Os desafios e potencialidades da área de ciências da natureza nas licenciaturas em wducação do campo (LEDOC) do Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melzer, Ehrick Eduardo Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brick, Elizandro Maurício, Hoffmann, Marilisa Bialvo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220902
Resumo: O presente trabalho busca construir uma análise dos desafios e das potencialidades na consolidação de coletivos de educadores e de professores, na área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo da Região Sul do Brasil. Desta forma, buscamos organizar nossa exposição em três momentos distintos que perpassam ao histórico da constituição dos cursos de Educação do Campo a partir das políticas públicas educacionais como o PRONERA e o PROCAMPO, contextualizando a construção e a consolidação do coletivo de professores em ciências da natureza e dos cursos de Educação do Campo no Sul do Brasil. Na sequência do debate, buscamos a compreensão teórica da constituição do ser docente na educação superior e, consequentemente, na licenciatura em Educação do Campo. A partir desta construção teórica, apresentamos as potencialidades e os desafios da área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em educação da UFPR, da UFSC e da UFRGS, debatendo o caminho para a consolidação de um coletivo de professores que trabalham as questões das ciências da natureza aliadas ao contexto camponês.
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