Unfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reform

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lozano, Camilo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schneider, Sergio, Swensson, Luana, Kelly, Siobhan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251863
Resumo: Este artigo busca identificar as dimensões centrais e os desafios que os programas alimentação escolar estão enfren-tando para inovar. Para dimensionar a discussão, o artigo analisa três experiências e seus respectivos contextos que são o sistema de compras do Programa Mundial de Alimentos para o Progresso (P4P), o programa de alimentação escolar do Brasil e sistemas de compras públicas de alimentos na Europa. A primeira parte do trabalho apresenta as características conceituais do que se entende por reformas inovadoras na aquisição pública de alimentos para as es-colas, especialmente em relação aos seus princípios subjacentes. Indica-se que as reformas nos sistemas de alimen-tação escolar vão além de ampliar o acesso aos alimentos, ou melhorar os resultados no desempenho educacional bem como apoiar o alcance de metas de desenvolvimento econômico. Na verdade, a alimentação escolar torna-se uma chave da transformação dos sistemas alimentares escolares à medida que as compras institucionais passam a se organizar e desenvolver de forma integrada aos objetivos da sustentabilidade, bem-estar e justiça social. O arti-go também apresenta exemplos contemporâneos sobre os elementos que podem ou não ser pertinentes em contex-tos particulares. Duas lições principais podem ser tomadas a partir de nossa pesquisa. Em primeiro lugar, a reforma das políticas públicas de alimentação escolar e o apoio dos governos não são suficientes se as instituições e leis ne-cessárias para a operacionalização dos programas não forem adaptadas às condições locais. Em segundo lugar, de-monstramos que as compras públicas ou as estratégias alimentares urbanas podem abrir espaços de manobra para superar restrições fiscais, materiais e de governança, embora o papel dos atores sociais seja essencial e construtivo.
id UFRGS-2_3f04f551d2b51bd6dfae671491e43cff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251863
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lozano, CamiloSchneider, SergioSwensson, LuanaKelly, Siobhan2022-11-26T05:01:04Z20160102-552Xhttp://hdl.handle.net/10183/251863001017408Este artigo busca identificar as dimensões centrais e os desafios que os programas alimentação escolar estão enfren-tando para inovar. Para dimensionar a discussão, o artigo analisa três experiências e seus respectivos contextos que são o sistema de compras do Programa Mundial de Alimentos para o Progresso (P4P), o programa de alimentação escolar do Brasil e sistemas de compras públicas de alimentos na Europa. A primeira parte do trabalho apresenta as características conceituais do que se entende por reformas inovadoras na aquisição pública de alimentos para as es-colas, especialmente em relação aos seus princípios subjacentes. Indica-se que as reformas nos sistemas de alimen-tação escolar vão além de ampliar o acesso aos alimentos, ou melhorar os resultados no desempenho educacional bem como apoiar o alcance de metas de desenvolvimento econômico. Na verdade, a alimentação escolar torna-se uma chave da transformação dos sistemas alimentares escolares à medida que as compras institucionais passam a se organizar e desenvolver de forma integrada aos objetivos da sustentabilidade, bem-estar e justiça social. O arti-go também apresenta exemplos contemporâneos sobre os elementos que podem ou não ser pertinentes em contex-tos particulares. Duas lições principais podem ser tomadas a partir de nossa pesquisa. Em primeiro lugar, a reforma das políticas públicas de alimentação escolar e o apoio dos governos não são suficientes se as instituições e leis ne-cessárias para a operacionalização dos programas não forem adaptadas às condições locais. Em segundo lugar, de-monstramos que as compras públicas ou as estratégias alimentares urbanas podem abrir espaços de manobra para superar restrições fiscais, materiais e de governança, embora o papel dos atores sociais seja essencial e construtivo.This article seeks to identify the core dimensions of and the challenges to innovative school food reforms. Aiming to frame the discussion, the article examines three school feeding strategies: the World Food Programme’s Purchase for Progress (P4P) programme, the Brazilian School Feeding Program, and the European Public Food Procurement system. The first part conceptually defines what is meant by innovative forms of school food procurement, especial-ly regarding its underlying values. It shows that school food reforms go beyond improving access to food, enhancing educational outputs and supporting economic development goals. School feeding holds a transformative potential, insofar as institutional purchases become organized and develop in line with the goals of sustainable development, well-being and social justice. In the second part, we present contemporary examples of good school feeding practic-es, whose elements might, or might not, be pertinent in particular cases. There are two main lessons emerging from our research. First, policy reform and governmental will are not enough, if the institutional and legal frameworks for operationalizing new school feeding programs are not adjusted to local conditions. Second, we argue that pro-curement policies or city food strategies can open spaces of manoeuvre within fiscal, material and governance con-straints, although the role of social actors is essential and constructive for the success of nesting policy innovations.application/pdfengRaízes : revista de ciências sociais e econômicas. Campina Grande, PB. Vol. 36, n. 2 (jul./dez. 2016), p. [17]-31Alimentação escolarAlimentosPolíticas públicasSociologia da agriculturaAgricultura familiarPublic food procurement policySchool foodFamily farmingSmallholder farmersUnfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reformRepensando as compras públicas de alimentos : contextualizando lições e avanços nas reformas das políticas de alimentação escolarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001017408.pdf.txt001017408.pdf.txtExtracted Texttext/plain63196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251863/2/001017408.pdf.txt128bbcc9bfd4856feff0749a47394adbMD52ORIGINAL001017408.pdfTexto completoapplication/pdf304670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251863/1/001017408.pdfa578aafac4d75748feeb7f5b87c1a31dMD5110183/2518632022-11-28 05:47:56.482036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-28T07:47:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Unfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reform
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Repensando as compras públicas de alimentos : contextualizando lições e avanços nas reformas das políticas de alimentação escolar
title Unfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reform
spellingShingle Unfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reform
Lozano, Camilo
Alimentação escolar
Alimentos
Políticas públicas
Sociologia da agricultura
Agricultura familiar
Public food procurement policy
School food
Family farming
Smallholder farmers
title_short Unfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reform
title_full Unfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reform
title_fullStr Unfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reform
title_full_unstemmed Unfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reform
title_sort Unfolding matters in public food procurement : contextualizing lessons and steps forward in school food policy reform
author Lozano, Camilo
author_facet Lozano, Camilo
Schneider, Sergio
Swensson, Luana
Kelly, Siobhan
author_role author
author2 Schneider, Sergio
Swensson, Luana
Kelly, Siobhan
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lozano, Camilo
Schneider, Sergio
Swensson, Luana
Kelly, Siobhan
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação escolar
Alimentos
Políticas públicas
Sociologia da agricultura
Agricultura familiar
topic Alimentação escolar
Alimentos
Políticas públicas
Sociologia da agricultura
Agricultura familiar
Public food procurement policy
School food
Family farming
Smallholder farmers
dc.subject.eng.fl_str_mv Public food procurement policy
School food
Family farming
Smallholder farmers
description Este artigo busca identificar as dimensões centrais e os desafios que os programas alimentação escolar estão enfren-tando para inovar. Para dimensionar a discussão, o artigo analisa três experiências e seus respectivos contextos que são o sistema de compras do Programa Mundial de Alimentos para o Progresso (P4P), o programa de alimentação escolar do Brasil e sistemas de compras públicas de alimentos na Europa. A primeira parte do trabalho apresenta as características conceituais do que se entende por reformas inovadoras na aquisição pública de alimentos para as es-colas, especialmente em relação aos seus princípios subjacentes. Indica-se que as reformas nos sistemas de alimen-tação escolar vão além de ampliar o acesso aos alimentos, ou melhorar os resultados no desempenho educacional bem como apoiar o alcance de metas de desenvolvimento econômico. Na verdade, a alimentação escolar torna-se uma chave da transformação dos sistemas alimentares escolares à medida que as compras institucionais passam a se organizar e desenvolver de forma integrada aos objetivos da sustentabilidade, bem-estar e justiça social. O arti-go também apresenta exemplos contemporâneos sobre os elementos que podem ou não ser pertinentes em contex-tos particulares. Duas lições principais podem ser tomadas a partir de nossa pesquisa. Em primeiro lugar, a reforma das políticas públicas de alimentação escolar e o apoio dos governos não são suficientes se as instituições e leis ne-cessárias para a operacionalização dos programas não forem adaptadas às condições locais. Em segundo lugar, de-monstramos que as compras públicas ou as estratégias alimentares urbanas podem abrir espaços de manobra para superar restrições fiscais, materiais e de governança, embora o papel dos atores sociais seja essencial e construtivo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-26T05:01:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251863
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-552X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017408
identifier_str_mv 0102-552X
001017408
url http://hdl.handle.net/10183/251863
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Raízes : revista de ciências sociais e econômicas. Campina Grande, PB. Vol. 36, n. 2 (jul./dez. 2016), p. [17]-31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251863/2/001017408.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251863/1/001017408.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 128bbcc9bfd4856feff0749a47394adb
a578aafac4d75748feeb7f5b87c1a31d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447812255514624