador no ensino fundamental |
title_full |
A informática como elemento motivador no ensino fundamental |
title_fullStr |
A informática como elemento motivador no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A informática como elemento motivador no ensino fundamental |
title_sort |
A informática como elemento motivador no ensino fundamental |
author |
Pudlo, Belenice |
author_facet |
Pudlo, Belenice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pudlo, Belenice |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Motivação Aluno Professor |
topic |
Informática na educação Motivação Aluno Professor |
description |
O presente trabalho aborda o tema da informática como possível elemento motivador no ensino fundamental. Assim, descreve a trajetória de minha pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, relata a experiência da inserção do computador como elemento motivacional na educação, visando integrá-lo ao currículo, porém com mudanças metodológicas/didáticas diferente a aquelas utilizadas na escola até então. O objetivo desta proposta metodológica é aumentar a participação e interesse dos alunos na aprendizagem, preparando-os desta forma, para uma cidadania ativa, onde sejam autores sociais e participativos. Esta experiência tornou-se viável por um lado devido à capacitação da professora envolvida no Curso de Especialização e leituras para a construção de novos caminhos pedagógicos envolvendo tecnologias de informação e comunicação e por outro, devido à inauguração do laboratório de informática na escola onde foi realizada a experiência. Este trabalho justifica-se no contexto social contemporâneo, na qual a geração de alunos deste novo século pede professores com competências diferenciadas que valorizam e centralizam no aluno a aprendizagem. Os relatos aqui apresentados envolveram alunos de uma oitava série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Caxias do Sul/RS, demonstraram que as aulas podem se tornar mais atrativas melhorando desta forma a participação dos educandos no seu próprio processo de aprendizagem escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:08:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141485 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988159 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141485 |
identifier_str_mv |
000988159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/1/000988159.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/2/000988159.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141485/3/000988159.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45216f32b0cee7a6235c1c61b9b82a58 cc861cf5d1211e8787c92ae4da5d555c e60d31cd077a3a302defeeebac4adefb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174393102336 |