Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Birnfeld, Liliane Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36327
Resumo: Analisar as representações culturais dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública em Porto Alegre/RS sobre a in/disciplina escolar é o objetivo deste trabalho. Ele inscreve-se na perspectiva dos Estudos Culturais numa abordagem pós-estruturalista e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Tem como principais conceitos, disciplina escolar, representação, discurso e relações de poder. Como metodologia foram propostas duas cenas de teatro pela pesquisadora, organizadas pelos alunos. A primeira, uma “cena de sala de aula”; a segunda, “a escola que nós queremos”. As cenas foram filmadas e num segundo encontro, os alunos assistiram aos vídeos para um debate sobre as apresentações. A partir das narrativas dos alunos sobre as cenas, foram organizadas três unidades de análise: a) as relações de poder e autoridade do professor em sala de aula; b) a estrutura da escola que se repete nas cenas e o jeito de ser aluno; c) “a escola que nós queremos”, uma forma diferente de pensá-la? As análises permitem constatar que a in/disciplina escolar ainda é um ‘problema’ para alunos e professores, mas dificilmente se saberia como proceder de outra forma, devido à prática escolar disciplinar se configurar em algo marcado e difundido ao longo dos tempos. Enfim, é possível vislumbrar que o ‘jeito de ser aluno’, imposto pela escola moderna, não serve mais para o aluno contemporâneo, mas é o único conhecido e aceito como ‘ideal’ nas representações dos próprios alunos.
id UFRGS-2_3b28964f97c33d54a78bd95dab403e38
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36327
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Birnfeld, Liliane CostaTraversini, Clarice Salete2012-01-13T01:20:20Z2011http://hdl.handle.net/10183/36327000817594Analisar as representações culturais dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública em Porto Alegre/RS sobre a in/disciplina escolar é o objetivo deste trabalho. Ele inscreve-se na perspectiva dos Estudos Culturais numa abordagem pós-estruturalista e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Tem como principais conceitos, disciplina escolar, representação, discurso e relações de poder. Como metodologia foram propostas duas cenas de teatro pela pesquisadora, organizadas pelos alunos. A primeira, uma “cena de sala de aula”; a segunda, “a escola que nós queremos”. As cenas foram filmadas e num segundo encontro, os alunos assistiram aos vídeos para um debate sobre as apresentações. A partir das narrativas dos alunos sobre as cenas, foram organizadas três unidades de análise: a) as relações de poder e autoridade do professor em sala de aula; b) a estrutura da escola que se repete nas cenas e o jeito de ser aluno; c) “a escola que nós queremos”, uma forma diferente de pensá-la? As análises permitem constatar que a in/disciplina escolar ainda é um ‘problema’ para alunos e professores, mas dificilmente se saberia como proceder de outra forma, devido à prática escolar disciplinar se configurar em algo marcado e difundido ao longo dos tempos. Enfim, é possível vislumbrar que o ‘jeito de ser aluno’, imposto pela escola moderna, não serve mais para o aluno contemporâneo, mas é o único conhecido e aceito como ‘ideal’ nas representações dos próprios alunos.application/pdfporDisciplina escolarRepresentação culturalAbrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817594.pdf.txt000817594.pdf.txtExtracted Texttext/plain69013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36327/2/000817594.pdf.txtbaf1b99e9caf8cf0f39b26b47ed81718MD52ORIGINAL000817594.pdf000817594.pdfTexto completoapplication/pdf161767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36327/1/000817594.pdfebbd4829a4d1361fda969c452d57bb84MD51THUMBNAIL000817594.pdf.jpg000817594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36327/3/000817594.pdf.jpg5915b5e986e8c4e9130b0cad9e04d4c6MD5310183/363272021-09-19 04:29:07.222273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
title Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
spellingShingle Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
Birnfeld, Liliane Costa
Disciplina escolar
Representação cultural
title_short Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
title_full Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
title_fullStr Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
title_full_unstemmed Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
title_sort Abrindo as cortinas da escola : representações dos alunos sobre in/disciplina escolar
author Birnfeld, Liliane Costa
author_facet Birnfeld, Liliane Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Birnfeld, Liliane Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traversini, Clarice Salete
contributor_str_mv Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina escolar
Representação cultural
topic Disciplina escolar
Representação cultural
description Analisar as representações culturais dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública em Porto Alegre/RS sobre a in/disciplina escolar é o objetivo deste trabalho. Ele inscreve-se na perspectiva dos Estudos Culturais numa abordagem pós-estruturalista e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Tem como principais conceitos, disciplina escolar, representação, discurso e relações de poder. Como metodologia foram propostas duas cenas de teatro pela pesquisadora, organizadas pelos alunos. A primeira, uma “cena de sala de aula”; a segunda, “a escola que nós queremos”. As cenas foram filmadas e num segundo encontro, os alunos assistiram aos vídeos para um debate sobre as apresentações. A partir das narrativas dos alunos sobre as cenas, foram organizadas três unidades de análise: a) as relações de poder e autoridade do professor em sala de aula; b) a estrutura da escola que se repete nas cenas e o jeito de ser aluno; c) “a escola que nós queremos”, uma forma diferente de pensá-la? As análises permitem constatar que a in/disciplina escolar ainda é um ‘problema’ para alunos e professores, mas dificilmente se saberia como proceder de outra forma, devido à prática escolar disciplinar se configurar em algo marcado e difundido ao longo dos tempos. Enfim, é possível vislumbrar que o ‘jeito de ser aluno’, imposto pela escola moderna, não serve mais para o aluno contemporâneo, mas é o único conhecido e aceito como ‘ideal’ nas representações dos próprios alunos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-13T01:20:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36327
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817594
url http://hdl.handle.net/10183/36327
identifier_str_mv 000817594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36327/2/000817594.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36327/1/000817594.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36327/3/000817594.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv baf1b99e9caf8cf0f39b26b47ed81718
ebbd4829a4d1361fda969c452d57bb84
5915b5e986e8c4e9130b0cad9e04d4c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420345249792