Os efeitos na formação de residentes de psiquiatria ao experimentaresm grupos GAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otanari, Thais Mikie de Carvalho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Leal, Erotildes Maria, Onocko-Campos, Rosana Teresa, Palombini, Analice de Lima, Pereira, Eduardo Henrique Passos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129472
Resumo: Trata-se de uma dissertação de mestrado que propôs conhecer e descrever os efeitos desencadeados na formação de residentes de psiquiatria ao participarem de grupos constituídos por pessoas diagnosticadas com transtorno mental que utilizaram a intervenção GAM (Gestão Autônoma da Medicação) como norteadora. A aposta foi que, ao participarem dos encontros, os residentes experienciariam uma nova situação em que a palavra do paciente passaria a ser ouvida de forma diferente da trabalhada no currículo da residência, construindo um dispositivo capaz de transformar suas práticas clínicas. Para verificar esses efeitos, utilizamos dois grupos focais, realizados antes e depois dos grupos de intervenção, além de entrevistas individuais conduzidas após o término dos grupos. A análise do material indicou efeitos principalmente quanto à escuta clínica desses profissionais, mostrando a necessidade de estudos mais aprofundados.
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spelling Otanari, Thais Mikie de CarvalhoLeal, Erotildes MariaOnocko-Campos, Rosana TeresaPalombini, Analice de LimaPereira, Eduardo Henrique Passos2015-11-11T02:38:56Z20110100-5502http://hdl.handle.net/10183/129472000974684Trata-se de uma dissertação de mestrado que propôs conhecer e descrever os efeitos desencadeados na formação de residentes de psiquiatria ao participarem de grupos constituídos por pessoas diagnosticadas com transtorno mental que utilizaram a intervenção GAM (Gestão Autônoma da Medicação) como norteadora. A aposta foi que, ao participarem dos encontros, os residentes experienciariam uma nova situação em que a palavra do paciente passaria a ser ouvida de forma diferente da trabalhada no currículo da residência, construindo um dispositivo capaz de transformar suas práticas clínicas. Para verificar esses efeitos, utilizamos dois grupos focais, realizados antes e depois dos grupos de intervenção, além de entrevistas individuais conduzidas após o término dos grupos. A análise do material indicou efeitos principalmente quanto à escuta clínica desses profissionais, mostrando a necessidade de estudos mais aprofundados.This work is a masters’ dissertation that aimed to understand and describe the effects on the training of psychiatric residents when they participated in groups composed of mentally disturbed patients whose treatment was based on AMM (Autonomous Medication Management) intervention. The hypothesis was that upon participating in the meetings, the residents would experience a new situation in which the patient’s word would begin to be interpreted in a different manner to in the residency curriculum, thus creating a mechanism capable of transforming their clinical practices. To verify these effects two focus groups were formed before and after the intervention groups, as well as individual interviews conducted after the group meetings. Analysis of the material indicated some effects mainly in relation to how these professionals listened to the patients, demonstrating the need for further studies.application/pdfporRevista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 35, n. 4 (2011), p. 460-467.PsiquiatriaFormação profissionalResidência médicaMental Health TrainingAutonomous Management of MedicationExperienceOs efeitos na formação de residentes de psiquiatria ao experimentaresm grupos GAMThe effects of AMM group participation on psychiatric resident training info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000974684.pdf000974684.pdfTexto completoapplication/pdf112219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129472/1/000974684.pdfe952a48dae8043f0c75217d0a70d5dcdMD51TEXT000974684.pdf.txt000974684.pdf.txtExtracted Texttext/plain36802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129472/2/000974684.pdf.txtf148f3031e10b2200b41a3fb4101d728MD52THUMBNAIL000974684.pdf.jpg000974684.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129472/3/000974684.pdf.jpgd4772a968f75a00856c485e57875fe5fMD5310183/1294722018-10-25 09:01:14.979oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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