Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Marines dos Reis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71565
Resumo: Esta monografia tem por objetivo mostrar o trabalho realizado para um Grupo de Pintura em um espaço público, no Parque Alim Pedro, em Porto Alegre, de forma voluntária, por uma pessoa da comunidade que se dispôs a ensinar pintura em um espaço não-formal de Educação. Outro objetivo é mostrar também meu Projeto de Iniciação ao Desenho e à Pintura elaborado e planejado para este mesmo Grupo de Pintura, enquanto estive à frente do grupo como professora auxiliar, realizando parcialmente e voluntariamente as atividades com o grupo por um período de enfermidade da professora titular. A pesquisa traz embasamento teórico em Gohn, Dumazedier, Lichtenstein, Gombrich, Barbosa, Ostrower, Trindade, Weber, capaz de dar conta da realidade vivenciada pelas participantes. Há quinze anos, elas se reúnem para pintar e, enquanto grupo, estão sempre dispostas a aprender pelo simples prazer e como forma de lazer para aquelas mulheres. Com a pesquisa busquei dar visibilidade a esse Grupo de Pintura que de forma nãoformal de educação faz um trabalho importante para a cultura local. Sabendo da necessidade de se ter em outros espaços da cidade um trabalho com a Arte de forma voluntária às comunidades, como o que acontece no Parque Alim Pedro, é que desenvolvi um Projeto de iniciação ao desenho e à pintura, com o propósito de contribuir de forma voluntária com minhas experiências de ensino e prática em arte, para estes novos espaços. Após os dados levantados, observados e analisados a partir dos questionários, das entrevistas e das consultas em espaços públicos que realizei conclui ser possível implementar um projeto como este do Parque em outros espaços da cidade, desde que se tenha parcerias necessárias e espaços para a sua viabilização.
id UFRGS-2_3d52c5b300e09dd78bdf747f72b8984f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71565
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Marines dos ReisZordan, Paola2013-05-16T01:42:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/71565000879600Esta monografia tem por objetivo mostrar o trabalho realizado para um Grupo de Pintura em um espaço público, no Parque Alim Pedro, em Porto Alegre, de forma voluntária, por uma pessoa da comunidade que se dispôs a ensinar pintura em um espaço não-formal de Educação. Outro objetivo é mostrar também meu Projeto de Iniciação ao Desenho e à Pintura elaborado e planejado para este mesmo Grupo de Pintura, enquanto estive à frente do grupo como professora auxiliar, realizando parcialmente e voluntariamente as atividades com o grupo por um período de enfermidade da professora titular. A pesquisa traz embasamento teórico em Gohn, Dumazedier, Lichtenstein, Gombrich, Barbosa, Ostrower, Trindade, Weber, capaz de dar conta da realidade vivenciada pelas participantes. Há quinze anos, elas se reúnem para pintar e, enquanto grupo, estão sempre dispostas a aprender pelo simples prazer e como forma de lazer para aquelas mulheres. Com a pesquisa busquei dar visibilidade a esse Grupo de Pintura que de forma nãoformal de educação faz um trabalho importante para a cultura local. Sabendo da necessidade de se ter em outros espaços da cidade um trabalho com a Arte de forma voluntária às comunidades, como o que acontece no Parque Alim Pedro, é que desenvolvi um Projeto de iniciação ao desenho e à pintura, com o propósito de contribuir de forma voluntária com minhas experiências de ensino e prática em arte, para estes novos espaços. Após os dados levantados, observados e analisados a partir dos questionários, das entrevistas e das consultas em espaços públicos que realizei conclui ser possível implementar um projeto como este do Parque em outros espaços da cidade, desde que se tenha parcerias necessárias e espaços para a sua viabilização.application/pdfporArtePinturaDesenhoLazerEducação não-formalExperiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000879600.pdf.txt000879600.pdf.txtExtracted Texttext/plain235972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71565/2/000879600.pdf.txtc73f1bd10d7943722a05d99e903cef84MD52ORIGINAL000879600.pdf000879600.pdfTexto completoapplication/pdf4786824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71565/1/000879600.pdf5831deade5a926c64cfc32ceee0cf3aaMD51THUMBNAIL000879600.pdf.jpg000879600.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71565/3/000879600.pdf.jpg855e57adf9a3b8d79f1e376dd64561f7MD5310183/715652018-10-17 07:41:56.591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71565Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:41:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência
title Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência
spellingShingle Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência
Flores, Marines dos Reis
Arte
Pintura
Desenho
Lazer
Educação não-formal
title_short Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência
title_full Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência
title_fullStr Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência
title_full_unstemmed Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência
title_sort Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência
author Flores, Marines dos Reis
author_facet Flores, Marines dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Marines dos Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zordan, Paola
contributor_str_mv Zordan, Paola
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Pintura
Desenho
Lazer
Educação não-formal
topic Arte
Pintura
Desenho
Lazer
Educação não-formal
description Esta monografia tem por objetivo mostrar o trabalho realizado para um Grupo de Pintura em um espaço público, no Parque Alim Pedro, em Porto Alegre, de forma voluntária, por uma pessoa da comunidade que se dispôs a ensinar pintura em um espaço não-formal de Educação. Outro objetivo é mostrar também meu Projeto de Iniciação ao Desenho e à Pintura elaborado e planejado para este mesmo Grupo de Pintura, enquanto estive à frente do grupo como professora auxiliar, realizando parcialmente e voluntariamente as atividades com o grupo por um período de enfermidade da professora titular. A pesquisa traz embasamento teórico em Gohn, Dumazedier, Lichtenstein, Gombrich, Barbosa, Ostrower, Trindade, Weber, capaz de dar conta da realidade vivenciada pelas participantes. Há quinze anos, elas se reúnem para pintar e, enquanto grupo, estão sempre dispostas a aprender pelo simples prazer e como forma de lazer para aquelas mulheres. Com a pesquisa busquei dar visibilidade a esse Grupo de Pintura que de forma nãoformal de educação faz um trabalho importante para a cultura local. Sabendo da necessidade de se ter em outros espaços da cidade um trabalho com a Arte de forma voluntária às comunidades, como o que acontece no Parque Alim Pedro, é que desenvolvi um Projeto de iniciação ao desenho e à pintura, com o propósito de contribuir de forma voluntária com minhas experiências de ensino e prática em arte, para estes novos espaços. Após os dados levantados, observados e analisados a partir dos questionários, das entrevistas e das consultas em espaços públicos que realizei conclui ser possível implementar um projeto como este do Parque em outros espaços da cidade, desde que se tenha parcerias necessárias e espaços para a sua viabilização.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-16T01:42:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71565
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879600
url http://hdl.handle.net/10183/71565
identifier_str_mv 000879600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71565/2/000879600.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71565/1/000879600.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71565/3/000879600.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c73f1bd10d7943722a05d99e903cef84
5831deade5a926c64cfc32ceee0cf3aa
855e57adf9a3b8d79f1e376dd64561f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224446275485696