Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Cristina Gomes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201323
Resumo: Esse trabalho busca debruçar um olhar sobre a sala de informática de uma escola pública. Analisar de que forma a informática educativa pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma pesquisa no contexto in locus de uma escola pública. Foram realizados questionários com uma amostragem da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) visando compreender a funcionalidade desse espaço tanto quanto aos recursos físicos disponibilizados (equipamentos e acesso à internet), bem como quanto aos recursos humanos (professores que atuam na sala de informática). Também fora realizada uma análise documental com a finalidade de perceber como a sala de informática é contemplada no Projeto Politico Pedagógico e no Currículo Escolar da instituição de ensino. A partir dos dados obtidos, pretende-se, por fim, defender a sala de informática como um espaço da escola que deve ser/estar aberto, atuante e funcional, porque se entende que ela é, sim, um local privilegiado no desenvolvimento das aprendizagens dos conteúdos escolares e das competências para a vida através da tecnologia e do acesso à internet.
id UFRGS-2_3b378b0d09ea1543608a7a7affbccfc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201323
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Márcia Cristina Gomes daFranciscatto, Roberto2019-11-05T03:49:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/201323001105925Esse trabalho busca debruçar um olhar sobre a sala de informática de uma escola pública. Analisar de que forma a informática educativa pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma pesquisa no contexto in locus de uma escola pública. Foram realizados questionários com uma amostragem da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) visando compreender a funcionalidade desse espaço tanto quanto aos recursos físicos disponibilizados (equipamentos e acesso à internet), bem como quanto aos recursos humanos (professores que atuam na sala de informática). Também fora realizada uma análise documental com a finalidade de perceber como a sala de informática é contemplada no Projeto Politico Pedagógico e no Currículo Escolar da instituição de ensino. A partir dos dados obtidos, pretende-se, por fim, defender a sala de informática como um espaço da escola que deve ser/estar aberto, atuante e funcional, porque se entende que ela é, sim, um local privilegiado no desenvolvimento das aprendizagens dos conteúdos escolares e das competências para a vida através da tecnologia e do acesso à internet.This works seeks to have to a look at the computer room of a public school. Analyze in what way educational computing can significantly contribute to the teaching and learning process by the means of a research in locus context of a public school. Questionnaires were applied with a sampling of the school community (parents, students, teachers and staff members) aiming to comprehend the functionality of this space and the physical resources available (equipment and internet access), as well as the human resources (teachers that operate on the computer room). It was also realized a documentary analysis with the purpose of discerning how the computer room is regarded in the Political Pedagogical Project and the School Curriculum of the teaching institution. From the obtained data, it is intended, finally, to defend the computer room as place from the school that should always be open, active and functional, because it is understood that it indeed it is a privileged location in the developing of the school's content learning and in the abilities for life through technology and internet access.application/pdfporInformáticaAprendizagemCompetênciasCurrículoProfessorComputadorComputer roomEducational InformaticsComputerLearningSkillsSchool CurriculumTeacherSala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!Computer lab in public school : here learning can also happen!info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105925.pdf.txt001105925.pdf.txtExtracted Texttext/plain65362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201323/2/001105925.pdf.txt67f0aa7bc3a4a9cee7a2a97ca39ae9f8MD52ORIGINAL001105925.pdfTexto completoapplication/pdf1648506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201323/1/001105925.pdf78006881e0b10365341291563e1cb896MD5110183/2013232019-11-06 04:47:43.510725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201323Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-11-06T06:47:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Computer lab in public school : here learning can also happen!
title Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!
spellingShingle Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!
Silva, Márcia Cristina Gomes da
Informática
Aprendizagem
Competências
Currículo
Professor
Computador
Computer room
Educational Informatics
Computer
Learning
Skills
School Curriculum
Teacher
title_short Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!
title_full Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!
title_fullStr Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!
title_full_unstemmed Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!
title_sort Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!
author Silva, Márcia Cristina Gomes da
author_facet Silva, Márcia Cristina Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcia Cristina Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franciscatto, Roberto
contributor_str_mv Franciscatto, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Aprendizagem
Competências
Currículo
Professor
Computador
topic Informática
Aprendizagem
Competências
Currículo
Professor
Computador
Computer room
Educational Informatics
Computer
Learning
Skills
School Curriculum
Teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer room
Educational Informatics
Computer
Learning
Skills
School Curriculum
Teacher
description Esse trabalho busca debruçar um olhar sobre a sala de informática de uma escola pública. Analisar de que forma a informática educativa pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma pesquisa no contexto in locus de uma escola pública. Foram realizados questionários com uma amostragem da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) visando compreender a funcionalidade desse espaço tanto quanto aos recursos físicos disponibilizados (equipamentos e acesso à internet), bem como quanto aos recursos humanos (professores que atuam na sala de informática). Também fora realizada uma análise documental com a finalidade de perceber como a sala de informática é contemplada no Projeto Politico Pedagógico e no Currículo Escolar da instituição de ensino. A partir dos dados obtidos, pretende-se, por fim, defender a sala de informática como um espaço da escola que deve ser/estar aberto, atuante e funcional, porque se entende que ela é, sim, um local privilegiado no desenvolvimento das aprendizagens dos conteúdos escolares e das competências para a vida através da tecnologia e do acesso à internet.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-05T03:49:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201323
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105925
url http://hdl.handle.net/10183/201323
identifier_str_mv 001105925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201323/2/001105925.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201323/1/001105925.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 67f0aa7bc3a4a9cee7a2a97ca39ae9f8
78006881e0b10365341291563e1cb896
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724676395237376