O território como cenário de ensino-aprendizagem no curso de educação física : um relato reflexivo de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Raquel Helena Ritter
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156543
Resumo: A educação física é uma área recente na composição das equipes na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Já existem estudos sobre a atuação destes profissionais em equipamentos da Atenção Básica, mas ainda há necessidade de maior consistência e aprofundamento nesta área. Este trabalho analisa uma disciplina recente no curso de bacharelado em Educação Física da UFRGS (Praticas Corporais na Rede de Atenção Básica em Saúde), como forma de refletir acerca da formação destes profissionais para atuarem neste âmbito do SUS. O texto é um relato reflexivo de experiência, a partir da ótica de estudante que passou a ser monitora e depois estagiária em projeto de extensão ligado à disciplina. Este percurso ocorreu durante dois anos e meio e, desta forma, a autora pôde acompanhar o desenvolvimento da disciplina, bem como analisar pontos importantes sobre a formação destes profissionais para a área da Atenção Básica em Saúde no SUS. São levantados aspectos relativos ao formato da disciplina, bem como quanto ao retorno dos alunos que cursaram a mesma durante este período. O rompimento dos muros acadêmicos e a inserção no território (novo cenário de ensinoaprendizagem para o curso) apresentam-se como movimento chave no processo de desenvolvimento da disciplina. O medo dos alunos referente ao território e o estranhamento aos moradores da comunidade, bem como a relevância de uma escuta qualificada são pontos fundamentais a este processo e são discutidos ao longo do texto.
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