A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231250 |
Resumo: | A partir de um ponto de vista que se coloca "de fora" do enquadramento iluminista, este artigo discute as diferenças e as limitações dos dois principais paradigmas segundo os quais, há várias décadas, vêm se articulando os discursos pedagógicos que tratam da Didática - o paradigma tecnicista e o paradigma crítico. Isso não é feito com o objetivo de apontar suas falhas ou suas inconsistências, mas para que, mostrando aquilo que têm em comum -justamente a aceitação das metanarrativas básicas da Modernidade -sirvam de contraste às possibilidades que advêm de uma perspectiva pós-estruturalista. Ao dispensar aquelas metanarrativas e ao assumir o caráter discursivo da realidade, a crítica pós-estruturalista coloca tudo sob "suspeita", submetendo até ela mesma ao constante escrutinio daquilo que diz e pensa; assim sendo, trata-se de uma hipercrítica que amplia e radicaliza a ação politica. Disso resultam conseqüências epistemológicas e pedagógicas importantes, que podem contribuir para novos entendimentos acerca de nossas práticas educacionais em sala de aula, sem o que será mais diflcil, senão impossivel, alterá-las no sentido de tomá-las mais justas e produtivas. |
id |
UFRGS-2_3bbfcbbb6aee124665dbbf77913b0bc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231250 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Veiga-Neto, Alfredo José da2021-10-26T04:28:01Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/231250000212022A partir de um ponto de vista que se coloca "de fora" do enquadramento iluminista, este artigo discute as diferenças e as limitações dos dois principais paradigmas segundo os quais, há várias décadas, vêm se articulando os discursos pedagógicos que tratam da Didática - o paradigma tecnicista e o paradigma crítico. Isso não é feito com o objetivo de apontar suas falhas ou suas inconsistências, mas para que, mostrando aquilo que têm em comum -justamente a aceitação das metanarrativas básicas da Modernidade -sirvam de contraste às possibilidades que advêm de uma perspectiva pós-estruturalista. Ao dispensar aquelas metanarrativas e ao assumir o caráter discursivo da realidade, a crítica pós-estruturalista coloca tudo sob "suspeita", submetendo até ela mesma ao constante escrutinio daquilo que diz e pensa; assim sendo, trata-se de uma hipercrítica que amplia e radicaliza a ação politica. Disso resultam conseqüências epistemológicas e pedagógicas importantes, que podem contribuir para novos entendimentos acerca de nossas práticas educacionais em sala de aula, sem o que será mais diflcil, senão impossivel, alterá-las no sentido de tomá-las mais justas e produtivas.From a post-structuralist point of view, this papper discuss the ditferences between the two moderns paradigms in which the modem pedagogic discourses are framed - the "technicism" and the criticism. This is done in order to show what they have in common and as a contrast in relation to the new educational possibilities of the poststructuralism. Taking for granted the discursive "character" of reality, the post-structuralist criticism puts itself under suspect and, so, it enlarges and radicalizes our political-practices. The epistemological and pedagogical results of this perspective are very important to understand and to change our pedagogic practices.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 161-175DidáticaSala de aulaTecnicismoPós-estruturalismoDidacticsPost-structuralist criticismTechnicismCriticai educational theoryA didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalistaDidadicts and the classroom experiences from a post-structuralist point ofview info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000212022.pdf.txt000212022.pdf.txtExtracted Texttext/plain43954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231250/2/000212022.pdf.txt90d9fce796d6ab6be8fb805d79f60971MD52ORIGINAL000212022.pdfTexto completoapplication/pdf328663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231250/1/000212022.pdffce14463dbdae18063911eb91a2f5c0aMD5110183/2312502021-11-20 06:01:30.828266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:01:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Didadicts and the classroom experiences from a post-structuralist point ofview |
title |
A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista |
spellingShingle |
A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista Veiga-Neto, Alfredo José da Didática Sala de aula Tecnicismo Pós-estruturalismo Didactics Post-structuralist criticism Technicism Criticai educational theory |
title_short |
A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista |
title_full |
A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista |
title_fullStr |
A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista |
title_full_unstemmed |
A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista |
title_sort |
A didática e as experiências de sala de aula : uma visão pós-estruturalista |
author |
Veiga-Neto, Alfredo José da |
author_facet |
Veiga-Neto, Alfredo José da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga-Neto, Alfredo José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Sala de aula Tecnicismo Pós-estruturalismo |
topic |
Didática Sala de aula Tecnicismo Pós-estruturalismo Didactics Post-structuralist criticism Technicism Criticai educational theory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactics Post-structuralist criticism Technicism Criticai educational theory |
description |
A partir de um ponto de vista que se coloca "de fora" do enquadramento iluminista, este artigo discute as diferenças e as limitações dos dois principais paradigmas segundo os quais, há várias décadas, vêm se articulando os discursos pedagógicos que tratam da Didática - o paradigma tecnicista e o paradigma crítico. Isso não é feito com o objetivo de apontar suas falhas ou suas inconsistências, mas para que, mostrando aquilo que têm em comum -justamente a aceitação das metanarrativas básicas da Modernidade -sirvam de contraste às possibilidades que advêm de uma perspectiva pós-estruturalista. Ao dispensar aquelas metanarrativas e ao assumir o caráter discursivo da realidade, a crítica pós-estruturalista coloca tudo sob "suspeita", submetendo até ela mesma ao constante escrutinio daquilo que diz e pensa; assim sendo, trata-se de uma hipercrítica que amplia e radicaliza a ação politica. Disso resultam conseqüências epistemológicas e pedagógicas importantes, que podem contribuir para novos entendimentos acerca de nossas práticas educacionais em sala de aula, sem o que será mais diflcil, senão impossivel, alterá-las no sentido de tomá-las mais justas e produtivas. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-26T04:28:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231250 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000212022 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000212022 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 161-175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231250/2/000212022.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231250/1/000212022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90d9fce796d6ab6be8fb805d79f60971 fce14463dbdae18063911eb91a2f5c0a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225040593682432 |