Objetos estranhamente familiares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221009 |
Resumo: | A partir da análise da obra do artista plástico Felix Bressan, que trabalha com processos de apropriação de objetos, operando com a desconstrução, reconstrução e deformação dos mesmos, propondo, a partir disso, ressignificações ou transgressões aos significados originais, proponho um olhar sobre os processos de instauração da obra, relacionados com as intenções no estabelecimento de uma relação de transferência com o espectador. Utilizo, para isso, uma abordagem a partir da psicanálise. Focalizo, tam bém, as relações de seu trabalho com a problemática da utilização do objeto na arte e com a questão da representação do corpo e do desejo. Este artigo foi elaborado a partir da pesquisa realizada durante o Mestrado em Artes Visuais. |
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Hofstaetter, Andrea2021-05-14T04:26:39Z20031519-6569http://hdl.handle.net/10183/221009000413773A partir da análise da obra do artista plástico Felix Bressan, que trabalha com processos de apropriação de objetos, operando com a desconstrução, reconstrução e deformação dos mesmos, propondo, a partir disso, ressignificações ou transgressões aos significados originais, proponho um olhar sobre os processos de instauração da obra, relacionados com as intenções no estabelecimento de uma relação de transferência com o espectador. Utilizo, para isso, uma abordagem a partir da psicanálise. Focalizo, tam bém, as relações de seu trabalho com a problemática da utilização do objeto na arte e com a questão da representação do corpo e do desejo. Este artigo foi elaborado a partir da pesquisa realizada durante o Mestrado em Artes Visuais.After analysing the artist Felix Bressan work, who operates with prooess objects apropriation - desconstruction, reconstruction and deformation- suggesting new meaning or over passing previous meaning, I propose a look about the process of instauration of a work relating to intentions while estabilishing a tranfer relation with the viewer. So that I make use of a psychoanalysis approach. I also focus the work relations with the problematic object using in art and with the question of body and wish representation. This paper was produced after research at Visual Art Posgraduation.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 3, n. 6 (jul./dez. 2003), p. 9-22Arte : ObjetoObjectAppropriationReconstructionDeformationAnamorfoseObjetos estranhamente familiaresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000413773.pdf.txt000413773.pdf.txtExtracted Texttext/plain58353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221009/2/000413773.pdf.txt6b7ec5b979d5579b90515fae3c5ea8f2MD52ORIGINAL000413773.pdfTexto completoapplication/pdf4317262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221009/1/000413773.pdf964b10c079ee4eb08f3b99015645db14MD5110183/2210092021-05-26 04:33:11.569828oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221009Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:33:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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