A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga-Neto, Alfredo José da
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231250
Resumo: A partir de um ponto de vista que se coloca "de fora" do enquadramento iluminista, este artigo discute as diferenças e as limitações dos dois principais paradigmas segundo os quais, há várias décadas, vêm se articulando os discursos pedagógicos que tratam da Didática - o paradigma tecnicista e o paradigma crítico. Isso não é feito com o objetivo de apontar suas falhas ou suas inconsistências, mas para que, mostrando aquilo que têm em comum -justamente a aceitação das metanarrativas básicas da Modernidade -sirvam de contraste às possibilidades que advêm de uma perspectiva pós-estruturalista. Ao dispensar aquelas metanarrativas e ao assumir o caráter discursivo da realidade, a crítica pós-estruturalista coloca tudo sob "suspeita", submetendo até ela mesma ao constante escrutinio daquilo que diz e pensa; assim sendo, trata-se de uma hipercrítica que amplia e radicaliza a ação politica. Disso resultam conseqüências epistemológicas e pedagógicas importantes, que podem contribuir para novos entendimentos acerca de nossas práticas educacionais em sala de aula, sem o que será mais diflcil, senão impossivel, alterá-las no sentido de tomá-las mais justas e produtivas.
id UFRGS-2_3bbfcbbb6aee124665dbbf77913b0bc0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231250
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Veiga-Neto, Alfredo José da2021-10-26T04:28:01Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/231250000212022A partir de um ponto de vista que se coloca "de fora" do enquadramento iluminista, este artigo discute as diferenças e as limitações dos dois principais paradigmas segundo os quais, há várias décadas, vêm se articulando os discursos pedagógicos que tratam da Didática - o paradigma tecnicista e o paradigma crítico. Isso não é feito com o objetivo de apontar suas falhas ou suas inconsistências, mas para que, mostrando aquilo que têm em comum -justamente a aceitação das metanarrativas básicas da Modernidade -sirvam de contraste às possibilidades que advêm de uma perspectiva pós-estruturalista. Ao dispensar aquelas metanarrativas e ao assumir o caráter discursivo da realidade, a crítica pós-estruturalista coloca tudo sob "suspeita", submetendo até ela mesma ao constante escrutinio daquilo que diz e pensa; assim sendo, trata-se de uma hipercrítica que amplia e radicaliza a ação politica. Disso resultam conseqüências epistemológicas e pedagógicas importantes, que podem contribuir para novos entendimentos acerca de nossas práticas educacionais em sala de aula, sem o que será mais diflcil, senão impossivel, alterá-las no sentido de tomá-las mais justas e produtivas.From a post-structuralist point of view, this papper discuss the ditferences between the two moderns paradigms in which the modem pedagogic discourses are framed - the "technicism" and the criticism. This is done in order to show what they have in common and as a contrast in relation to the new educational possibilities of the poststructuralism. Taking for granted the discursive "character" of reality, the post-structuralist criticism puts itself under suspect and, so, it enlarges and radicalizes our political-practices. The epistemological and pedagogical results of this perspective are very important to understand and to change our pedagogic practices.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 161-175DidáticaSala de aulaTecnicismoPós-estruturalismoDidacticsPost-structuralist criticismTechnicismCriticai educational theoryA didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalistaDidadicts and the classroom experiences from a post-structuralist point ofview info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000212022.pdf.txt000212022.pdf.txtExtracted Texttext/plain43954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231250/2/000212022.pdf.txt90d9fce796d6ab6be8fb805d79f60971MD52ORIGINAL000212022.pdfTexto completoapplication/pdf328663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231250/1/000212022.pdffce14463dbdae18063911eb91a2f5c0aMD5110183/2312502021-11-20 06:01:30.828266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:01:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Didadicts and the classroom experiences from a post-structuralist point ofview
title A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista
spellingShingle A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista
Veiga-Neto, Alfredo José da
Didática
Sala de aula
Tecnicismo
Pós-estruturalismo
Didactics
Post-structuralist criticism
Technicism
Criticai educational theory
title_short A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista
title_full A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista
title_fullStr A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista
title_full_unstemmed A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista
title_sort A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista
author Veiga-Neto, Alfredo José da
author_facet Veiga-Neto, Alfredo José da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Sala de aula
Tecnicismo
Pós-estruturalismo
topic Didática
Sala de aula
Tecnicismo
Pós-estruturalismo
Didactics
Post-structuralist criticism
Technicism
Criticai educational theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactics
Post-structuralist criticism
Technicism
Criticai educational theory
description A partir de um ponto de vista que se coloca "de fora" do enquadramento iluminista, este artigo discute as diferenças e as limitações dos dois principais paradigmas segundo os quais, há várias décadas, vêm se articulando os discursos pedagógicos que tratam da Didática - o paradigma tecnicista e o paradigma crítico. Isso não é feito com o objetivo de apontar suas falhas ou suas inconsistências, mas para que, mostrando aquilo que têm em comum -justamente a aceitação das metanarrativas básicas da Modernidade -sirvam de contraste às possibilidades que advêm de uma perspectiva pós-estruturalista. Ao dispensar aquelas metanarrativas e ao assumir o caráter discursivo da realidade, a crítica pós-estruturalista coloca tudo sob "suspeita", submetendo até ela mesma ao constante escrutinio daquilo que diz e pensa; assim sendo, trata-se de uma hipercrítica que amplia e radicaliza a ação politica. Disso resultam conseqüências epistemológicas e pedagógicas importantes, que podem contribuir para novos entendimentos acerca de nossas práticas educacionais em sala de aula, sem o que será mais diflcil, senão impossivel, alterá-las no sentido de tomá-las mais justas e produtivas.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-26T04:28:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231250
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000212022
identifier_str_mv 0100-3143
000212022
url http://hdl.handle.net/10183/231250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 161-175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231250/2/000212022.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231250/1/000212022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90d9fce796d6ab6be8fb805d79f60971
fce14463dbdae18063911eb91a2f5c0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225040593682432