Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201323 |
Resumo: | Esse trabalho busca debruçar um olhar sobre a sala de informática de uma escola pública. Analisar de que forma a informática educativa pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma pesquisa no contexto in locus de uma escola pública. Foram realizados questionários com uma amostragem da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) visando compreender a funcionalidade desse espaço tanto quanto aos recursos físicos disponibilizados (equipamentos e acesso à internet), bem como quanto aos recursos humanos (professores que atuam na sala de informática). Também fora realizada uma análise documental com a finalidade de perceber como a sala de informática é contemplada no Projeto Politico Pedagógico e no Currículo Escolar da instituição de ensino. A partir dos dados obtidos, pretende-se, por fim, defender a sala de informática como um espaço da escola que deve ser/estar aberto, atuante e funcional, porque se entende que ela é, sim, um local privilegiado no desenvolvimento das aprendizagens dos conteúdos escolares e das competências para a vida através da tecnologia e do acesso à internet. |
id |
UFRGS-2_3b378b0d09ea1543608a7a7affbccfc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201323 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Márcia Cristina Gomes daFranciscatto, Roberto2019-11-05T03:49:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/201323001105925Esse trabalho busca debruçar um olhar sobre a sala de informática de uma escola pública. Analisar de que forma a informática educativa pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma pesquisa no contexto in locus de uma escola pública. Foram realizados questionários com uma amostragem da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) visando compreender a funcionalidade desse espaço tanto quanto aos recursos físicos disponibilizados (equipamentos e acesso à internet), bem como quanto aos recursos humanos (professores que atuam na sala de informática). Também fora realizada uma análise documental com a finalidade de perceber como a sala de informática é contemplada no Projeto Politico Pedagógico e no Currículo Escolar da instituição de ensino. A partir dos dados obtidos, pretende-se, por fim, defender a sala de informática como um espaço da escola que deve ser/estar aberto, atuante e funcional, porque se entende que ela é, sim, um local privilegiado no desenvolvimento das aprendizagens dos conteúdos escolares e das competências para a vida através da tecnologia e do acesso à internet.This works seeks to have to a look at the computer room of a public school. Analyze in what way educational computing can significantly contribute to the teaching and learning process by the means of a research in locus context of a public school. Questionnaires were applied with a sampling of the school community (parents, students, teachers and staff members) aiming to comprehend the functionality of this space and the physical resources available (equipment and internet access), as well as the human resources (teachers that operate on the computer room). It was also realized a documentary analysis with the purpose of discerning how the computer room is regarded in the Political Pedagogical Project and the School Curriculum of the teaching institution. From the obtained data, it is intended, finally, to defend the computer room as place from the school that should always be open, active and functional, because it is understood that it indeed it is a privileged location in the developing of the school's content learning and in the abilities for life through technology and internet access.application/pdfporInformáticaAprendizagemCompetênciasCurrículoProfessorComputadorComputer roomEducational InformaticsComputerLearningSkillsSchool CurriculumTeacherSala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!Computer lab in public school : here learning can also happen!info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105925.pdf.txt001105925.pdf.txtExtracted Texttext/plain65362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201323/2/001105925.pdf.txt67f0aa7bc3a4a9cee7a2a97ca39ae9f8MD52ORIGINAL001105925.pdfTexto completoapplication/pdf1648506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201323/1/001105925.pdf78006881e0b10365341291563e1cb896MD5110183/2013232019-11-06 04:47:43.510725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201323Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-11-06T06:47:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer! |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Computer lab in public school : here learning can also happen! |
title |
Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer! |
spellingShingle |
Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer! Silva, Márcia Cristina Gomes da Informática Aprendizagem Competências Currículo Professor Computador Computer room Educational Informatics Computer Learning Skills School Curriculum Teacher |
title_short |
Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer! |
title_full |
Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer! |
title_fullStr |
Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer! |
title_full_unstemmed |
Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer! |
title_sort |
Sala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer! |
author |
Silva, Márcia Cristina Gomes da |
author_facet |
Silva, Márcia Cristina Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Márcia Cristina Gomes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franciscatto, Roberto |
contributor_str_mv |
Franciscatto, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Aprendizagem Competências Currículo Professor Computador |
topic |
Informática Aprendizagem Competências Currículo Professor Computador Computer room Educational Informatics Computer Learning Skills School Curriculum Teacher |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer room Educational Informatics Computer Learning Skills School Curriculum Teacher |
description |
Esse trabalho busca debruçar um olhar sobre a sala de informática de uma escola pública. Analisar de que forma a informática educativa pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma pesquisa no contexto in locus de uma escola pública. Foram realizados questionários com uma amostragem da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) visando compreender a funcionalidade desse espaço tanto quanto aos recursos físicos disponibilizados (equipamentos e acesso à internet), bem como quanto aos recursos humanos (professores que atuam na sala de informática). Também fora realizada uma análise documental com a finalidade de perceber como a sala de informática é contemplada no Projeto Politico Pedagógico e no Currículo Escolar da instituição de ensino. A partir dos dados obtidos, pretende-se, por fim, defender a sala de informática como um espaço da escola que deve ser/estar aberto, atuante e funcional, porque se entende que ela é, sim, um local privilegiado no desenvolvimento das aprendizagens dos conteúdos escolares e das competências para a vida através da tecnologia e do acesso à internet. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-05T03:49:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201323 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001105925 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201323 |
identifier_str_mv |
001105925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201323/2/001105925.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201323/1/001105925.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67f0aa7bc3a4a9cee7a2a97ca39ae9f8 78006881e0b10365341291563e1cb896 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724676395237376 |