Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/164981 |
Resumo: | Apresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue. |
id |
UFRGS-2_390529565dc2e87603cb952802a2bcd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164981 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bulla, Gabriela da SilvaSilva, Rodrigo Lages eLucena, Júlia de CamposSilva, Leandro Paz da2017-08-09T02:36:25Z20170102-6267http://hdl.handle.net/10183/164981001026503Apresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue.We present some reflections resulting from an educational project of Portuguese as an Additional Language (PAL) teaching and audiovisual workshops conducted in 2016 with Haitians in a school in Porto Alegre. We reflect upon immigration, refuge and educational policies, aiming at collaborating with educational practitioners who have been hosting immigrants and refugees as part of their alumni. Furthermore, we discuss the language policies (LP) that have been guiding plurilingual practices in the school context in focus, especially concerning PAL matters. In our conclusions, we present some considerations regarding the education of teachers to work on plurilingual school contexts.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 32, n. 62 (2017), [14 p.]Ensino de língua portuguesaLíngua portuguesaImigraçãoPolítica lingüísticaPlurilinguismoImmigrationRefugeSchoolPortuguese As An Additional LanguageImigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianosImmigration, refuge and language policy in Brazil : reflections on plurilingual school and teacher training based on an educational practice with Haitian studentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001026503.pdf001026503.pdfTexto completoapplication/pdf301368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/1/001026503.pdfd5de7e553c36b30180f014c652303708MD51TEXT001026503.pdf.txt001026503.pdf.txtExtracted Texttext/plain37471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/2/001026503.pdf.txt382b910fb521c5119f94a2bfde168ebbMD52THUMBNAIL001026503.pdf.jpg001026503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/3/001026503.pdf.jpg27751f8bfbafb8f06af2668966fffd6dMD5310183/1649812023-09-24 03:39:24.248539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:39:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Immigration, refuge and language policy in Brazil : reflections on plurilingual school and teacher training based on an educational practice with Haitian students |
title |
Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos |
spellingShingle |
Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos Bulla, Gabriela da Silva Ensino de língua portuguesa Língua portuguesa Imigração Política lingüística Plurilinguismo Immigration Refuge School Portuguese As An Additional Language |
title_short |
Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos |
title_full |
Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos |
title_fullStr |
Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos |
title_full_unstemmed |
Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos |
title_sort |
Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos |
author |
Bulla, Gabriela da Silva |
author_facet |
Bulla, Gabriela da Silva Silva, Rodrigo Lages e Lucena, Júlia de Campos Silva, Leandro Paz da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rodrigo Lages e Lucena, Júlia de Campos Silva, Leandro Paz da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva Silva, Rodrigo Lages e Lucena, Júlia de Campos Silva, Leandro Paz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Língua portuguesa Imigração Política lingüística Plurilinguismo |
topic |
Ensino de língua portuguesa Língua portuguesa Imigração Política lingüística Plurilinguismo Immigration Refuge School Portuguese As An Additional Language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Immigration Refuge School Portuguese As An Additional Language |
description |
Apresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-09T02:36:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/164981 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6267 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001026503 |
identifier_str_mv |
0102-6267 001026503 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/164981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 32, n. 62 (2017), [14 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/1/001026503.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/2/001026503.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/3/001026503.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d5de7e553c36b30180f014c652303708 382b910fb521c5119f94a2bfde168ebb 27751f8bfbafb8f06af2668966fffd6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447640485134336 |