Gestão em educação suas expectativas e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202768 |
Resumo: | Esse trabalho aborda o tema da gestão em educação, abrangendo aspectos como democracia, gestão administrativa, posição social e política, cultura e currículo, e cultura institucional, entre outros. Ao pesquisar o tema observou-se que há necessidade de rever os possíveis desafios e buscar as compatíveis soluções, discutindo metodologias, organizando mudanças na gestão educacional, priorizando o projeto político pedagógico e viabilizando novas práticas, sem esquecer de oferecer a formação e a capacitação dos professores para um trabalho de excelência. Na atualidade, têm-se desafios em todas as instituições de ensino e sabe-se que vencê-los não é um processo fácil, pois cada necessidade exige adaptações, seja na estrutura física ou quanto aos profissionais que nelas atuam. É uma tarefa que exige aperfeiçoamento constante, visando uma educação humanitária e eficiente. Assim, através de pesquisa qualitativa em obras de autores que aprofundaram este tema, buscou-se discutir aspectos que envolvem toda a comunidade escolar e que são essenciais para a elaboração e execução de propostas pedagógicas eficientes, que busquem a participação de todos os interessados e responsáveis no processo de tomada de decisão, construindo uma educação inclusiva, coletiva e participativa. |
id |
UFRGS-2_3c61b843c436b531b327fff982f01ef4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202768 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sartori, Vera MariaTerres, Mellina da SilvaNunes, Adriana Paz2019-12-18T04:00:55Z2019http://hdl.handle.net/10183/202768001106533Esse trabalho aborda o tema da gestão em educação, abrangendo aspectos como democracia, gestão administrativa, posição social e política, cultura e currículo, e cultura institucional, entre outros. Ao pesquisar o tema observou-se que há necessidade de rever os possíveis desafios e buscar as compatíveis soluções, discutindo metodologias, organizando mudanças na gestão educacional, priorizando o projeto político pedagógico e viabilizando novas práticas, sem esquecer de oferecer a formação e a capacitação dos professores para um trabalho de excelência. Na atualidade, têm-se desafios em todas as instituições de ensino e sabe-se que vencê-los não é um processo fácil, pois cada necessidade exige adaptações, seja na estrutura física ou quanto aos profissionais que nelas atuam. É uma tarefa que exige aperfeiçoamento constante, visando uma educação humanitária e eficiente. Assim, através de pesquisa qualitativa em obras de autores que aprofundaram este tema, buscou-se discutir aspectos que envolvem toda a comunidade escolar e que são essenciais para a elaboração e execução de propostas pedagógicas eficientes, que busquem a participação de todos os interessados e responsáveis no processo de tomada de decisão, construindo uma educação inclusiva, coletiva e participativa.This work addresses the theme of management in education, covering aspects such as democracy, administrative management, social and political position, culture and curriculum, and institutional culture, among others. In researching the theme, it was observed that there is a need to review possible challenges and seek compatible solutions, discussing methodologies, organizing changes in educational management, prioritizing the pedagogical political project and making new practices feasible, without forgetting to offer training and capacity building for teachers for a job of excellence. At present, there are challenges in all educational institutions and it is known that overcoming them is not an easy process, because each need requires adaptations, either in the physical structure or the professionals in them. It is a task that requires constant improvement, aiming at a humane and efficient education. Thus, through a qualitative research in works of authors that study the theme, we sought to discuss aspects that involve the whole school community and that are essential for the elaboration and execution of efficient pedagogical proposals that seek the participation of all the stakeholders and decision makers, building an inclusive, collective and participatory education.application/pdfporAdministração públicaGestão educacionalEducational managementDemocratic managementPolitical pedagogical projectInnovationParticipation and changeGestão em educação suas expectativas e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106533.pdf.txt001106533.pdf.txtExtracted Texttext/plain76788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202768/2/001106533.pdf.txtf6fe9c2da1a75e9026a38f2f844ffdf2MD52ORIGINAL001106533.pdfTexto completoapplication/pdf273098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202768/1/001106533.pdfcf1684010e3e1321ffed1197cc1b877eMD5110183/2027682019-12-19 05:01:26.868721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202768Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-19T07:01:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão em educação suas expectativas e desafios |
title |
Gestão em educação suas expectativas e desafios |
spellingShingle |
Gestão em educação suas expectativas e desafios Sartori, Vera Maria Administração pública Gestão educacional Educational management Democratic management Political pedagogical project Innovation Participation and change |
title_short |
Gestão em educação suas expectativas e desafios |
title_full |
Gestão em educação suas expectativas e desafios |
title_fullStr |
Gestão em educação suas expectativas e desafios |
title_full_unstemmed |
Gestão em educação suas expectativas e desafios |
title_sort |
Gestão em educação suas expectativas e desafios |
author |
Sartori, Vera Maria |
author_facet |
Sartori, Vera Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Vera Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Terres, Mellina da Silva |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Nunes, Adriana Paz |
contributor_str_mv |
Terres, Mellina da Silva Nunes, Adriana Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração pública Gestão educacional |
topic |
Administração pública Gestão educacional Educational management Democratic management Political pedagogical project Innovation Participation and change |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational management Democratic management Political pedagogical project Innovation Participation and change |
description |
Esse trabalho aborda o tema da gestão em educação, abrangendo aspectos como democracia, gestão administrativa, posição social e política, cultura e currículo, e cultura institucional, entre outros. Ao pesquisar o tema observou-se que há necessidade de rever os possíveis desafios e buscar as compatíveis soluções, discutindo metodologias, organizando mudanças na gestão educacional, priorizando o projeto político pedagógico e viabilizando novas práticas, sem esquecer de oferecer a formação e a capacitação dos professores para um trabalho de excelência. Na atualidade, têm-se desafios em todas as instituições de ensino e sabe-se que vencê-los não é um processo fácil, pois cada necessidade exige adaptações, seja na estrutura física ou quanto aos profissionais que nelas atuam. É uma tarefa que exige aperfeiçoamento constante, visando uma educação humanitária e eficiente. Assim, através de pesquisa qualitativa em obras de autores que aprofundaram este tema, buscou-se discutir aspectos que envolvem toda a comunidade escolar e que são essenciais para a elaboração e execução de propostas pedagógicas eficientes, que busquem a participação de todos os interessados e responsáveis no processo de tomada de decisão, construindo uma educação inclusiva, coletiva e participativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-18T04:00:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/202768 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106533 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/202768 |
identifier_str_mv |
001106533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202768/2/001106533.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202768/1/001106533.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6fe9c2da1a75e9026a38f2f844ffdf2 cf1684010e3e1321ffed1197cc1b877e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447257723437056 |