Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de química
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196237 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com a aplicação do software Rasmol no ensino de Geometria Molecular, por meio de um curso totalmente a distância. O curso em questão foi construído baseado na metodologia de Construção de Materiais Educacionais Digitais (ConstruMED) e disponibilizado aos alunos das turmas do curso Técnico Integrado em Química e Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Criciúma. No total 25 estudantes concluíram o curso e realizaram uma avaliação do mesmo. Os alunos consideraram positiva a experiência do uso de tecnologias no ensino de química e o formato do curso a distância. Contudo, foram propostas alterações para ampliação e aprofundamento do conteúdo. Como resultado da análise desta avaliação, pretende-se promover as modificações sugeridas, aprimorando-o para novas aplicações. |
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Guizzo, Michele Alda RossoPereira, Elen GomesNicolete, Priscila CadorinKuyven, Neiva LarisaneBehar, Patrícia Alejandra2019-06-25T02:39:49Z20190104-8899http://hdl.handle.net/10183/196237001094392O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com a aplicação do software Rasmol no ensino de Geometria Molecular, por meio de um curso totalmente a distância. O curso em questão foi construído baseado na metodologia de Construção de Materiais Educacionais Digitais (ConstruMED) e disponibilizado aos alunos das turmas do curso Técnico Integrado em Química e Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Criciúma. No total 25 estudantes concluíram o curso e realizaram uma avaliação do mesmo. Os alunos consideraram positiva a experiência do uso de tecnologias no ensino de química e o formato do curso a distância. Contudo, foram propostas alterações para ampliação e aprofundamento do conteúdo. Como resultado da análise desta avaliação, pretende-se promover as modificações sugeridas, aprimorando-o para novas aplicações.The aim of the present article is to show the results obtained with the Rasmol software application in the teaching of Molecular Geometry, through a distance learning course. The course in question was built based on Construction of Digital Educational Materials (ConstruMED) methodology and was available to the students of the Integrated Technical Course in Chemistry and Licentiate Degree Course in Chemistry from Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A total of 25 students completed the course and evaluated it considering positive the experience of the use of technologies in the teaching of chemistry beyond the format of the distance course. However, changes were proposed to expand and deepen the content. As a result of the analysis of this evaluation, it is intended to promote the suggested modifications, improving it for new applications.application/pdfporQuímica nova na escola. São Paulo, SP. Vol. 41, n. 2 (maio 2019), p. 133-138Objeto de aprendizagemQuímicaRasmolConstruMEDLearning objectsChemistry teachingConstrução de objetos de aprendizagem para o ensino de químicaConstruction of learning objects for teaching chemistry info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094392.pdf.txt001094392.pdf.txtExtracted Texttext/plain28968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196237/2/001094392.pdf.txt327ecfba0787c421b1900d2f9694bb0bMD52ORIGINAL001094392.pdfTexto completoapplication/pdf1438081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196237/1/001094392.pdf51977e75a06c9532dd2514857e11db0bMD5110183/1962372019-06-26 02:35:00.724221oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196237Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-06-26T05:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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