Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulla, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Rodrigo Lages e, Lucena, Júlia de Campos, Silva, Leandro Paz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164981
Resumo: Apresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue.
id UFRGS-2_390529565dc2e87603cb952802a2bcd4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bulla, Gabriela da SilvaSilva, Rodrigo Lages eLucena, Júlia de CamposSilva, Leandro Paz da2017-08-09T02:36:25Z20170102-6267http://hdl.handle.net/10183/164981001026503Apresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue.We present some reflections resulting from an educational project of Portuguese as an Additional Language (PAL) teaching and audiovisual workshops conducted in 2016 with Haitians in a school in Porto Alegre. We reflect upon immigration, refuge and educational policies, aiming at collaborating with educational practitioners who have been hosting immigrants and refugees as part of their alumni. Furthermore, we discuss the language policies (LP) that have been guiding plurilingual practices in the school context in focus, especially concerning PAL matters. In our conclusions, we present some considerations regarding the education of teachers to work on plurilingual school contexts.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 32, n. 62 (2017), [14 p.]Ensino de língua portuguesaLíngua portuguesaImigraçãoPolítica lingüísticaPlurilinguismoImmigrationRefugeSchoolPortuguese As An Additional LanguageImigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianosImmigration, refuge and language policy in Brazil : reflections on plurilingual school and teacher training based on an educational practice with Haitian studentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001026503.pdf001026503.pdfTexto completoapplication/pdf301368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/1/001026503.pdfd5de7e553c36b30180f014c652303708MD51TEXT001026503.pdf.txt001026503.pdf.txtExtracted Texttext/plain37471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/2/001026503.pdf.txt382b910fb521c5119f94a2bfde168ebbMD52THUMBNAIL001026503.pdf.jpg001026503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/3/001026503.pdf.jpg27751f8bfbafb8f06af2668966fffd6dMD5310183/1649812023-09-24 03:39:24.248539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:39:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Immigration, refuge and language policy in Brazil : reflections on plurilingual school and teacher training based on an educational practice with Haitian students
title Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
spellingShingle Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
Bulla, Gabriela da Silva
Ensino de língua portuguesa
Língua portuguesa
Imigração
Política lingüística
Plurilinguismo
Immigration
Refuge
School
Portuguese As An Additional Language
title_short Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
title_full Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
title_fullStr Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
title_full_unstemmed Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
title_sort Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
author Bulla, Gabriela da Silva
author_facet Bulla, Gabriela da Silva
Silva, Rodrigo Lages e
Lucena, Júlia de Campos
Silva, Leandro Paz da
author_role author
author2 Silva, Rodrigo Lages e
Lucena, Júlia de Campos
Silva, Leandro Paz da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
Silva, Rodrigo Lages e
Lucena, Júlia de Campos
Silva, Leandro Paz da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Língua portuguesa
Imigração
Política lingüística
Plurilinguismo
topic Ensino de língua portuguesa
Língua portuguesa
Imigração
Política lingüística
Plurilinguismo
Immigration
Refuge
School
Portuguese As An Additional Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Immigration
Refuge
School
Portuguese As An Additional Language
description Apresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-09T02:36:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164981
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001026503
identifier_str_mv 0102-6267
001026503
url http://hdl.handle.net/10183/164981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 32, n. 62 (2017), [14 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/1/001026503.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/2/001026503.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164981/3/001026503.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d5de7e553c36b30180f014c652303708
382b910fb521c5119f94a2bfde168ebb
27751f8bfbafb8f06af2668966fffd6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447640485134336