A survey of GPU-Based volume rendering of unstructured grids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio Teixeira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Comba, Joao Luiz Dihl, Callahan, Steven Paul, Bernardon, Fabio Fedrizzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20016
Resumo: A visualização volumétrica de grandes malhas não estruturadas é uma das principais metas da comunidade de visualização científica. Enquanto que em grades regulares o uso de técnicas baseadas em textura são adequadas para as Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) atuais, os passos necessários para exibir malhas não estruturas não são diretamente mapeadas para o hardware atual. Este artigo revisa algoritmos e técnicas de visualização volumétrica que exploram GPUs de alta performance. São discutidos tanto os algoritmos como seus detalhes de implementação, incluindo as principais dificuldades das abordagens atuais.
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spelling Silva, Cláudio TeixeiraComba, Joao Luiz DihlCallahan, Steven PaulBernardon, Fabio Fedrizzi2010-04-16T09:12:37Z20050103-4308http://hdl.handle.net/10183/20016000491320A visualização volumétrica de grandes malhas não estruturadas é uma das principais metas da comunidade de visualização científica. Enquanto que em grades regulares o uso de técnicas baseadas em textura são adequadas para as Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) atuais, os passos necessários para exibir malhas não estruturas não são diretamente mapeadas para o hardware atual. Este artigo revisa algoritmos e técnicas de visualização volumétrica que exploram GPUs de alta performance. São discutidos tanto os algoritmos como seus detalhes de implementação, incluindo as principais dificuldades das abordagens atuais.Real-time rendering of large unstructured meshes is a major research goal in the scientific visualization community. While, for regular grids, texture-based techniques are well-suited for current Graphics Processing Units (GPUs), the steps necessary for rendering unstructured meshes are not so easily mapped to current hardware. This paper reviews volume rendering algorithms and techniques for unstructured grids aimed at exploiting high-performance GPUs. We discuss both the algorithms and their implementation details, including major shortcomings of existing approaches.application/pdfengRevista de informática teórica e aplicada. Porto Alegre, RS. Vol. 12 , n. 2 (out. 2005), p. 9-29Computação gráficaVisualizacao volumetricaA survey of GPU-Based volume rendering of unstructured gridsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000491320.pdf000491320.pdfTexto completo (inglês)application/pdf2471980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20016/1/000491320.pdf482afd593477b0f77eb17d9c858a356cMD51TEXT000491320.pdf.txt000491320.pdf.txtExtracted Texttext/plain59967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20016/2/000491320.pdf.txtd539fd4e52b22a431834e6431b66e08dMD52THUMBNAIL000491320.pdf.jpg000491320.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20016/3/000491320.pdf.jpg45220ab07974e04afd727bbd956449d5MD5310183/200162021-06-13 04:37:21.62182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:37:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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