Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95919 |
Resumo: | Considerando as taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos nas escolas públicas, registradas em 20101, a situação é preocupante. É fundamental buscarmos práticas inovadoras para reverter esta realidade, melhorar a aprendizagem e possibilitar o sucesso e a permanência dos alunos na escola. Este trabalho apresenta uma alternativa que visa contribuir para a diminuição do fracasso escolar relacionado com o saber matemático: o uso de software educacional, como recurso pedagógico, que possibilite o entendimento das operações, regras de sinais e a contextualização no estudo dos números positivos e negativos. Deste modo analisamos alguns softwares educacionais e escolhemos o software educacional TIC TAC GO2. A presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: O uso Software Educacional TIC TAC GO pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos números positivos e negativos na disciplina de matemática dos alunos de EJA? A partir daí foi desenvolvida uma atividade pedagógica desde 2010, pela equipe gestora, em uma escola pública localizada na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Durante as atividades percebeu-se que o uso do software educacional auxiliou os alunos a entenderem conceitos matemáticos fundamentais referentes aos números positivos e negativos. Observamos motivação e interesse destes alunos em concretizarem a proposta, e facilidade para entenderem a dinâmica do software. A dificuldade apresentada foi nas regras de sinais, no entanto, diante deste problema, intercedemos para que os alunos tivessem o entendimento correto, através da reflexão e contextualização. |
id |
UFRGS-2_3c3b79036c786f7ae5062591bdd18663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95919 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Clara Celina FerreiraMaria, Sandra Andrea Assumpção2014-06-03T02:03:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/95919000912291Considerando as taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos nas escolas públicas, registradas em 20101, a situação é preocupante. É fundamental buscarmos práticas inovadoras para reverter esta realidade, melhorar a aprendizagem e possibilitar o sucesso e a permanência dos alunos na escola. Este trabalho apresenta uma alternativa que visa contribuir para a diminuição do fracasso escolar relacionado com o saber matemático: o uso de software educacional, como recurso pedagógico, que possibilite o entendimento das operações, regras de sinais e a contextualização no estudo dos números positivos e negativos. Deste modo analisamos alguns softwares educacionais e escolhemos o software educacional TIC TAC GO2. A presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: O uso Software Educacional TIC TAC GO pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos números positivos e negativos na disciplina de matemática dos alunos de EJA? A partir daí foi desenvolvida uma atividade pedagógica desde 2010, pela equipe gestora, em uma escola pública localizada na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Durante as atividades percebeu-se que o uso do software educacional auxiliou os alunos a entenderem conceitos matemáticos fundamentais referentes aos números positivos e negativos. Observamos motivação e interesse destes alunos em concretizarem a proposta, e facilidade para entenderem a dinâmica do software. A dificuldade apresentada foi nas regras de sinais, no entanto, diante deste problema, intercedemos para que os alunos tivessem o entendimento correto, através da reflexão e contextualização.Considering adoption rates, repetition and dropout of students in public schools, registered in 20101, the situation is worrisome. It is essential to seek innovative practices to reverse this reality, enhance learning and enable the success and retention of students in school. This work presents an alternative that aims to contribute to the reduction of school failure related to mathematical knowledge: the use of educational software, as a pedagogical resource, which enables the understanding of the operations, rules of signs and contextualization in the study of positive and negative numbers. Thus we analyze some educational software and educational software chose TIC TAC GO2. This research seeks to answer the following question: Using Educational Software TIC TAC GO can help to improve the learning of positive and negative numbers in the discipline of mathematics students EJA? From there we developed a pedagogical activity since 2010, the management team, in a public school located in the Central Region of the State of Rio Grande do Sul, with students of the Youth and Adult Basic Education. During activities was realized that the use of educational software helped students understand fundamental mathematical concepts related to positive and negative numbers. We observed students' motivation and interest in the proposal materialize, and easy to understand the dynamics of the software. The difficulty was presented in the rules of signs, however intercede before this problem so that students have the right understanding through reflection and contextualization.application/pdfporTecnologia educacionalSoftware educacionalMatemáticaEnsinoEducational softwareEducationMathSoftware educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912291.pdf000912291.pdfTexto completoapplication/pdf1366852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95919/1/000912291.pdf368ea9146430beb238ea1b62c67b94b0MD51TEXT000912291.pdf.txt000912291.pdf.txtExtracted Texttext/plain92004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95919/2/000912291.pdf.txta969386c44c5ff02ce9784a844ad8cffMD52THUMBNAIL000912291.pdf.jpg000912291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95919/3/000912291.pdf.jpgadb2f448dfa8097236d4f404a28ebec6MD5310183/959192018-10-16 07:57:20.042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95919Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática |
title |
Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática |
spellingShingle |
Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática Dias, Clara Celina Ferreira Tecnologia educacional Software educacional Matemática Ensino Educational software Education Math |
title_short |
Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática |
title_full |
Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática |
title_fullStr |
Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática |
title_full_unstemmed |
Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática |
title_sort |
Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática |
author |
Dias, Clara Celina Ferreira |
author_facet |
Dias, Clara Celina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Clara Celina Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria, Sandra Andrea Assumpção |
contributor_str_mv |
Maria, Sandra Andrea Assumpção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Software educacional Matemática Ensino |
topic |
Tecnologia educacional Software educacional Matemática Ensino Educational software Education Math |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational software Education Math |
description |
Considerando as taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos nas escolas públicas, registradas em 20101, a situação é preocupante. É fundamental buscarmos práticas inovadoras para reverter esta realidade, melhorar a aprendizagem e possibilitar o sucesso e a permanência dos alunos na escola. Este trabalho apresenta uma alternativa que visa contribuir para a diminuição do fracasso escolar relacionado com o saber matemático: o uso de software educacional, como recurso pedagógico, que possibilite o entendimento das operações, regras de sinais e a contextualização no estudo dos números positivos e negativos. Deste modo analisamos alguns softwares educacionais e escolhemos o software educacional TIC TAC GO2. A presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: O uso Software Educacional TIC TAC GO pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos números positivos e negativos na disciplina de matemática dos alunos de EJA? A partir daí foi desenvolvida uma atividade pedagógica desde 2010, pela equipe gestora, em uma escola pública localizada na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Durante as atividades percebeu-se que o uso do software educacional auxiliou os alunos a entenderem conceitos matemáticos fundamentais referentes aos números positivos e negativos. Observamos motivação e interesse destes alunos em concretizarem a proposta, e facilidade para entenderem a dinâmica do software. A dificuldade apresentada foi nas regras de sinais, no entanto, diante deste problema, intercedemos para que os alunos tivessem o entendimento correto, através da reflexão e contextualização. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95919 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912291 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95919 |
identifier_str_mv |
000912291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95919/1/000912291.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95919/2/000912291.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95919/3/000912291.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
368ea9146430beb238ea1b62c67b94b0 a969386c44c5ff02ce9784a844ad8cff adb2f448dfa8097236d4f404a28ebec6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465783193600 |