Considerações acerca do tratamento dos advérbios formados com o sufixo -mente em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/60696 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal investigar o tratamento dedicado aos advérbios em –mente nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, evidenciando que o sufixo –mente pode fornecer aos advérbios características “extrafrásicas”, ou seja, a possibilidade de os advérbios assim formados acrescentarem ao enunciado informações que não são diretamente veiculadas no conteúdo proposicional da frase. Consideramos que a informação veiculada por esse tipo de advérbio é importante para os alunos, à medida que lhes faculta uma competência de leitura superior à decodificação superficial do sentido depreendido apenas do conteúdo proposional. Nesse sentido, além de sistematizar o que gramáticos e linguistas dizem sobre o tema, analisamos em que medida os livros didáticos explicam essa função especial dos advérbios formados com o sufixo –mente. Perseguindo esse objetivo, iniciamos nosso trabalho a partir do estudo de algumas concepções teóricas a respeito dos advérbios, procurando encontrar nessas descrições gramaticais, explicações adequadas ao que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em especial, ao analisar a descrição do fenômeno sob a ótica de Evanildo Bechara, de Celso Cunha e Lindley Cintra, de Mário Perini, de Eneida Bomfim, de Maria Helena M. Neves, de Mário Vilela e de Ingedore Koch. Esperamos que a leitura deste trabalho seja útil e proveitosa para aqueles que buscam, através de uma análise mais aprofundada do funcionamento do sistema linguístico, ampliar seu conhecimento sobre as diferentes possibilidades de uso da linguagem, em particular acerca dos diferentes sentidos que os advérbios formados com o sufixo –mente podem manifestar. |
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