O prazer de ler na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71888 |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões sobre questões relacionadas à leitura e à prática docente em sala de aula. À luz da observação e do estudo da realidade escolar, busca relacionar conceitos trabalhados ao longo do curso de formação acadêmica com a prática de leitura na sala de aula, evidenciando de forma concreta a importância da aplicabilidade de enfoques literários significativos a partir dos quais educadores e educandos elaboram a leitura prazerosa. Procura, assim, apontar intervenções plausíveis para aprendizagem das práticas leitoras a partir de ações pedagógicas conscientes. Os resultados obtidos evidenciam que família e escola precisam compartir a tarefa fundamental de proporcionar momentos de leitura às crianças para formar adultos leitores e escritores competentes. O presente estudo foi realizado em uma instituição municipal de ensino da rede pública, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como foco central a abordagem da leitura e da escrita na sala de aula. |
id |
UFRGS-2_3b1c0d56239f911cd88afce0f4b3edf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71888 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Nilsa da Silva RodriguesSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/71888000880081Este trabalho apresenta reflexões sobre questões relacionadas à leitura e à prática docente em sala de aula. À luz da observação e do estudo da realidade escolar, busca relacionar conceitos trabalhados ao longo do curso de formação acadêmica com a prática de leitura na sala de aula, evidenciando de forma concreta a importância da aplicabilidade de enfoques literários significativos a partir dos quais educadores e educandos elaboram a leitura prazerosa. Procura, assim, apontar intervenções plausíveis para aprendizagem das práticas leitoras a partir de ações pedagógicas conscientes. Os resultados obtidos evidenciam que família e escola precisam compartir a tarefa fundamental de proporcionar momentos de leitura às crianças para formar adultos leitores e escritores competentes. O presente estudo foi realizado em uma instituição municipal de ensino da rede pública, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como foco central a abordagem da leitura e da escrita na sala de aula.application/pdfporLeituraEscolaO prazer de ler na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880081.pdf000880081.pdfTexto completoapplication/pdf1123804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71888/1/000880081.pdf04f1af0532269ff4b6b663276e03575eMD51TEXT000880081.pdf.txt000880081.pdf.txtExtracted Texttext/plain93714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71888/2/000880081.pdf.txtc7ab56c11a10bf49711ad7bee1d6da1dMD52THUMBNAIL000880081.pdf.jpg000880081.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71888/3/000880081.pdf.jpg4ed402c39537568e2943ff565b84108eMD5310183/718882018-10-17 07:57:53.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71888Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O prazer de ler na sala de aula |
title |
O prazer de ler na sala de aula |
spellingShingle |
O prazer de ler na sala de aula Santos, Nilsa da Silva Rodrigues Leitura Escola |
title_short |
O prazer de ler na sala de aula |
title_full |
O prazer de ler na sala de aula |
title_fullStr |
O prazer de ler na sala de aula |
title_full_unstemmed |
O prazer de ler na sala de aula |
title_sort |
O prazer de ler na sala de aula |
author |
Santos, Nilsa da Silva Rodrigues |
author_facet |
Santos, Nilsa da Silva Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nilsa da Silva Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
contributor_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escola |
topic |
Leitura Escola |
description |
Este trabalho apresenta reflexões sobre questões relacionadas à leitura e à prática docente em sala de aula. À luz da observação e do estudo da realidade escolar, busca relacionar conceitos trabalhados ao longo do curso de formação acadêmica com a prática de leitura na sala de aula, evidenciando de forma concreta a importância da aplicabilidade de enfoques literários significativos a partir dos quais educadores e educandos elaboram a leitura prazerosa. Procura, assim, apontar intervenções plausíveis para aprendizagem das práticas leitoras a partir de ações pedagógicas conscientes. Os resultados obtidos evidenciam que família e escola precisam compartir a tarefa fundamental de proporcionar momentos de leitura às crianças para formar adultos leitores e escritores competentes. O presente estudo foi realizado em uma instituição municipal de ensino da rede pública, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como foco central a abordagem da leitura e da escrita na sala de aula. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71888 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880081 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71888 |
identifier_str_mv |
000880081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71888/1/000880081.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71888/2/000880081.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71888/3/000880081.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04f1af0532269ff4b6b663276e03575e c7ab56c11a10bf49711ad7bee1d6da1d 4ed402c39537568e2943ff565b84108e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447535874048 |