uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Thiago Stein
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28330
Resumo: Esse trabalho apresenta uma ferramenta interativa que foi construída visando obter um novo método de interação natural através de reconhecimento de gestos que pudesse ser utilizado para navegação em grafos. Trata-se de um par de luvas – chamadas uiGloves – que possuem, cada uma, dois LEDs infravermelhos na ponta dos dedos indicador e anelar, que se comunicam com um controle de Wii (Wiimote) afixado em um suporte, através de sua câmera. As luvas permitem que um usuário interaja livremente com um objeto virtual, podendo transladá-lo e girá-lo, em um total de cinco graus de liberdade. É descrito em detalhes todo o processo de construção das luvas, passando por seu projeto e levando até seu desenvolvimento, tanto físico – descrevendo os materiais utilizados para sua construção e ferramentas auxiliares utilizadas – quanto lógico – apresentando detalhes de implementação das classes desenvolvidas para interpretar os dados fornecidos pelas luvas. Afim de avaliar a eficiência e o potencial de uso das luvas, foram desenvolvidas duas aplicações de teste, que também são descritas nesse trabalho. Foram realizadas, então, duas fases de testes – primeiramente com doze e, após, com vinte usuários – e cada uma delas é explicada, bem como os resultados obtidos em cada fase e as conclusões que tais testes permitiram alcançar. Também é descrito como as uiGloves podem ser facilmente acopladas a qualquer aplicação, usando como exemplo prático o aplicativo de visualização de grafos MagnetViz, o qual foi utilizado para confirmar a possibilidade e a conveniência de usar o mecanismo para a navegação em grafos de fato. Por fim, o trabalho destaca os resultados alcançados pelas luvas e aponta que a ferramenta construída tem grande potencial de uso e traria uma boa forma de interação com grafos, especialmente sobre uma grande área de visualização.
id UFRGS-2_3a04b8f843e1ec9ba5b805eac6580e61
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28330
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Motta, Thiago SteinNedel, Luciana Porcher2011-03-30T05:59:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/28330000767848Esse trabalho apresenta uma ferramenta interativa que foi construída visando obter um novo método de interação natural através de reconhecimento de gestos que pudesse ser utilizado para navegação em grafos. Trata-se de um par de luvas – chamadas uiGloves – que possuem, cada uma, dois LEDs infravermelhos na ponta dos dedos indicador e anelar, que se comunicam com um controle de Wii (Wiimote) afixado em um suporte, através de sua câmera. As luvas permitem que um usuário interaja livremente com um objeto virtual, podendo transladá-lo e girá-lo, em um total de cinco graus de liberdade. É descrito em detalhes todo o processo de construção das luvas, passando por seu projeto e levando até seu desenvolvimento, tanto físico – descrevendo os materiais utilizados para sua construção e ferramentas auxiliares utilizadas – quanto lógico – apresentando detalhes de implementação das classes desenvolvidas para interpretar os dados fornecidos pelas luvas. Afim de avaliar a eficiência e o potencial de uso das luvas, foram desenvolvidas duas aplicações de teste, que também são descritas nesse trabalho. Foram realizadas, então, duas fases de testes – primeiramente com doze e, após, com vinte usuários – e cada uma delas é explicada, bem como os resultados obtidos em cada fase e as conclusões que tais testes permitiram alcançar. Também é descrito como as uiGloves podem ser facilmente acopladas a qualquer aplicação, usando como exemplo prático o aplicativo de visualização de grafos MagnetViz, o qual foi utilizado para confirmar a possibilidade e a conveniência de usar o mecanismo para a navegação em grafos de fato. Por fim, o trabalho destaca os resultados alcançados pelas luvas e aponta que a ferramenta construída tem grande potencial de uso e traria uma boa forma de interação com grafos, especialmente sobre uma grande área de visualização.This work presents an interactive tool that was built aiming the obtention of a new natural interaction method based on gesture recognition that could be used for graph navigation. Basically, it is a pair of gloves – entitled uiGloves – that have, on each of them, two infrared LEDs attached to the points of the pointer and the ring fingers, that communicates with a Wii controller (Wiimote) fixed on a support through its camera. The gloves allow a user to interact freely with a virtual object, having the possibility of translate and rotate it in Five degrees of freedom. It is described all the process of construction of the gloves, passing trough its project and its development, both physic – describing the components used for its construction and supportive tools used – and logic – presenting implementation details of the classes developed for the interpretation of the data provided by the gloves. For the evaluation of the effectiveness and potential of the use of the gloves, two test applications were developed, that are also described in this work. Then, it was performed two test phases – firstly with twelve and then with twenty users – and each of them are presented here, with the obtained results and the conclusions that were possible to obtain with these tests. It is also described how the uiGloves can be easily coupled to any application, using as an example the applicative for graph visualization MagnetViz, which were used to confirm the possibility and the convenience of finally using the mechanism for graph navigation. Finally, the work presents the results obtained by the gloves and concludes that the built tool has a large applicability and could bring a good way of interacting with graphs, especially if in a large visualization area.application/pdfporComputação gráficaRealidade virtualHuman-computer interaction3D manipulation techniquesGraphsuiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestosuiGloves – a natural interaction method for graph navigation info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2010Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767848.pdf000767848.pdfTexto completoapplication/pdf1746328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28330/1/000767848.pdfa671a981ee8340d5313e4ac1b630583cMD51TEXT000767848.pdf.txt000767848.pdf.txtExtracted Texttext/plain103983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28330/2/000767848.pdf.txt97cae2dfa522418cd4a706641381542cMD52THUMBNAIL000767848.pdf.jpg000767848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28330/3/000767848.pdf.jpg26383c77831db0c7ba0b1552dbf7e96cMD5310183/283302018-10-11 08:55:45.066oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28330Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:55:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv uiGloves – a natural interaction method for graph navigation
title uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos
spellingShingle uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos
Motta, Thiago Stein
Computação gráfica
Realidade virtual
Human-computer interaction
3D manipulation techniques
Graphs
title_short uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos
title_full uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos
title_fullStr uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos
title_full_unstemmed uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos
title_sort uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos
author Motta, Thiago Stein
author_facet Motta, Thiago Stein
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Thiago Stein
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nedel, Luciana Porcher
contributor_str_mv Nedel, Luciana Porcher
dc.subject.por.fl_str_mv Computação gráfica
Realidade virtual
topic Computação gráfica
Realidade virtual
Human-computer interaction
3D manipulation techniques
Graphs
dc.subject.eng.fl_str_mv Human-computer interaction
3D manipulation techniques
Graphs
description Esse trabalho apresenta uma ferramenta interativa que foi construída visando obter um novo método de interação natural através de reconhecimento de gestos que pudesse ser utilizado para navegação em grafos. Trata-se de um par de luvas – chamadas uiGloves – que possuem, cada uma, dois LEDs infravermelhos na ponta dos dedos indicador e anelar, que se comunicam com um controle de Wii (Wiimote) afixado em um suporte, através de sua câmera. As luvas permitem que um usuário interaja livremente com um objeto virtual, podendo transladá-lo e girá-lo, em um total de cinco graus de liberdade. É descrito em detalhes todo o processo de construção das luvas, passando por seu projeto e levando até seu desenvolvimento, tanto físico – descrevendo os materiais utilizados para sua construção e ferramentas auxiliares utilizadas – quanto lógico – apresentando detalhes de implementação das classes desenvolvidas para interpretar os dados fornecidos pelas luvas. Afim de avaliar a eficiência e o potencial de uso das luvas, foram desenvolvidas duas aplicações de teste, que também são descritas nesse trabalho. Foram realizadas, então, duas fases de testes – primeiramente com doze e, após, com vinte usuários – e cada uma delas é explicada, bem como os resultados obtidos em cada fase e as conclusões que tais testes permitiram alcançar. Também é descrito como as uiGloves podem ser facilmente acopladas a qualquer aplicação, usando como exemplo prático o aplicativo de visualização de grafos MagnetViz, o qual foi utilizado para confirmar a possibilidade e a conveniência de usar o mecanismo para a navegação em grafos de fato. Por fim, o trabalho destaca os resultados alcançados pelas luvas e aponta que a ferramenta construída tem grande potencial de uso e traria uma boa forma de interação com grafos, especialmente sobre uma grande área de visualização.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-30T05:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767848
url http://hdl.handle.net/10183/28330
identifier_str_mv 000767848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28330/1/000767848.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28330/2/000767848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28330/3/000767848.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a671a981ee8340d5313e4ac1b630583c
97cae2dfa522418cd4a706641381542c
26383c77831db0c7ba0b1552dbf7e96c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447055201468416