Projeto estrutural de ponte : comparativo de soluções com vigas seções T pré-moldada e caixão moldada in loco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Helena Szortika
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96335
Resumo: Para permitir a continuidade de uma estrada através da transposição de um obstáculo pode-se construir uma ponte ou um viaduto. Essas estruturas possuem a particularidade de necessitar de uma solução para cada caso, ou seja, um projeto próprio. As pontes podem se dividir quanto à finalidade, tipo estrutural e material constituinte, e ser diferenciadas quanto ao traçado e o nível. Este trabalho versa sobre a análise de uma ponte em viga biapoiada de finalidade rodoviária, de concreto armado que se desenvolve em tangente e em nível. O estudo aborda duas soluções para a superestrutura, uma com seção aberta e, outra, com a fechada. A primeira, constituída por vigas T pré-moldadas e, a segunda, por um caixão monocelular moldado in loco. Primeiramente, buscou-se informações sobre as obras de arte, especialmente as pontes, de modo a abranger o conhecimento obtido ao longo da graduação e estágio sobre o assunto. O projeto estrutural apresentado se limitou a análise da superestrutura. Primeiramente se identificou as cargas atuantes na ponte, após esta etapa analisou-se estruturalmente, determinando os esforços solicitantes de cada seção. Para a solução em viga T, os esforços calculados foram momento de flexão e esforço cortante. Para a solução em viga caixão foram os mesmos esforços da T e o momento de torção. Em posse das quantidades de materiais pode-se comparar as duas soluções estruturais quanto a esse critério. A seção que resultou em uma menor quantidade de materiais para as condições estudadas foi a viga T.
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