Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgobbi, Fabiana Santiago
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263109
Resumo: Esta pesquisa investigou o impacto da combinação de mundos virtuais 3D com dispositivos móveis, agentes conversacionais e sensor de movimentação, como elementos capazes depromover a motivação de sujeitos envolvidos em um programa de controle de obesidade, fator de alta relevância uma vez que o tratamento personalizado tem alto custo e a obesidade é um problema mundial. Este conjunto de tecnologias foi utilizado como estratégia de apoio com vistas a oferecer ao u su ário a sensação de “estar presente” num contexto especialmente preparado para promover a motivação e aprendizagem com a intera ção com objetos 3D. Este traz um recorte sobre a teoria da autodeterminação e como pode ser trabalhada com os dispositivos de Internet das coisas e agentes conversacionais em mundo virtuais.
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spelling Sgobbi, Fabiana SantiagoTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-03T03:33:39Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/263109001173401Esta pesquisa investigou o impacto da combinação de mundos virtuais 3D com dispositivos móveis, agentes conversacionais e sensor de movimentação, como elementos capazes depromover a motivação de sujeitos envolvidos em um programa de controle de obesidade, fator de alta relevância uma vez que o tratamento personalizado tem alto custo e a obesidade é um problema mundial. Este conjunto de tecnologias foi utilizado como estratégia de apoio com vistas a oferecer ao u su ário a sensação de “estar presente” num contexto especialmente preparado para promover a motivação e aprendizagem com a intera ção com objetos 3D. Este traz um recorte sobre a teoria da autodeterminação e como pode ser trabalhada com os dispositivos de Internet das coisas e agentes conversacionais em mundo virtuais.This research investigated the impact of the combination of virtual 3D virtual worlds with mobile devices and conversational agents and movement sensors, as elements capable of promoting the motivation of subjects involved in an obesity control program, a highly relevant factor since the treatment cost is a problem worldwide. This set of technologies was used as a support strategy to offer the user the sensation of being present in a context specially prep ared to promote motivation and learning through interaction with 3D objects. This brings a clipping about the theory of self-determination and how it can be worked with the Internet devices of things and conversational agents in virtual worlds.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 250-259Tecnologia educacionalSelf-determinationVirtual worldSensorsTeoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de casoThe theory of self-determination used in virtual worlds, a case study info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173401.pdf.txt001173401.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263109/2/001173401.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173401.pdfTexto completoapplication/pdf7973838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263109/1/001173401.pdfbc7adb803eb254b6fc985c3b5efea334MD5110183/2631092023-08-04 03:33:02.801538oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263109Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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