Sorriso negro : trabalhando autoestima de alunos negros na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Íris Azevedo Acosta
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142840
Resumo: Considerando a presença do racismo velado no cotidiano escolar, o objetivo desta pesquisa é investigar de que maneira a aplicação da Lei 10.639/2000 através do estudo da cultura africana e afrobrasileira influencia na autoestima dos alunos de 4 a 6 anos, buscando refletir especialmente sobre os padrões de beleza que se constituem no espaço escolar em função do preconceito e do racismo que ainda estão muito presentes na nossa sociedade. A metodologia adotada foi o estudo de caso, pesquisa qualitativa, desenvolvida através de estudo teórico e análise de resultados obtidos ao longo do estágio curricular do curso de Pedagogia. Através da pesquisa foi possível afirmar a importância de um currículo escolar democrático, que contemple e valorize a cultura afrobrasileira e que contribua efetivamente com a superação de preconceitos e práticas discriminatórias e racistas. A escola que privilegia a educação antirracista possibilita aos alunos negros valorizarem-se, e à comunidade escolar como um todo, oportunidade de conhecer culturas diferentes da cultura dominante, bem como a valorização e reconhecimento da importância das diferentes culturas para a formação do povo brasileiro.
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