Gestão em educação suas expectativas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Vera Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202768
Resumo: Esse trabalho aborda o tema da gestão em educação, abrangendo aspectos como democracia, gestão administrativa, posição social e política, cultura e currículo, e cultura institucional, entre outros. Ao pesquisar o tema observou-se que há necessidade de rever os possíveis desafios e buscar as compatíveis soluções, discutindo metodologias, organizando mudanças na gestão educacional, priorizando o projeto político pedagógico e viabilizando novas práticas, sem esquecer de oferecer a formação e a capacitação dos professores para um trabalho de excelência. Na atualidade, têm-se desafios em todas as instituições de ensino e sabe-se que vencê-los não é um processo fácil, pois cada necessidade exige adaptações, seja na estrutura física ou quanto aos profissionais que nelas atuam. É uma tarefa que exige aperfeiçoamento constante, visando uma educação humanitária e eficiente. Assim, através de pesquisa qualitativa em obras de autores que aprofundaram este tema, buscou-se discutir aspectos que envolvem toda a comunidade escolar e que são essenciais para a elaboração e execução de propostas pedagógicas eficientes, que busquem a participação de todos os interessados e responsáveis no processo de tomada de decisão, construindo uma educação inclusiva, coletiva e participativa.
id UFRGS-2_3c61b843c436b531b327fff982f01ef4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202768
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Vera MariaTerres, Mellina da SilvaNunes, Adriana Paz2019-12-18T04:00:55Z2019http://hdl.handle.net/10183/202768001106533Esse trabalho aborda o tema da gestão em educação, abrangendo aspectos como democracia, gestão administrativa, posição social e política, cultura e currículo, e cultura institucional, entre outros. Ao pesquisar o tema observou-se que há necessidade de rever os possíveis desafios e buscar as compatíveis soluções, discutindo metodologias, organizando mudanças na gestão educacional, priorizando o projeto político pedagógico e viabilizando novas práticas, sem esquecer de oferecer a formação e a capacitação dos professores para um trabalho de excelência. Na atualidade, têm-se desafios em todas as instituições de ensino e sabe-se que vencê-los não é um processo fácil, pois cada necessidade exige adaptações, seja na estrutura física ou quanto aos profissionais que nelas atuam. É uma tarefa que exige aperfeiçoamento constante, visando uma educação humanitária e eficiente. Assim, através de pesquisa qualitativa em obras de autores que aprofundaram este tema, buscou-se discutir aspectos que envolvem toda a comunidade escolar e que são essenciais para a elaboração e execução de propostas pedagógicas eficientes, que busquem a participação de todos os interessados e responsáveis no processo de tomada de decisão, construindo uma educação inclusiva, coletiva e participativa.This work addresses the theme of management in education, covering aspects such as democracy, administrative management, social and political position, culture and curriculum, and institutional culture, among others. In researching the theme, it was observed that there is a need to review possible challenges and seek compatible solutions, discussing methodologies, organizing changes in educational management, prioritizing the pedagogical political project and making new practices feasible, without forgetting to offer training and capacity building for teachers for a job of excellence. At present, there are challenges in all educational institutions and it is known that overcoming them is not an easy process, because each need requires adaptations, either in the physical structure or the professionals in them. It is a task that requires constant improvement, aiming at a humane and efficient education. Thus, through a qualitative research in works of authors that study the theme, we sought to discuss aspects that involve the whole school community and that are essential for the elaboration and execution of efficient pedagogical proposals that seek the participation of all the stakeholders and decision makers, building an inclusive, collective and participatory education.application/pdfporAdministração públicaGestão educacionalEducational managementDemocratic managementPolitical pedagogical projectInnovationParticipation and changeGestão em educação suas expectativas e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106533.pdf.txt001106533.pdf.txtExtracted Texttext/plain76788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202768/2/001106533.pdf.txtf6fe9c2da1a75e9026a38f2f844ffdf2MD52ORIGINAL001106533.pdfTexto completoapplication/pdf273098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202768/1/001106533.pdfcf1684010e3e1321ffed1197cc1b877eMD5110183/2027682019-12-19 05:01:26.868721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202768Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-19T07:01:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão em educação suas expectativas e desafios
title Gestão em educação suas expectativas e desafios
spellingShingle Gestão em educação suas expectativas e desafios
Sartori, Vera Maria
Administração pública
Gestão educacional
Educational management
Democratic management
Political pedagogical project
Innovation
Participation and change
title_short Gestão em educação suas expectativas e desafios
title_full Gestão em educação suas expectativas e desafios
title_fullStr Gestão em educação suas expectativas e desafios
title_full_unstemmed Gestão em educação suas expectativas e desafios
title_sort Gestão em educação suas expectativas e desafios
author Sartori, Vera Maria
author_facet Sartori, Vera Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Vera Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terres, Mellina da Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Nunes, Adriana Paz
contributor_str_mv Terres, Mellina da Silva
Nunes, Adriana Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Gestão educacional
topic Administração pública
Gestão educacional
Educational management
Democratic management
Political pedagogical project
Innovation
Participation and change
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational management
Democratic management
Political pedagogical project
Innovation
Participation and change
description Esse trabalho aborda o tema da gestão em educação, abrangendo aspectos como democracia, gestão administrativa, posição social e política, cultura e currículo, e cultura institucional, entre outros. Ao pesquisar o tema observou-se que há necessidade de rever os possíveis desafios e buscar as compatíveis soluções, discutindo metodologias, organizando mudanças na gestão educacional, priorizando o projeto político pedagógico e viabilizando novas práticas, sem esquecer de oferecer a formação e a capacitação dos professores para um trabalho de excelência. Na atualidade, têm-se desafios em todas as instituições de ensino e sabe-se que vencê-los não é um processo fácil, pois cada necessidade exige adaptações, seja na estrutura física ou quanto aos profissionais que nelas atuam. É uma tarefa que exige aperfeiçoamento constante, visando uma educação humanitária e eficiente. Assim, através de pesquisa qualitativa em obras de autores que aprofundaram este tema, buscou-se discutir aspectos que envolvem toda a comunidade escolar e que são essenciais para a elaboração e execução de propostas pedagógicas eficientes, que busquem a participação de todos os interessados e responsáveis no processo de tomada de decisão, construindo uma educação inclusiva, coletiva e participativa.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-18T04:00:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202768
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106533
url http://hdl.handle.net/10183/202768
identifier_str_mv 001106533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202768/2/001106533.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202768/1/001106533.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f6fe9c2da1a75e9026a38f2f844ffdf2
cf1684010e3e1321ffed1197cc1b877e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486940393144320