A medida sócio-educativa de prestação de serviços à comunidade : estudo de caso em uma unidade de execução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Liliane Szczepanski
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18369
Resumo: Nesse trabalho é analisado o processo de socialização secundária de adolescentes que cumprem a medida sócio-educativa de prestação de serviços à comunidade na unidade de execução denominada Programa de Prestação de Serviços à Comunidade, que vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação, Exclusão e Violência Social - NUPEEVS da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, encaminha adolescentes para cumprirem a medida sócio-educativa em setores da Universidade. O presente estudo foi realizado através de pesquisa qualitativa, com o método de estudo de caso pelos diferenciais que a unidade de execução possui perante as outras unidades de Porto Alegre. Para a coleta de dados optou-se pela aplicação de entrevistas semi-estruturadas e pela observação das interações sociais vivenciadas no processo de execução da medida sócio-educativa. Serviram de referência para a compreensão do impacto da medida sócio-educativa de prestação de serviços à comunidade, na vida dos adolescentes atendidos pelo Programa de Prestação de Serviços à Comunidade, estudos sobre socialização, especialmente sobre socialização secundária. E para que os atores sociais envolvidos nesse trabalho fossem contextualizados socialmente e que fossem apontadas possíveis causas para o envolvimento desses com a criminalidade, serviram de referência estudos sobre a sociabilidade juvenil. O estudo possibilitou verificar que a medida sócio-educativa de prestação de serviços à comunidade, executada no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade, não é apenas uma punição e que as interações vivenciadas durante o cumprimento da medida sócio-educativa podem ser vistas como um processo de socialização secundária, ainda que de forma bastante fraca devido ao pouco tempo que os adolescentes ficam vinculados ao Programa.
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