Intervenção da comunicação na doença de Alzheimer : uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tatiane Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183445
Resumo: Objetivo: Conduzir uma revisão sistemática da literatura buscando artigos de intervenções na comunicação de pessoas com Doença de Alzheimer (DA). Estratégia de pesquisa: Realizou-se uma busca com os descritores doença de Alzheimer, linguagem, comunicação, cognição, cognitiva, intervenção, reabilitação e terapia, e seus respectivos correspondentes em inglês e em espanhol, nas bases de dados Scielo, LILACS, Pubmed e PsychINFO. Critérios de seleção: Analisaram-se estudos de intervenção publicados entre os anos de 1993 a 2013, disponíveis eletronicamente nas bases de dados, que incluíssem a estimulação de habilidades de linguagem e/ou comunicação, com resultados quantitativos pré e pós-intervenção, tendo, pelo menos, 50% da amostra com diagnóstico de provável DA. Selecionou-se pelo título do artigo, pelo resumo e pelo texto na íntegra. Análise dos dados: Os estudos foram analisados e classificados em quatro níveis de evidência, de acordo com critérios descritos na literatura. Resultados: Vinte e seis artigos foram incluídos. Os delineamentos tiveram de média a baixa evidência científica, sendo quatro estudos classificados com nível de evidência I, três com II, oito com III e onze com IV. A maioria das intervenções apresentaram resultados positivos para pelo menos uma habilidade comunicativa. Oito tipos de intervenções emergiram da análise dos estudos. Conclusão: Estudos com altos níveis de evidência estão sendo produzidos em pequena escala para o tema abordado. Duas técnicas de intervenção mostram-se potencialmente eficazes: léxico-semântica e intervenção em diferentes habilidades cognitivas (incluindo a linguagem). Recomenda-se que mais pesquisas investiguem a eficácia da terapia da comunicação na demência.
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