Cinoterapia como recurso terapêutico para crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão assistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Isis Alves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141412
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas da comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, da interação social e do comportamento caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses. Há uma gama variada de modelos de intervenção e terapias disponíveis que são desenvolvidas com crianças com autismo, desde abordagens individuais realizadas por profissionais intensamente treinados em uma área específica, àqueles compostos por profissionais de diferentes áreas. Recentemente, uma nova técnica de intervenção tem recebido a atenção de pesquisadores e clínicos, denominada Cinoterapia. Trata-se de uma terapia facilitada por cães com finalidade terapêutica ou educacional. Assim, o objetivo do presente estudo é revisar estudos acerca do uso de cães como recursos terapêuticos auxiliares (Cinoterapia) para os profissionais da saúde e educação no tratamento de crianças com TEA.Para tanto, foi realizada uma busca assistemática em diferentes bases de dados. Foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol, sendo a análise do material realizada de forma descritiva. Com base nos estudos revisados, foi possível perceber o potencial da Cinoterapia enquanto técnica de intervenção para crianças com TEA. Trata-se de uma técnica viável e com potencial de eficácia que pode compor programas inovadores a fim de melhorar a qualidade de vida desta população, seus pares, família, escola e comunidade. Os benefícios oriundos da Cinoterapia podem ser observados em diferentes instâncias do comportamento, como melhora na comunicação, da autoestima e da motivação.
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