Writing, gender and androgyny in Virginia Woolf’s Orlando : a biography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kappke, Nathalie de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217652
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar escrita, gênero e androginia através da personagem Orlando, criada por Virginia Woolf em seu romance homônimo Orlando: uma biografia (1928). Esses três aspectos são predominantemente examinados através de ideias propostas por Judith Butler em Gender Trouble (1990), Sandra Bem nos ensaios ―Sex Typing and Androgyny: Further Explorations of the Expressive Domain‖ (1976) e ―Sex Role Adaptability: The Consequence of Psychological Androgyny‖ (1975) e Virginia Woolf em A Room of One’s Own (1929). Orlando é apresentado, desde o início da obra, como um ser criativo e singular, que possui grande aptidão para a escrita. Também é descrito como sendo uma pessoa capaz de ajustar seu comportamento a fim de se adaptar ao que é esperado dele em diferentes situações. Além disso, Orlando passa por uma mudança de sexo no meio da história. Aceitando esse acontecimento fantástico sem maiores questionamentos, a presente pesquisa investiga o impacto dessa transtormação na vida de Orlando. Mais especificamente, a questão a ser decifrada aqui é de que maneiras gênero e androginia influenciariam o desempenho e o desenvolvimento da carreira de Orlando como escritor(a).
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