Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263109 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou o impacto da combinação de mundos virtuais 3D com dispositivos móveis, agentes conversacionais e sensor de movimentação, como elementos capazes depromover a motivação de sujeitos envolvidos em um programa de controle de obesidade, fator de alta relevância uma vez que o tratamento personalizado tem alto custo e a obesidade é um problema mundial. Este conjunto de tecnologias foi utilizado como estratégia de apoio com vistas a oferecer ao u su ário a sensação de “estar presente” num contexto especialmente preparado para promover a motivação e aprendizagem com a intera ção com objetos 3D. Este traz um recorte sobre a teoria da autodeterminação e como pode ser trabalhada com os dispositivos de Internet das coisas e agentes conversacionais em mundo virtuais. |
id |
UFRGS-2_3d1ecc3e9934aded6ec646e55669dbf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263109 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sgobbi, Fabiana SantiagoTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-03T03:33:39Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/263109001173401Esta pesquisa investigou o impacto da combinação de mundos virtuais 3D com dispositivos móveis, agentes conversacionais e sensor de movimentação, como elementos capazes depromover a motivação de sujeitos envolvidos em um programa de controle de obesidade, fator de alta relevância uma vez que o tratamento personalizado tem alto custo e a obesidade é um problema mundial. Este conjunto de tecnologias foi utilizado como estratégia de apoio com vistas a oferecer ao u su ário a sensação de “estar presente” num contexto especialmente preparado para promover a motivação e aprendizagem com a intera ção com objetos 3D. Este traz um recorte sobre a teoria da autodeterminação e como pode ser trabalhada com os dispositivos de Internet das coisas e agentes conversacionais em mundo virtuais.This research investigated the impact of the combination of virtual 3D virtual worlds with mobile devices and conversational agents and movement sensors, as elements capable of promoting the motivation of subjects involved in an obesity control program, a highly relevant factor since the treatment cost is a problem worldwide. This set of technologies was used as a support strategy to offer the user the sensation of being present in a context specially prep ared to promote motivation and learning through interaction with 3D objects. This brings a clipping about the theory of self-determination and how it can be worked with the Internet devices of things and conversational agents in virtual worlds.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 250-259Tecnologia educacionalSelf-determinationVirtual worldSensorsTeoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de casoThe theory of self-determination used in virtual worlds, a case study info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173401.pdf.txt001173401.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263109/2/001173401.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173401.pdfTexto completoapplication/pdf7973838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263109/1/001173401.pdfbc7adb803eb254b6fc985c3b5efea334MD5110183/2631092023-08-04 03:33:02.801538oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263109Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The theory of self-determination used in virtual worlds, a case study |
title |
Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso |
spellingShingle |
Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso Sgobbi, Fabiana Santiago Tecnologia educacional Self-determination Virtual world Sensors |
title_short |
Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso |
title_full |
Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso |
title_fullStr |
Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso |
title_sort |
Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso |
author |
Sgobbi, Fabiana Santiago |
author_facet |
Sgobbi, Fabiana Santiago Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sgobbi, Fabiana Santiago Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional Self-determination Virtual world Sensors |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Self-determination Virtual world Sensors |
description |
Esta pesquisa investigou o impacto da combinação de mundos virtuais 3D com dispositivos móveis, agentes conversacionais e sensor de movimentação, como elementos capazes depromover a motivação de sujeitos envolvidos em um programa de controle de obesidade, fator de alta relevância uma vez que o tratamento personalizado tem alto custo e a obesidade é um problema mundial. Este conjunto de tecnologias foi utilizado como estratégia de apoio com vistas a oferecer ao u su ário a sensação de “estar presente” num contexto especialmente preparado para promover a motivação e aprendizagem com a intera ção com objetos 3D. Este traz um recorte sobre a teoria da autodeterminação e como pode ser trabalhada com os dispositivos de Internet das coisas e agentes conversacionais em mundo virtuais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:33:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263109 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173401 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001173401 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 250-259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263109/2/001173401.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263109/1/001173401.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e bc7adb803eb254b6fc985c3b5efea334 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447834875396096 |