O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rayssa Fontoura dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133072
Resumo: O presente estudo trata da inserção da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda no período de 1939 a 1955, através de uma abordagem Histórico-Cultural. Carmen perpetuou sua obra, considerada muito importante na história da manifestação cultural do Brasil, através do samba e de sua dança que definia o jeito único de sua representação artística. Paralelo a evolução da criação e composição dos figurinos e uso de acessórios e alegorias em seus shows, ela passou também a incorporar a dança em suas apresentações com um rebolado atraente e movimentações de braços marcantes. Os estudos que tratam de Carmen Miranda abordam aspectos diversos de sua obra, mas não relatam sua experiência com a dança em performances. Sendo assim esta pesquisa busca apresentar a inserção da dança em suas apresentações artísticas no período estudado. Os procedimentos metodológicos adotados para esta pesquisa consistiram em análise documental, através da revisão bibliográfica a cerca do tema, e análise de fontes orais, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com Carmen de Carvalho Guimarães, sobrinha de Carmen Miranda e com César Balbi, diretor e museólogo do Museu Carmen Miranda. A segunda parte dos procedimentos foi realizada em Porto Alegre com o estudo da transcrição das entrevistas e análise dos dados coletados. Compreendo que Carmen Miranda utilizou-se das manifestações artísticas que surgiram no Rio de Janeiro, e a partir de sua interpretação, introduziu em seu trabalho música, dança e um estilo próprio de atuação que a fez reconhecida em todo o mundo. Carmen desde criança demonstrava tendências artísticas e soube aproveitar as oportunidades que obteve como cantora, permitindo que seu corpo manifestasse sua dança e genialidade como performer.
id UFRGS-2_3b12c28726c2db737b74d2dbc4775319
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133072
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Rayssa Fontoura dosCunha, Maria Luisa Oliveira da2016-03-01T02:05:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/133072000984312O presente estudo trata da inserção da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda no período de 1939 a 1955, através de uma abordagem Histórico-Cultural. Carmen perpetuou sua obra, considerada muito importante na história da manifestação cultural do Brasil, através do samba e de sua dança que definia o jeito único de sua representação artística. Paralelo a evolução da criação e composição dos figurinos e uso de acessórios e alegorias em seus shows, ela passou também a incorporar a dança em suas apresentações com um rebolado atraente e movimentações de braços marcantes. Os estudos que tratam de Carmen Miranda abordam aspectos diversos de sua obra, mas não relatam sua experiência com a dança em performances. Sendo assim esta pesquisa busca apresentar a inserção da dança em suas apresentações artísticas no período estudado. Os procedimentos metodológicos adotados para esta pesquisa consistiram em análise documental, através da revisão bibliográfica a cerca do tema, e análise de fontes orais, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com Carmen de Carvalho Guimarães, sobrinha de Carmen Miranda e com César Balbi, diretor e museólogo do Museu Carmen Miranda. A segunda parte dos procedimentos foi realizada em Porto Alegre com o estudo da transcrição das entrevistas e análise dos dados coletados. Compreendo que Carmen Miranda utilizou-se das manifestações artísticas que surgiram no Rio de Janeiro, e a partir de sua interpretação, introduziu em seu trabalho música, dança e um estilo próprio de atuação que a fez reconhecida em todo o mundo. Carmen desde criança demonstrava tendências artísticas e soube aproveitar as oportunidades que obteve como cantora, permitindo que seu corpo manifestasse sua dança e genialidade como performer.This study is about the insertion of dance in the artistic performances of Carmen Miranda in the period from 1939 to 1955, through a historical-cultural approach. Carmen has perpetuated her work, which is considered very important in the history of cultural manifestation in Brazil, through the samba and over her dance that defined her unique way to artistic representation. At the same time as her creation development and the composition of costume and the use of accessories and the allegories in her shows, she also began to incorporate dance into her performances with an attractive wiggle of the hips and remarkable movement of the arms. Previous studies about Carmen Miranda refer to several aspects of her work, but none of them report her experience with the dance in her performances. Thus this research aims to point the inclusion of dance in her artistic presentations in the period studied. The methodology adopted for this research consisted of document analysis, through literature review about the subject, and analysis of oral sources, through semi-structured interviews with Carmen de Carvalho Guimarães, Carmen Miranda's niece and César Balbi, director and museologist of Carmen Miranda’s Museum. The second part of the procedures was conducted in Porto Alegre by studying the transcriptions of the interviews and by the analysis of the collected data. Understanding that Carmen Miranda was used artistic manifestations that emerged in Rio de Janeiro, and from her interpretation, introducing in her work, music, dance and a unique style of performance that made her known throughout the world. She was born an artist, who took advantage of the opportunities that she had as a singer, allowing her body to manifest her dance and genius as a performer.application/pdfporMiranda, Carmem 1909-1955DançaDanceCorporal practicesO que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984312.pdf000984312.pdfTexto completoapplication/pdf1748764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133072/1/000984312.pdfc035ec2e032c4632ad45a83653c4ad1cMD51TEXT000984312.pdf.txt000984312.pdf.txtExtracted Texttext/plain135115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133072/2/000984312.pdf.txt799aaaffe8e91ef6fa1713c08afdb40fMD52THUMBNAIL000984312.pdf.jpg000984312.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133072/3/000984312.pdf.jpg964916dec8aca02e1852989c03028565MD5310183/1330722018-10-26 09:53:46.832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133072Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:53:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
title O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
spellingShingle O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
Santos, Rayssa Fontoura dos
Miranda, Carmem 1909-1955
Dança
Dance
Corporal practices
title_short O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
title_full O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
title_fullStr O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
title_full_unstemmed O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
title_sort O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
author Santos, Rayssa Fontoura dos
author_facet Santos, Rayssa Fontoura dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rayssa Fontoura dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Luisa Oliveira da
contributor_str_mv Cunha, Maria Luisa Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Miranda, Carmem 1909-1955
Dança
topic Miranda, Carmem 1909-1955
Dança
Dance
Corporal practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Corporal practices
description O presente estudo trata da inserção da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda no período de 1939 a 1955, através de uma abordagem Histórico-Cultural. Carmen perpetuou sua obra, considerada muito importante na história da manifestação cultural do Brasil, através do samba e de sua dança que definia o jeito único de sua representação artística. Paralelo a evolução da criação e composição dos figurinos e uso de acessórios e alegorias em seus shows, ela passou também a incorporar a dança em suas apresentações com um rebolado atraente e movimentações de braços marcantes. Os estudos que tratam de Carmen Miranda abordam aspectos diversos de sua obra, mas não relatam sua experiência com a dança em performances. Sendo assim esta pesquisa busca apresentar a inserção da dança em suas apresentações artísticas no período estudado. Os procedimentos metodológicos adotados para esta pesquisa consistiram em análise documental, através da revisão bibliográfica a cerca do tema, e análise de fontes orais, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com Carmen de Carvalho Guimarães, sobrinha de Carmen Miranda e com César Balbi, diretor e museólogo do Museu Carmen Miranda. A segunda parte dos procedimentos foi realizada em Porto Alegre com o estudo da transcrição das entrevistas e análise dos dados coletados. Compreendo que Carmen Miranda utilizou-se das manifestações artísticas que surgiram no Rio de Janeiro, e a partir de sua interpretação, introduziu em seu trabalho música, dança e um estilo próprio de atuação que a fez reconhecida em todo o mundo. Carmen desde criança demonstrava tendências artísticas e soube aproveitar as oportunidades que obteve como cantora, permitindo que seu corpo manifestasse sua dança e genialidade como performer.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-01T02:05:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133072
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984312
url http://hdl.handle.net/10183/133072
identifier_str_mv 000984312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133072/1/000984312.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133072/2/000984312.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133072/3/000984312.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c035ec2e032c4632ad45a83653c4ad1c
799aaaffe8e91ef6fa1713c08afdb40f
964916dec8aca02e1852989c03028565
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447162592428032