Cinoterapia como recurso terapêutico para crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão assistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141412 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas da comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, da interação social e do comportamento caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses. Há uma gama variada de modelos de intervenção e terapias disponíveis que são desenvolvidas com crianças com autismo, desde abordagens individuais realizadas por profissionais intensamente treinados em uma área específica, àqueles compostos por profissionais de diferentes áreas. Recentemente, uma nova técnica de intervenção tem recebido a atenção de pesquisadores e clínicos, denominada Cinoterapia. Trata-se de uma terapia facilitada por cães com finalidade terapêutica ou educacional. Assim, o objetivo do presente estudo é revisar estudos acerca do uso de cães como recursos terapêuticos auxiliares (Cinoterapia) para os profissionais da saúde e educação no tratamento de crianças com TEA.Para tanto, foi realizada uma busca assistemática em diferentes bases de dados. Foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol, sendo a análise do material realizada de forma descritiva. Com base nos estudos revisados, foi possível perceber o potencial da Cinoterapia enquanto técnica de intervenção para crianças com TEA. Trata-se de uma técnica viável e com potencial de eficácia que pode compor programas inovadores a fim de melhorar a qualidade de vida desta população, seus pares, família, escola e comunidade. Os benefícios oriundos da Cinoterapia podem ser observados em diferentes instâncias do comportamento, como melhora na comunicação, da autoestima e da motivação. |
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Carvalho, Isis Alves deBosa, Cleonice AlvesBackes, Bárbara2016-05-20T02:10:28Z2014http://hdl.handle.net/10183/141412000992363O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas da comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, da interação social e do comportamento caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses. Há uma gama variada de modelos de intervenção e terapias disponíveis que são desenvolvidas com crianças com autismo, desde abordagens individuais realizadas por profissionais intensamente treinados em uma área específica, àqueles compostos por profissionais de diferentes áreas. Recentemente, uma nova técnica de intervenção tem recebido a atenção de pesquisadores e clínicos, denominada Cinoterapia. Trata-se de uma terapia facilitada por cães com finalidade terapêutica ou educacional. Assim, o objetivo do presente estudo é revisar estudos acerca do uso de cães como recursos terapêuticos auxiliares (Cinoterapia) para os profissionais da saúde e educação no tratamento de crianças com TEA.Para tanto, foi realizada uma busca assistemática em diferentes bases de dados. Foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol, sendo a análise do material realizada de forma descritiva. Com base nos estudos revisados, foi possível perceber o potencial da Cinoterapia enquanto técnica de intervenção para crianças com TEA. Trata-se de uma técnica viável e com potencial de eficácia que pode compor programas inovadores a fim de melhorar a qualidade de vida desta população, seus pares, família, escola e comunidade. Os benefícios oriundos da Cinoterapia podem ser observados em diferentes instâncias do comportamento, como melhora na comunicação, da autoestima e da motivação.The Autistic Spectrum Disorder (ASD) comprises a group of neurodevelopmental disorders whose characteristics involve qualitative deficits in communication, either verbal and / or nonverbal, social interaction,stereotyped and repetitive behavior and restricted range of interests. There is a wide range of intervention models and therapies available for children with autism, from individual approaches by trained professionals in a specific area, to those composed of professionals from different areas. Recently, a new intervention technique has received attention from researchers and clinicians, called Cinotherapy. It is a therapy model facilitated by dogs with therapeutic or educational purpose. The objective of this study is to review studies on the use of dogs as auxiliary therapeutic resources (Cinotherapy) for health and education professionals in the treatment of children with ASD. An unsystematic review was develop, based on different databases. It was included articles in English, Portuguese and Spanish and the data were analyzed descriptively. Based on the reviewed studies, it was possible to note the potential of Cinotherapy as an intervention technique for children with ASD. It is a feasible and potential effective technique that can compose innovative programs to improve the life quality of this population, their peers, family, school and community. The benefits derived from Cinotherapy can be observed in different instances of behavior, such as improvementin communication, self-esteem and motivation.application/pdfporFamíliaCinotherapyTherapy facilitated by dogsAnimal-maninteractionAutismChild developmentCinoterapia como recurso terapêutico para crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão assistemática de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervençãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992363.pdf000992363.pdfTexto completoapplication/pdf389958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141412/1/000992363.pdf77865fece0fcddb704b038b1607dc55fMD51TEXT000992363.pdf.txt000992363.pdf.txtExtracted Texttext/plain43471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141412/2/000992363.pdf.txta163dceee99ca679967f89e0f255c90bMD52THUMBNAIL000992363.pdf.jpg000992363.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141412/3/000992363.pdf.jpgc93f9119cbe59ce32d67e86ec44d4a8aMD5310183/1414122018-10-25 10:03:47.749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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