Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flavia Rezende Valle dos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Ferraz, Gleice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98779
Resumo: O presente trabalho permitiu mapear o estado da arte da produção nacional recente sobre o ensino de física que pode servir como uma primeira aproximação µa área. A análise inicial, que distribuiu todos os trabalhos publicados no período de 2000 a 2007 em temáticas utilizadas nas ultimas edições dos eventos científicos referentes ao ensino de física, mostrou que a produção se concentra na temática ensino-aprendizagem. Esta tendência expressa uma visão instrumentalista da pesquisa em ensino e muitas vezes tecnicista do processo educativo, que visa basicamente ao fornecimento de subsídios ao professor para melhorar o desempenho do aluno. Pela análise de conteúdo dos resumos foi possível perceber que, em geral, a ênfase é colocada nos aspectos cognitivos do ensino-aprendizagem de física, deixando-se de fora outros aspectos envolvidos e assim, não fazendo justiça µa complexidade do processo. Este resultado indica a necessidade de maior investimento na pesquisa teórica, que permita uma reflexão mais profunda e a compreensão das muitas dimensões do processo educativo. A distribuição dos 100 trabalhos sobre ensino-aprendizagem de física em subtemáticas indicou que a produção se apoia sobre um tripé: desenvolvimento de experimentos para o laboratório didático, que concentra a maior parte dos trabalhos, seguida de propostas de metodologias e estratégias de ensino e da elaboração de recursos didáticos. O predomínio de trabalhos de cunho descritivo sugere a necessidade de fomentar a cultura de pesquisa que de fato leve µa produção de conhecimento.
id UFRGS-2_40333b1dd0b4e9691c2d317d1bfd5b69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98779
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Flavia Rezende Valle dosOstermann, FernandaFerraz, Gleice2014-07-26T02:09:33Z20091806-1117http://hdl.handle.net/10183/98779000707627O presente trabalho permitiu mapear o estado da arte da produção nacional recente sobre o ensino de física que pode servir como uma primeira aproximação µa área. A análise inicial, que distribuiu todos os trabalhos publicados no período de 2000 a 2007 em temáticas utilizadas nas ultimas edições dos eventos científicos referentes ao ensino de física, mostrou que a produção se concentra na temática ensino-aprendizagem. Esta tendência expressa uma visão instrumentalista da pesquisa em ensino e muitas vezes tecnicista do processo educativo, que visa basicamente ao fornecimento de subsídios ao professor para melhorar o desempenho do aluno. Pela análise de conteúdo dos resumos foi possível perceber que, em geral, a ênfase é colocada nos aspectos cognitivos do ensino-aprendizagem de física, deixando-se de fora outros aspectos envolvidos e assim, não fazendo justiça µa complexidade do processo. Este resultado indica a necessidade de maior investimento na pesquisa teórica, que permita uma reflexão mais profunda e a compreensão das muitas dimensões do processo educativo. A distribuição dos 100 trabalhos sobre ensino-aprendizagem de física em subtemáticas indicou que a produção se apoia sobre um tripé: desenvolvimento de experimentos para o laboratório didático, que concentra a maior parte dos trabalhos, seguida de propostas de metodologias e estratégias de ensino e da elaboração de recursos didáticos. O predomínio de trabalhos de cunho descritivo sugere a necessidade de fomentar a cultura de pesquisa que de fato leve µa produção de conhecimento.This work presents the state of the art of the recent national publication on the teaching and learning of physics that can be a starting point to first approaching the area. The initial analysis, that distributed all the papers published since 2000 to 2007 in the themes used in academic conferences related to the teaching of physics showed that the publication concentrates on the theme of Teaching and Learning. This trend expresses an instrumentalist view of the educational research and a technicist view of education that aim basically to supply teachers with resources to improve students' performance. The abstracts' content analysis showed that, in general, the emphasis is put on the cognitive aspects, not making justice to the complexity of the process. This result indicates the necessity of investment on theoretic research, which allows a deeper reflection and comprehension of all the dimensions involved in the educational process. The distribution of a hundred papers on the teaching and learning of physics in subthemes indicated that research is supported on a tripod: development of experiments for didactic laboratory, which concentrates great part of the papers, followed by proposals of teaching methodologies and strategies and elaboration of instructional resources. The predominance of descrip- tive papers suggests the necessity of fomenting the research culture that leads to the production of knowledge.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 31, n. 1 (mar. 2009), 1402, 8 p.Ensino de físicaMetodologia da pesquisaEnsino e aprendizagemProdução científica : Ensino de física : BrasilTeaching and learning of physicsState of the artm academic publicationEnsino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXIPhysics teaching and learning at high school level : the state of art of academic publication in the 21st centuryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000707627.pdf000707627.pdfTexto completoapplication/pdf171106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/1/000707627.pdfb33807858e3bfc290c4952817c3452c9MD51TEXT000707627.pdf.txt000707627.pdf.txtExtracted Texttext/plain38738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/2/000707627.pdf.txt222b8020dbd6ea66fe78e4cb5f288d7cMD52THUMBNAIL000707627.pdf.jpg000707627.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/3/000707627.pdf.jpg2027123d73b34afa4b9fe1451d9f0e24MD5310183/987792023-09-14 03:26:29.788129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98779Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:26:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physics teaching and learning at high school level : the state of art of academic publication in the 21st century
title Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI
spellingShingle Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI
Santos, Flavia Rezende Valle dos
Ensino de física
Metodologia da pesquisa
Ensino e aprendizagem
Produção científica : Ensino de física : Brasil
Teaching and learning of physics
State of the artm academic publication
title_short Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI
title_full Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI
title_fullStr Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI
title_sort Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI
author Santos, Flavia Rezende Valle dos
author_facet Santos, Flavia Rezende Valle dos
Ostermann, Fernanda
Ferraz, Gleice
author_role author
author2 Ostermann, Fernanda
Ferraz, Gleice
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flavia Rezende Valle dos
Ostermann, Fernanda
Ferraz, Gleice
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Metodologia da pesquisa
Ensino e aprendizagem
Produção científica : Ensino de física : Brasil
topic Ensino de física
Metodologia da pesquisa
Ensino e aprendizagem
Produção científica : Ensino de física : Brasil
Teaching and learning of physics
State of the artm academic publication
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching and learning of physics
State of the artm academic publication
description O presente trabalho permitiu mapear o estado da arte da produção nacional recente sobre o ensino de física que pode servir como uma primeira aproximação µa área. A análise inicial, que distribuiu todos os trabalhos publicados no período de 2000 a 2007 em temáticas utilizadas nas ultimas edições dos eventos científicos referentes ao ensino de física, mostrou que a produção se concentra na temática ensino-aprendizagem. Esta tendência expressa uma visão instrumentalista da pesquisa em ensino e muitas vezes tecnicista do processo educativo, que visa basicamente ao fornecimento de subsídios ao professor para melhorar o desempenho do aluno. Pela análise de conteúdo dos resumos foi possível perceber que, em geral, a ênfase é colocada nos aspectos cognitivos do ensino-aprendizagem de física, deixando-se de fora outros aspectos envolvidos e assim, não fazendo justiça µa complexidade do processo. Este resultado indica a necessidade de maior investimento na pesquisa teórica, que permita uma reflexão mais profunda e a compreensão das muitas dimensões do processo educativo. A distribuição dos 100 trabalhos sobre ensino-aprendizagem de física em subtemáticas indicou que a produção se apoia sobre um tripé: desenvolvimento de experimentos para o laboratório didático, que concentra a maior parte dos trabalhos, seguida de propostas de metodologias e estratégias de ensino e da elaboração de recursos didáticos. O predomínio de trabalhos de cunho descritivo sugere a necessidade de fomentar a cultura de pesquisa que de fato leve µa produção de conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-26T02:09:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98779
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000707627
identifier_str_mv 1806-1117
000707627
url http://hdl.handle.net/10183/98779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 31, n. 1 (mar. 2009), 1402, 8 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/1/000707627.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/2/000707627.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/3/000707627.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b33807858e3bfc290c4952817c3452c9
222b8020dbd6ea66fe78e4cb5f288d7c
2027123d73b34afa4b9fe1451d9f0e24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447551172673536