Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96335 |
Resumo: | Para permitir a continuidade de uma estrada através da transposição de um obstáculo pode-se construir uma ponte ou um viaduto. Essas estruturas possuem a particularidade de necessitar de uma solução para cada caso, ou seja, um projeto próprio. As pontes podem se dividir quanto à finalidade, tipo estrutural e material constituinte, e ser diferenciadas quanto ao traçado e o nível. Este trabalho versa sobre a análise de uma ponte em viga biapoiada de finalidade rodoviária, de concreto armado que se desenvolve em tangente e em nível. O estudo aborda duas soluções para a superestrutura, uma com seção aberta e, outra, com a fechada. A primeira, constituída por vigas T pré-moldadas e, a segunda, por um caixão monocelular moldado in loco. Primeiramente, buscou-se informações sobre as obras de arte, especialmente as pontes, de modo a abranger o conhecimento obtido ao longo da graduação e estágio sobre o assunto. O projeto estrutural apresentado se limitou a análise da superestrutura. Primeiramente se identificou as cargas atuantes na ponte, após esta etapa analisou-se estruturalmente, determinando os esforços solicitantes de cada seção. Para a solução em viga T, os esforços calculados foram momento de flexão e esforço cortante. Para a solução em viga caixão foram os mesmos esforços da T e o momento de torção. Em posse das quantidades de materiais pode-se comparar as duas soluções estruturais quanto a esse critério. A seção que resultou em uma menor quantidade de materiais para as condições estudadas foi a viga T. |
id |
UFRGS-2_3c8b95165558a1888e6c63518fcb2e8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96335 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Quadros, Helena SzortikaRios, Roberto DomingoBessa, Virgínia Maria Rosito d'Avila2014-06-10T02:05:37Z2013http://hdl.handle.net/10183/96335000914912Para permitir a continuidade de uma estrada através da transposição de um obstáculo pode-se construir uma ponte ou um viaduto. Essas estruturas possuem a particularidade de necessitar de uma solução para cada caso, ou seja, um projeto próprio. As pontes podem se dividir quanto à finalidade, tipo estrutural e material constituinte, e ser diferenciadas quanto ao traçado e o nível. Este trabalho versa sobre a análise de uma ponte em viga biapoiada de finalidade rodoviária, de concreto armado que se desenvolve em tangente e em nível. O estudo aborda duas soluções para a superestrutura, uma com seção aberta e, outra, com a fechada. A primeira, constituída por vigas T pré-moldadas e, a segunda, por um caixão monocelular moldado in loco. Primeiramente, buscou-se informações sobre as obras de arte, especialmente as pontes, de modo a abranger o conhecimento obtido ao longo da graduação e estágio sobre o assunto. O projeto estrutural apresentado se limitou a análise da superestrutura. Primeiramente se identificou as cargas atuantes na ponte, após esta etapa analisou-se estruturalmente, determinando os esforços solicitantes de cada seção. Para a solução em viga T, os esforços calculados foram momento de flexão e esforço cortante. Para a solução em viga caixão foram os mesmos esforços da T e o momento de torção. Em posse das quantidades de materiais pode-se comparar as duas soluções estruturais quanto a esse critério. A seção que resultou em uma menor quantidade de materiais para as condições estudadas foi a viga T.application/pdfporEngenharia civilProjeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in locoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2013Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914912.pdf000914912.pdfTexto completoapplication/pdf1040737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96335/1/000914912.pdfaf089d81b8a70ca5963e09ad996e803fMD51TEXT000914912.pdf.txt000914912.pdf.txtExtracted Texttext/plain111504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96335/2/000914912.pdf.txted898b8ef46866e700cdb7a9593f47bcMD52THUMBNAIL000914912.pdf.jpg000914912.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96335/3/000914912.pdf.jpg9f265ee8f29513da91d607f7f10c1c9fMD5310183/963352018-10-18 08:03:33.4oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:03:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco |
title |
Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco |
spellingShingle |
Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco Quadros, Helena Szortika Engenharia civil |
title_short |
Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco |
title_full |
Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco |
title_fullStr |
Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco |
title_full_unstemmed |
Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco |
title_sort |
Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco |
author |
Quadros, Helena Szortika |
author_facet |
Quadros, Helena Szortika |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Helena Szortika |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rios, Roberto Domingo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bessa, Virgínia Maria Rosito d'Avila |
contributor_str_mv |
Rios, Roberto Domingo Bessa, Virgínia Maria Rosito d'Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil |
topic |
Engenharia civil |
description |
Para permitir a continuidade de uma estrada através da transposição de um obstáculo pode-se construir uma ponte ou um viaduto. Essas estruturas possuem a particularidade de necessitar de uma solução para cada caso, ou seja, um projeto próprio. As pontes podem se dividir quanto à finalidade, tipo estrutural e material constituinte, e ser diferenciadas quanto ao traçado e o nível. Este trabalho versa sobre a análise de uma ponte em viga biapoiada de finalidade rodoviária, de concreto armado que se desenvolve em tangente e em nível. O estudo aborda duas soluções para a superestrutura, uma com seção aberta e, outra, com a fechada. A primeira, constituída por vigas T pré-moldadas e, a segunda, por um caixão monocelular moldado in loco. Primeiramente, buscou-se informações sobre as obras de arte, especialmente as pontes, de modo a abranger o conhecimento obtido ao longo da graduação e estágio sobre o assunto. O projeto estrutural apresentado se limitou a análise da superestrutura. Primeiramente se identificou as cargas atuantes na ponte, após esta etapa analisou-se estruturalmente, determinando os esforços solicitantes de cada seção. Para a solução em viga T, os esforços calculados foram momento de flexão e esforço cortante. Para a solução em viga caixão foram os mesmos esforços da T e o momento de torção. Em posse das quantidades de materiais pode-se comparar as duas soluções estruturais quanto a esse critério. A seção que resultou em uma menor quantidade de materiais para as condições estudadas foi a viga T. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-10T02:05:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96335 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914912 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96335 |
identifier_str_mv |
000914912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96335/1/000914912.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96335/2/000914912.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96335/3/000914912.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af089d81b8a70ca5963e09ad996e803f ed898b8ef46866e700cdb7a9593f47bc 9f265ee8f29513da91d607f7f10c1c9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224467169411072 |