Os desafios e potencialidades da área de ciências da natureza nas licenciaturas em wducação do campo (LEDOC) do Sul do Brasil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220902 |
Resumo: | O presente trabalho busca construir uma análise dos desafios e das potencialidades na consolidação de coletivos de educadores e de professores, na área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo da Região Sul do Brasil. Desta forma, buscamos organizar nossa exposição em três momentos distintos que perpassam ao histórico da constituição dos cursos de Educação do Campo a partir das políticas públicas educacionais como o PRONERA e o PROCAMPO, contextualizando a construção e a consolidação do coletivo de professores em ciências da natureza e dos cursos de Educação do Campo no Sul do Brasil. Na sequência do debate, buscamos a compreensão teórica da constituição do ser docente na educação superior e, consequentemente, na licenciatura em Educação do Campo. A partir desta construção teórica, apresentamos as potencialidades e os desafios da área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em educação da UFPR, da UFSC e da UFRGS, debatendo o caminho para a consolidação de um coletivo de professores que trabalham as questões das ciências da natureza aliadas ao contexto camponês. |
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Melzer, Ehrick Eduardo MartinsBrick, Elizandro MaurícioHoffmann, Marilisa Bialvo2021-05-13T04:27:40Z20210104-7043http://hdl.handle.net/10183/220902001125502O presente trabalho busca construir uma análise dos desafios e das potencialidades na consolidação de coletivos de educadores e de professores, na área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo da Região Sul do Brasil. Desta forma, buscamos organizar nossa exposição em três momentos distintos que perpassam ao histórico da constituição dos cursos de Educação do Campo a partir das políticas públicas educacionais como o PRONERA e o PROCAMPO, contextualizando a construção e a consolidação do coletivo de professores em ciências da natureza e dos cursos de Educação do Campo no Sul do Brasil. Na sequência do debate, buscamos a compreensão teórica da constituição do ser docente na educação superior e, consequentemente, na licenciatura em Educação do Campo. A partir desta construção teórica, apresentamos as potencialidades e os desafios da área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em educação da UFPR, da UFSC e da UFRGS, debatendo o caminho para a consolidação de um coletivo de professores que trabalham as questões das ciências da natureza aliadas ao contexto camponês.The present work seeks to construct an analysis of the challenges and potentialities in the consolidation of collectives of educators, teachers, in the area of natural sciences in the degrees in rural education in the southern region of Brazil. In this way, we seek to organize our exhibition in three distinct moments that go through the history of the constitution of Rural Education courses based on educational public policies such as PRONERA and PROCAMPO, contextualizing the construction and consolidation of the collective of teachers in natural sciences and rural education courses in southern Brazil. Following the debate, we seek a theoretical understanding of the constitution of teachers in higher education and, consequently, in the field of education in the field. Based on this theoretical construction, we seek to present the potential and challenges of the area of natural sciences in undergraduate degrees in education at UFPR, UFSC and UFRGS, debating the path towards the consolidation of a collective of teachers who work with the issues of natural sciences combined with the context farmer.application/pdfporRevista da FAEEBA. Salvador, BA. Vol. 30, n. 61 (set./dez. 2021), p. 178-192Educação ruralCiências naturaisRural EducationNatural SciencesDegree in Rural EducationTraining by area of knowledgeOs desafios e potencialidades da área de ciências da natureza nas licenciaturas em wducação do campo (LEDOC) do Sul do BrasilChallenges and potential of the area of natural sciences in the rural education degree (LEDOC) of southern Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125502.pdf.txt001125502.pdf.txtExtracted Texttext/plain52379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220902/2/001125502.pdf.txt888569eaf469408cfaea91d022dbde45MD52ORIGINAL001125502.pdfTexto completoapplication/pdf345944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220902/1/001125502.pdf47320d4ab3d202407cd806a0b2add7b0MD5110183/2209022021-05-26 04:45:36.519492oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:45:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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