Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guizzo, Michele Alda Rosso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Elen Gomes, Nicolete, Priscila Cadorin, Kuyven, Neiva Larisane, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196237
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com a aplicação do software Rasmol no ensino de Geometria Molecular, por meio de um curso totalmente a distância. O curso em questão foi construído baseado na metodologia de Construção de Materiais Educacionais Digitais (ConstruMED) e disponibilizado aos alunos das turmas do curso Técnico Integrado em Química e Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Criciúma. No total 25 estudantes concluíram o curso e realizaram uma avaliação do mesmo. Os alunos consideraram positiva a experiência do uso de tecnologias no ensino de química e o formato do curso a distância. Contudo, foram propostas alterações para ampliação e aprofundamento do conteúdo. Como resultado da análise desta avaliação, pretende-se promover as modificações sugeridas, aprimorando-o para novas aplicações.
id UFRGS-2_396983a1c0615cbad39838c672c87c87
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196237
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guizzo, Michele Alda RossoPereira, Elen GomesNicolete, Priscila CadorinKuyven, Neiva LarisaneBehar, Patrícia Alejandra2019-06-25T02:39:49Z20190104-8899http://hdl.handle.net/10183/196237001094392O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com a aplicação do software Rasmol no ensino de Geometria Molecular, por meio de um curso totalmente a distância. O curso em questão foi construído baseado na metodologia de Construção de Materiais Educacionais Digitais (ConstruMED) e disponibilizado aos alunos das turmas do curso Técnico Integrado em Química e Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Criciúma. No total 25 estudantes concluíram o curso e realizaram uma avaliação do mesmo. Os alunos consideraram positiva a experiência do uso de tecnologias no ensino de química e o formato do curso a distância. Contudo, foram propostas alterações para ampliação e aprofundamento do conteúdo. Como resultado da análise desta avaliação, pretende-se promover as modificações sugeridas, aprimorando-o para novas aplicações.The aim of the present article is to show the results obtained with the Rasmol software application in the teaching of Molecular Geometry, through a distance learning course. The course in question was built based on Construction of Digital Educational Materials (ConstruMED) methodology and was available to the students of the Integrated Technical Course in Chemistry and Licentiate Degree Course in Chemistry from Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A total of 25 students completed the course and evaluated it considering positive the experience of the use of technologies in the teaching of chemistry beyond the format of the distance course. However, changes were proposed to expand and deepen the content. As a result of the analysis of this evaluation, it is intended to promote the suggested modifications, improving it for new applications.application/pdfporQuímica nova na escola. São Paulo, SP. Vol. 41, n. 2 (maio 2019), p. 133-138Objeto de aprendizagemQuímicaRasmolConstruMEDLearning objectsChemistry teachingConstrução de objetos de aprendizagem para o ensino de químicaConstruction of learning objects for teaching chemistry info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094392.pdf.txt001094392.pdf.txtExtracted Texttext/plain28968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196237/2/001094392.pdf.txt327ecfba0787c421b1900d2f9694bb0bMD52ORIGINAL001094392.pdfTexto completoapplication/pdf1438081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196237/1/001094392.pdf51977e75a06c9532dd2514857e11db0bMD5110183/1962372019-06-26 02:35:00.724221oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196237Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-26T05:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Construction of learning objects for teaching chemistry
title Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química
spellingShingle Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química
Guizzo, Michele Alda Rosso
Objeto de aprendizagem
Química
Rasmol
ConstruMED
Learning objects
Chemistry teaching
title_short Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química
title_full Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química
title_fullStr Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química
title_full_unstemmed Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química
title_sort Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química
author Guizzo, Michele Alda Rosso
author_facet Guizzo, Michele Alda Rosso
Pereira, Elen Gomes
Nicolete, Priscila Cadorin
Kuyven, Neiva Larisane
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Pereira, Elen Gomes
Nicolete, Priscila Cadorin
Kuyven, Neiva Larisane
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guizzo, Michele Alda Rosso
Pereira, Elen Gomes
Nicolete, Priscila Cadorin
Kuyven, Neiva Larisane
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto de aprendizagem
Química
topic Objeto de aprendizagem
Química
Rasmol
ConstruMED
Learning objects
Chemistry teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Rasmol
ConstruMED
Learning objects
Chemistry teaching
description O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com a aplicação do software Rasmol no ensino de Geometria Molecular, por meio de um curso totalmente a distância. O curso em questão foi construído baseado na metodologia de Construção de Materiais Educacionais Digitais (ConstruMED) e disponibilizado aos alunos das turmas do curso Técnico Integrado em Química e Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Criciúma. No total 25 estudantes concluíram o curso e realizaram uma avaliação do mesmo. Os alunos consideraram positiva a experiência do uso de tecnologias no ensino de química e o formato do curso a distância. Contudo, foram propostas alterações para ampliação e aprofundamento do conteúdo. Como resultado da análise desta avaliação, pretende-se promover as modificações sugeridas, aprimorando-o para novas aplicações.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-25T02:39:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196237
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-8899
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094392
identifier_str_mv 0104-8899
001094392
url http://hdl.handle.net/10183/196237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Química nova na escola. São Paulo, SP. Vol. 41, n. 2 (maio 2019), p. 133-138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196237/2/001094392.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196237/1/001094392.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 327ecfba0787c421b1900d2f9694bb0b
51977e75a06c9532dd2514857e11db0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224969672196096