Modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : construção de uma usina hidrelétrica na cidade de Itapiranga-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rambo, Pedro Henrique Schuck
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212871
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar como a utilização da modelagem pode contribuir para a aprendizagem da matemática e para o desenvolvimento sócio-crítico relacionado à construção de uma usina hidrelétrica. A partir do desenvolvimento de uma prática pedagógica em uma escola do campo, com uma turma de segundo ano do Ensino Médio, utilizando-se da tendência de ensino denominada Modelagem Matemática, busca interpretar e compreender o provável processo de aprendizagem dos alunos nos seguintes tópicos: os conhecimentos matemáticos mobilizados ao longo das atividades, processo de construção e elaboração do modelo matemático (discussões técnicas) e conhecimento reflexivo na abordagem da temática. A prática foi realizada em uma escola do campo localizada em Linha Sede Capela, interior do município de Itapiranga, Santa Catarina. A comunidade sofre o risco de ser alagada por conta da possível construção de uma usina hidrelétrica no rio que a beira. O problema modelado pelos estudantes foi dado pelo seguinte questionamento: “A barragem é uma alternativa vantajosa para o município de Itapiranga? Por quê?”. A escolha da barragem como tema a ser explorado pela prática pedagógica a ser investigada na presente pesquisa, vêm de encontro com as propostas da Educação do Campo, que é como denominamos a demanda dos povos campesinos por um currículo próprio e específico para o campo, prezando por levar as temáticas específicas de suas populações para dentro do espaço escolar. No que se refere às conclusões, foi possível constatar que a Modelagem Matemática propiciou um ambiente investigativo, oportunizando aos alunos questionar e buscar compreender a relação da matemática com outras áreas e com a temática estudada.
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