O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133072 |
Resumo: | O presente estudo trata da inserção da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda no período de 1939 a 1955, através de uma abordagem Histórico-Cultural. Carmen perpetuou sua obra, considerada muito importante na história da manifestação cultural do Brasil, através do samba e de sua dança que definia o jeito único de sua representação artística. Paralelo a evolução da criação e composição dos figurinos e uso de acessórios e alegorias em seus shows, ela passou também a incorporar a dança em suas apresentações com um rebolado atraente e movimentações de braços marcantes. Os estudos que tratam de Carmen Miranda abordam aspectos diversos de sua obra, mas não relatam sua experiência com a dança em performances. Sendo assim esta pesquisa busca apresentar a inserção da dança em suas apresentações artísticas no período estudado. Os procedimentos metodológicos adotados para esta pesquisa consistiram em análise documental, através da revisão bibliográfica a cerca do tema, e análise de fontes orais, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com Carmen de Carvalho Guimarães, sobrinha de Carmen Miranda e com César Balbi, diretor e museólogo do Museu Carmen Miranda. A segunda parte dos procedimentos foi realizada em Porto Alegre com o estudo da transcrição das entrevistas e análise dos dados coletados. Compreendo que Carmen Miranda utilizou-se das manifestações artísticas que surgiram no Rio de Janeiro, e a partir de sua interpretação, introduziu em seu trabalho música, dança e um estilo próprio de atuação que a fez reconhecida em todo o mundo. Carmen desde criança demonstrava tendências artísticas e soube aproveitar as oportunidades que obteve como cantora, permitindo que seu corpo manifestasse sua dança e genialidade como performer. |
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