Determinação das respostas dinâmicas de veículos à excitação causada por diferentes perfis de pista através de análise espectral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fossati, Giovani Gaiardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109178
Resumo: O trabalho proposto consiste em determinar a resposta dinâmica de dois modelos de ¼ de veículo, representando um automóvel e um caminhão, quando estes trafegam a diferentes velocidades sobre diferentes perfis de pista. Para tanto, inicialmente são gerados os sinais de excitação de base, que representam as irregularidades dos diferentes perfis de pista, a serem impostos aos modelos de veículo. A representação dos perfis de pistas é feita através de suas densidades espectrais de potência, de acordo com a metodologia prevista na norma ISO 8608 (1995). São definidas as velocidades dos veículos e os perfis de pista a serem considerados como parâmetros de entrada. Uma rotina numérico-computacional é elaborada em linguagem MATLAB, de modo a simular os comportamentos dinâmicos dos dois modelos de veículo propostos em resposta às excitações causadas pelos diferentes parâmetros de entrada. O método de Shinozuka é utilizado para a obtenção dos perfis de irregularidade das pistas a partir das equações de densidade espectral de potência (PSD) que representam as diferentes classes de pavimentos. O método das diferenças finitas centrais é utilizado para obter o sinal temporal de aceleração imposto à base dos modelos de veículo a partir dos sinais temporais que representam os perfis de irregularidade das pistas, e o método de Newmark é utilizado para resolver a equação diferencial de movimento e obter as respostas dos modelos a estas irregularidades. É feita uma comparação entre os resultados obtidos com dados experimentais encontrados na literatura, bem como uma análise comparativa dos comportamentos dinâmicos dos modelos de veículos em resposta a variação dos parâmetros de entrada considerados.
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