Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Inajá
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pieta, Maria Adélia Minghelli, Pedroso, Maria Eduarda, Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259360
Resumo: O manejo de transtornos psicológicos tem sido foco de diferentes intervenções cognitivo-comportamentais autoguiadas mediadas por tecnologias por meio de aplicativos para computadores e smartphones. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever intervenções do tipo voltadas para adolescentes. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de literatura nas bases PsycINFO, Scopus e Web of Science, utilizando quatro blocos com descritores que representavam: aplicações autoguiadas, tipos de intervenções, terapia cognitivo-comportamental e adolescentes. Após o processo de análise e seleção dos 93 resultados encontrados, compuseram a amostra final 19 artigos referentes a 13 intervenções. Estas foram descritas em estudos de eficácia com mais de um grupo, protocolos para avaliar eficácia, investigações-piloto, estudos de aspectos complementares e estudos de caso. Ansiedade e depressão foram os principais alvos terapêuticos, e 9 artigos apontaram resultados favoráveis ao uso das intervenções. A maior parte das intervenções foi inteiramente autoguiada e ofertada exclusivamente via website, por vezes incluindo algum nível de participação dos cuidadores. Apesar de considerar-se o potencial de otimizar e agilizar o atendimento à saúde mental de forma efetiva, constata-se o quão incipientes são as investigações baseadas em terapia cognitivo-comportamental em saúde móvel com adolescentes.
id UFRGS-2_389425e5428101b42013f206f47f377d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259360
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, InajáPieta, Maria Adélia MinghelliPedroso, Maria EduardaDias, Ana Cristina Garcia2023-06-24T03:34:30Z20211808-5687http://hdl.handle.net/10183/259360001168624O manejo de transtornos psicológicos tem sido foco de diferentes intervenções cognitivo-comportamentais autoguiadas mediadas por tecnologias por meio de aplicativos para computadores e smartphones. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever intervenções do tipo voltadas para adolescentes. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de literatura nas bases PsycINFO, Scopus e Web of Science, utilizando quatro blocos com descritores que representavam: aplicações autoguiadas, tipos de intervenções, terapia cognitivo-comportamental e adolescentes. Após o processo de análise e seleção dos 93 resultados encontrados, compuseram a amostra final 19 artigos referentes a 13 intervenções. Estas foram descritas em estudos de eficácia com mais de um grupo, protocolos para avaliar eficácia, investigações-piloto, estudos de aspectos complementares e estudos de caso. Ansiedade e depressão foram os principais alvos terapêuticos, e 9 artigos apontaram resultados favoráveis ao uso das intervenções. A maior parte das intervenções foi inteiramente autoguiada e ofertada exclusivamente via website, por vezes incluindo algum nível de participação dos cuidadores. Apesar de considerar-se o potencial de otimizar e agilizar o atendimento à saúde mental de forma efetiva, constata-se o quão incipientes são as investigações baseadas em terapia cognitivo-comportamental em saúde móvel com adolescentes.The management of psychological disorders has been the focus of different self-guided cognitive-behavioral interventions mediated by technologies through computer and smartphone applications. The aim of this study was to identify and describe interventions such as those aimed at adolescents. For this, an integrative literature review was conducted in PsycINFO, Scopus, and Web of Science databases, using four blocks with descriptors that represented: self-guided applications, types of interventions, cognitive-behavioral therapy and adolescents. After the process of analyzing and selecting the 93 results found, the final sample consisted of 19 articles referring to 13 interventions. These have been described in efficacy studies with more than one group, protocols to assess efficacy, pilot investigations, complementary aspects studies, and case studies. Anxiety and depression were the main therapeutic targets and 9 articles showed favorable results for the interventions use. Despite considering the potential to effectively optimize and streamline mental health care, it is clear how incipient are investigations based on cognitive-behavioral therapy in mobile health with adolescents.application/pdfporRevista brasileira de terapias cognitivas. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2021), p. 135-141.Terapia cognitivo-comportamentalUso da internetIntervenção psicológicaSaúde mentalAplicativos móveisRevisão de literaturaCognitive behavioral therapyAdolescentMobile ApplicationsIntervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisãoSelf-guided internet-based cognitive-behavioral interventions for adolescents : a reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168624.pdf.txt001168624.pdf.txtExtracted Texttext/plain39598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259360/2/001168624.pdf.txtdde3c1f6cbc58cc6e3f35896f62365a6MD52ORIGINAL001168624.pdfTexto completoapplication/pdf366150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259360/1/001168624.pdf6c134558a97e4700768e3d62b53c68a5MD5110183/2593602023-06-25 03:41:26.656099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259360Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:41:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Self-guided internet-based cognitive-behavioral interventions for adolescents : a review
title Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisão
spellingShingle Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisão
Tavares, Inajá
Terapia cognitivo-comportamental
Uso da internet
Intervenção psicológica
Saúde mental
Aplicativos móveis
Revisão de literatura
Cognitive behavioral therapy
Adolescent
Mobile Applications
title_short Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisão
title_full Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisão
title_fullStr Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisão
title_full_unstemmed Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisão
title_sort Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes : uma revisão
author Tavares, Inajá
author_facet Tavares, Inajá
Pieta, Maria Adélia Minghelli
Pedroso, Maria Eduarda
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Pieta, Maria Adélia Minghelli
Pedroso, Maria Eduarda
Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Inajá
Pieta, Maria Adélia Minghelli
Pedroso, Maria Eduarda
Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia cognitivo-comportamental
Uso da internet
Intervenção psicológica
Saúde mental
Aplicativos móveis
Revisão de literatura
topic Terapia cognitivo-comportamental
Uso da internet
Intervenção psicológica
Saúde mental
Aplicativos móveis
Revisão de literatura
Cognitive behavioral therapy
Adolescent
Mobile Applications
dc.subject.eng.fl_str_mv Cognitive behavioral therapy
Adolescent
Mobile Applications
description O manejo de transtornos psicológicos tem sido foco de diferentes intervenções cognitivo-comportamentais autoguiadas mediadas por tecnologias por meio de aplicativos para computadores e smartphones. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever intervenções do tipo voltadas para adolescentes. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de literatura nas bases PsycINFO, Scopus e Web of Science, utilizando quatro blocos com descritores que representavam: aplicações autoguiadas, tipos de intervenções, terapia cognitivo-comportamental e adolescentes. Após o processo de análise e seleção dos 93 resultados encontrados, compuseram a amostra final 19 artigos referentes a 13 intervenções. Estas foram descritas em estudos de eficácia com mais de um grupo, protocolos para avaliar eficácia, investigações-piloto, estudos de aspectos complementares e estudos de caso. Ansiedade e depressão foram os principais alvos terapêuticos, e 9 artigos apontaram resultados favoráveis ao uso das intervenções. A maior parte das intervenções foi inteiramente autoguiada e ofertada exclusivamente via website, por vezes incluindo algum nível de participação dos cuidadores. Apesar de considerar-se o potencial de otimizar e agilizar o atendimento à saúde mental de forma efetiva, constata-se o quão incipientes são as investigações baseadas em terapia cognitivo-comportamental em saúde móvel com adolescentes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:34:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259360
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-5687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168624
identifier_str_mv 1808-5687
001168624
url http://hdl.handle.net/10183/259360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de terapias cognitivas. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2021), p. 135-141.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259360/2/001168624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259360/1/001168624.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dde3c1f6cbc58cc6e3f35896f62365a6
6c134558a97e4700768e3d62b53c68a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089908211712