Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/164827 |
Resumo: | Neste artigo temos como objetivo situar os filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores de nosso pensamento para problematizar a Educação Matemática. Especialmente a temática das “verdades” que compõem o discurso da Educação Matemática e seus efeitos na constituição do sujeito tem sido potente para olhar este campo como um território imerso nas malhas de poder e saber. Assim, pressupomos que os discursos de verdade para o ensino de matemática que atravessam uma determinada época engendram algumas dobras, que de forma sutil, fabricam corpos e almas, fabricam professores e alunos. Nessa perspectiva, desconfiar de tais verdades implica mostrar seu caráter contingente e arbitrário. Trata-se em última instância de des-con-fiar de tais verdades, des-fiar-com Foucault e Deleuze as tessituras, as amarras tão fortemente entrelaçadas que garantem a existência de verdades que nos parecem naturalizadas e que, muitas vezes, parece ser uma heresia questioná-las. |
id |
UFRGS-2_3b1e37b44fa8975f957df7bb9cc2dafa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164827 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Cláudia GlavamSartori, Alice Stephanie Tapia2017-08-03T02:43:13Z20172359-2842http://hdl.handle.net/10183/164827001025170Neste artigo temos como objetivo situar os filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores de nosso pensamento para problematizar a Educação Matemática. Especialmente a temática das “verdades” que compõem o discurso da Educação Matemática e seus efeitos na constituição do sujeito tem sido potente para olhar este campo como um território imerso nas malhas de poder e saber. Assim, pressupomos que os discursos de verdade para o ensino de matemática que atravessam uma determinada época engendram algumas dobras, que de forma sutil, fabricam corpos e almas, fabricam professores e alunos. Nessa perspectiva, desconfiar de tais verdades implica mostrar seu caráter contingente e arbitrário. Trata-se em última instância de des-con-fiar de tais verdades, des-fiar-com Foucault e Deleuze as tessituras, as amarras tão fortemente entrelaçadas que garantem a existência de verdades que nos parecem naturalizadas e que, muitas vezes, parece ser uma heresia questioná-las.In this article we aim to situate the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze as intercessors of our thinking to problematize the Mathematics Education. Especially the theme of the "truths" that make up the discourse of Mathematics Education and its effects on the constitution of the subject has been potent to look at this field as a territory immersed in the meshes of power and knowledge. Thus, we assume that the true discourses for the teaching of mathematics that cross a given epoch engender some folds, that subtly, make bodies and souls, manufacture teachers and students. In this perspective, distrust of such truths implies showing its contingent and arbitrary character. Ultimately, it is a question of disregarding such truths, of unraveling with Foucault and Deleuze the contexture, the ties are so strongly intertwined that they guarantee the existence of truths which seem to us to be naturalized, and which often seems to be a heresy questioning them.application/pdfporPerspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 10, n. 22 (2017), p. 12-28Foucault, Michel, 1926-1984Deleuze, Gilles, 1925-1995Educação MatemáticaFoucaultMathematics EducationDiscipline and ControlFoucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemáticaFoucault and Deleuze : provocations to the discourse of mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025170.pdf001025170.pdfTexto completoapplication/pdf690083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164827/1/001025170.pdfcf084ec396bb1401295e2a1ca2efefb7MD51TEXT001025170.pdf.txt001025170.pdf.txtExtracted Texttext/plain46033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164827/2/001025170.pdf.txt69557557f322f75f55eee407f9293016MD52THUMBNAIL001025170.pdf.jpg001025170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164827/3/001025170.pdf.jpga64d8e82470773760df5b8e79119d4f6MD5310183/1648272022-04-20 04:48:54.027705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164827Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:48:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Foucault and Deleuze : provocations to the discourse of mathematics education |
title |
Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática |
spellingShingle |
Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática Duarte, Cláudia Glavam Foucault, Michel, 1926-1984 Deleuze, Gilles, 1925-1995 Educação Matemática Foucault Mathematics Education Discipline and Control |
title_short |
Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática |
title_full |
Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática |
title_fullStr |
Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática |
title_full_unstemmed |
Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática |
title_sort |
Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática |
author |
Duarte, Cláudia Glavam |
author_facet |
Duarte, Cláudia Glavam Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_role |
author |
author2 |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Cláudia Glavam Sartori, Alice Stephanie Tapia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault, Michel, 1926-1984 Deleuze, Gilles, 1925-1995 Educação Matemática |
topic |
Foucault, Michel, 1926-1984 Deleuze, Gilles, 1925-1995 Educação Matemática Foucault Mathematics Education Discipline and Control |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Foucault Mathematics Education Discipline and Control |
description |
Neste artigo temos como objetivo situar os filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores de nosso pensamento para problematizar a Educação Matemática. Especialmente a temática das “verdades” que compõem o discurso da Educação Matemática e seus efeitos na constituição do sujeito tem sido potente para olhar este campo como um território imerso nas malhas de poder e saber. Assim, pressupomos que os discursos de verdade para o ensino de matemática que atravessam uma determinada época engendram algumas dobras, que de forma sutil, fabricam corpos e almas, fabricam professores e alunos. Nessa perspectiva, desconfiar de tais verdades implica mostrar seu caráter contingente e arbitrário. Trata-se em última instância de des-con-fiar de tais verdades, des-fiar-com Foucault e Deleuze as tessituras, as amarras tão fortemente entrelaçadas que garantem a existência de verdades que nos parecem naturalizadas e que, muitas vezes, parece ser uma heresia questioná-las. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-03T02:43:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/164827 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2359-2842 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001025170 |
identifier_str_mv |
2359-2842 001025170 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/164827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 10, n. 22 (2017), p. 12-28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164827/1/001025170.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164827/2/001025170.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164827/3/001025170.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf084ec396bb1401295e2a1ca2efefb7 69557557f322f75f55eee407f9293016 a64d8e82470773760df5b8e79119d4f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447639770005504 |