Comunicação e relacionamento no contexto dos parques científicos e tecnológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157329 |
Resumo: | Parques científicos e tecnológicos são organizações que, formalmente ligados à Universidade, buscam potencializar as relações com a sociedade, visando ao desenvolvimento econômico e social de uma determinada região. Nesse contexto, destacam-se três públicos estratégicos de um parque científico e tecnológico: Universidade, Governo e Empresas. Ao parque, como organização, cabe o desenvolvimento de uma comunicação que busque a construção de relacionamentos, os quais, na perspectiva de Relações Públicas, são determinantes para a concretização da missão e para a manutenção da cooperação na interação com os públicos. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar como são executadas as estratégias de comunicação entre parques tecnológicos, Universidade, governo e empresas, de modo a identificar se visam relacionamentos a longo prazo. Para dar conta desse propósito, desenvolveu-se, do ponto de vista metodológico, uma pesquisa de campo composta pelas técnicas de análise documental e de entrevista semiestruturada com diretores e gestores de comunicação de parques científicos tecnológicos. De forma geral, observou-se que as estratégias de comunicação dos parques científicos e tecnológicos estão inseridas nos modelos de comunicação assimétrica e não necessariamente buscam a construção de relacionamentos com os públicos estratégicos. |
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Cervo, JuliaNunes, Ana Karin2017-05-04T02:36:08Z2016http://hdl.handle.net/10183/157329001013068Parques científicos e tecnológicos são organizações que, formalmente ligados à Universidade, buscam potencializar as relações com a sociedade, visando ao desenvolvimento econômico e social de uma determinada região. Nesse contexto, destacam-se três públicos estratégicos de um parque científico e tecnológico: Universidade, Governo e Empresas. Ao parque, como organização, cabe o desenvolvimento de uma comunicação que busque a construção de relacionamentos, os quais, na perspectiva de Relações Públicas, são determinantes para a concretização da missão e para a manutenção da cooperação na interação com os públicos. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar como são executadas as estratégias de comunicação entre parques tecnológicos, Universidade, governo e empresas, de modo a identificar se visam relacionamentos a longo prazo. Para dar conta desse propósito, desenvolveu-se, do ponto de vista metodológico, uma pesquisa de campo composta pelas técnicas de análise documental e de entrevista semiestruturada com diretores e gestores de comunicação de parques científicos tecnológicos. De forma geral, observou-se que as estratégias de comunicação dos parques científicos e tecnológicos estão inseridas nos modelos de comunicação assimétrica e não necessariamente buscam a construção de relacionamentos com os públicos estratégicos.Science Parks are organizations that, formally with an interrelation to University, seek to potentialize relations with society, aiming for an economic and social development in a certain region. In this context, three strategic publics in a science park stand out: University, Government and Companies. The park, as an organisation, is responsible for the development of a communication that seeks to build relationships, which, in the perspective of Public Relations, are decisive for the accomplishment of the mission and for maintaining cooperation in the interaction with the public. In this perspective, this study aims to analyze how the communication strategies between science parks, University, government and companies are executed in order to identify if they are aimed at long term relationships. To fulfill this purpose, a field research was developed from a methodological point of view, composed by techniques of documentary analysis and semi-structured interviews with directors and managers of communication from the science parks. In general, it was observed that the communication strategies of science parks are embedded in asymmetric communication models and do not necessarily seek to build relationships with strategic publics.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoParque tecnológicoCommunicationRelationshipScience parksUniversityComunicação e relacionamento no contexto dos parques científicos e tecnológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013068.pdf001013068.pdfTexto completoapplication/pdf1294167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157329/1/001013068.pdf0a5d0880f7f38fc2b5abd4aadd7728c3MD51TEXT001013068.pdf.txt001013068.pdf.txtExtracted Texttext/plain177399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157329/2/001013068.pdf.txt1fceb18280edad197cabaf4f357a7185MD5210183/1573292018-06-07 02:30:25.316173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157329Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:30:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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