Investigação dos níveis de vibração em usuários de diferentes modelos de bicicletas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197408 |
Resumo: | Atualmente o meio de transporte diário e de lazer, por meio de bicicletas, está cada vez mais popular, em função de sua sustentabilidade, auxiliando na diminuição da emissão de gases de efeitos nocivos e melhorando a saúde individual do usuário e diminuindo a poluição das cidades. A investigação das vibrações atuantes em usuários deste meio de locomoção é importante para avaliar seu potencial de risco à saúde assim como avaliar seu nível de conforto, com o intuito de tornar este meio de transporte ainda mais atrativo. Este trabalho avalia experimentalmente os níveis de vibração em usuários de bicicletas a partir de um conjunto de medições utilizando acelerômetros tri-axiais e sistema de aquisição de dados. Estas informações são utilizadas para comparações com trabalhos existentes na literatura que fazem medições similares. Ao final do trabalho, são obtidas informações suficientes para classificar os níveis de vibração na atividade ciclística frente a critérios estabelecidos de conforto/saúde. Também é gerado com este trabalho, conhecimento sobre a causas da vibração e assim como propõe-se possibilidades de melhorias, quer seja em vias ou nas bicicletas propriamente ditas a fim de melhorar seu desempenho quanto ao conforto e à saúde na exposição à vibração. |
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Rocha, Guilherme OliveiraGomes, Herbert MartinsFedatto Neto, Mário2019-07-26T02:31:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/197408001098075Atualmente o meio de transporte diário e de lazer, por meio de bicicletas, está cada vez mais popular, em função de sua sustentabilidade, auxiliando na diminuição da emissão de gases de efeitos nocivos e melhorando a saúde individual do usuário e diminuindo a poluição das cidades. A investigação das vibrações atuantes em usuários deste meio de locomoção é importante para avaliar seu potencial de risco à saúde assim como avaliar seu nível de conforto, com o intuito de tornar este meio de transporte ainda mais atrativo. Este trabalho avalia experimentalmente os níveis de vibração em usuários de bicicletas a partir de um conjunto de medições utilizando acelerômetros tri-axiais e sistema de aquisição de dados. Estas informações são utilizadas para comparações com trabalhos existentes na literatura que fazem medições similares. Ao final do trabalho, são obtidas informações suficientes para classificar os níveis de vibração na atividade ciclística frente a critérios estabelecidos de conforto/saúde. Também é gerado com este trabalho, conhecimento sobre a causas da vibração e assim como propõe-se possibilidades de melhorias, quer seja em vias ou nas bicicletas propriamente ditas a fim de melhorar seu desempenho quanto ao conforto e à saúde na exposição à vibração.Nowadays, the means of daily and leisure transportation by bicycles is increasingly popular, due to its sustainability, and to be a way to help reducing emissions of harmful gases and improving the individual’s health and decreasing city pollution. The investigation of the vibrations acting on users of this means of locomotion is important to evaluate their potential health risk as well as evaluate their comfort level, in order to make this way of transportation even more attractive. This work evaluates experimentally the vibration levels in bicycle users at Porto Alegre city, from a set of data measurements using tri-axial accelerometers and data acquisition system. This information is used as comparisons with existing literature that make similar measurements. At the end of the work, sufficient information is obtained to classify vibration levels in the cycling activity against established comfort / health criteria. It is also generated with this work, knowledge about the causes of vibration and so it proposes possibilities of improvements, either in roads or on the bikes themselves in order to improve their performance as to the comfort and health in the exposure to vibration.application/pdfporVibração mecânicaCorpo humanoBicicletaWhole body vibrationHuman body vibrationExposure to VibrationInvestigação dos níveis de vibração em usuários de diferentes modelos de bicicletasInvestigation of vibration levels in users of different bicycle models info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098075.pdf.txt001098075.pdf.txtExtracted Texttext/plain61875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197408/2/001098075.pdf.txtd00e0ee9cb7fc52723cbc9b6d2177ac1MD52ORIGINAL001098075.pdfTexto completoapplication/pdf2935175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197408/1/001098075.pdfe1acce0099d0e3ef2560531e2f03a43fMD5110183/1974082019-07-27 02:32:14.402738oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197408Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-27T05:32:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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