Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98779 |
Resumo: | O presente trabalho permitiu mapear o estado da arte da produção nacional recente sobre o ensino de física que pode servir como uma primeira aproximação µa área. A análise inicial, que distribuiu todos os trabalhos publicados no período de 2000 a 2007 em temáticas utilizadas nas ultimas edições dos eventos científicos referentes ao ensino de física, mostrou que a produção se concentra na temática ensino-aprendizagem. Esta tendência expressa uma visão instrumentalista da pesquisa em ensino e muitas vezes tecnicista do processo educativo, que visa basicamente ao fornecimento de subsídios ao professor para melhorar o desempenho do aluno. Pela análise de conteúdo dos resumos foi possível perceber que, em geral, a ênfase é colocada nos aspectos cognitivos do ensino-aprendizagem de física, deixando-se de fora outros aspectos envolvidos e assim, não fazendo justiça µa complexidade do processo. Este resultado indica a necessidade de maior investimento na pesquisa teórica, que permita uma reflexão mais profunda e a compreensão das muitas dimensões do processo educativo. A distribuição dos 100 trabalhos sobre ensino-aprendizagem de física em subtemáticas indicou que a produção se apoia sobre um tripé: desenvolvimento de experimentos para o laboratório didático, que concentra a maior parte dos trabalhos, seguida de propostas de metodologias e estratégias de ensino e da elaboração de recursos didáticos. O predomínio de trabalhos de cunho descritivo sugere a necessidade de fomentar a cultura de pesquisa que de fato leve µa produção de conhecimento. |
id |
UFRGS-2_40333b1dd0b4e9691c2d317d1bfd5b69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98779 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Flavia Rezende Valle dosOstermann, FernandaFerraz, Gleice2014-07-26T02:09:33Z20091806-1117http://hdl.handle.net/10183/98779000707627O presente trabalho permitiu mapear o estado da arte da produção nacional recente sobre o ensino de física que pode servir como uma primeira aproximação µa área. A análise inicial, que distribuiu todos os trabalhos publicados no período de 2000 a 2007 em temáticas utilizadas nas ultimas edições dos eventos científicos referentes ao ensino de física, mostrou que a produção se concentra na temática ensino-aprendizagem. Esta tendência expressa uma visão instrumentalista da pesquisa em ensino e muitas vezes tecnicista do processo educativo, que visa basicamente ao fornecimento de subsídios ao professor para melhorar o desempenho do aluno. Pela análise de conteúdo dos resumos foi possível perceber que, em geral, a ênfase é colocada nos aspectos cognitivos do ensino-aprendizagem de física, deixando-se de fora outros aspectos envolvidos e assim, não fazendo justiça µa complexidade do processo. Este resultado indica a necessidade de maior investimento na pesquisa teórica, que permita uma reflexão mais profunda e a compreensão das muitas dimensões do processo educativo. A distribuição dos 100 trabalhos sobre ensino-aprendizagem de física em subtemáticas indicou que a produção se apoia sobre um tripé: desenvolvimento de experimentos para o laboratório didático, que concentra a maior parte dos trabalhos, seguida de propostas de metodologias e estratégias de ensino e da elaboração de recursos didáticos. O predomínio de trabalhos de cunho descritivo sugere a necessidade de fomentar a cultura de pesquisa que de fato leve µa produção de conhecimento.This work presents the state of the art of the recent national publication on the teaching and learning of physics that can be a starting point to first approaching the area. The initial analysis, that distributed all the papers published since 2000 to 2007 in the themes used in academic conferences related to the teaching of physics showed that the publication concentrates on the theme of Teaching and Learning. This trend expresses an instrumentalist view of the educational research and a technicist view of education that aim basically to supply teachers with resources to improve students' performance. The abstracts' content analysis showed that, in general, the emphasis is put on the cognitive aspects, not making justice to the complexity of the process. This result indicates the necessity of investment on theoretic research, which allows a deeper reflection and comprehension of all the dimensions involved in the educational process. The distribution of a hundred papers on the teaching and learning of physics in subthemes indicated that research is supported on a tripod: development of experiments for didactic laboratory, which concentrates great part of the papers, followed by proposals of teaching methodologies and strategies and elaboration of instructional resources. The predominance of descrip- tive papers suggests the necessity of fomenting the research culture that leads to the production of knowledge.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 31, n. 1 (mar. 2009), 1402, 8 p.Ensino de físicaMetodologia da pesquisaEnsino e aprendizagemProdução científica : Ensino de física : BrasilTeaching and learning of physicsState of the artm academic publicationEnsino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXIPhysics teaching and learning at high school level : the state of art of academic publication in the 21st centuryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000707627.pdf000707627.pdfTexto completoapplication/pdf171106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/1/000707627.pdfb33807858e3bfc290c4952817c3452c9MD51TEXT000707627.pdf.txt000707627.pdf.txtExtracted Texttext/plain38738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/2/000707627.pdf.txt222b8020dbd6ea66fe78e4cb5f288d7cMD52THUMBNAIL000707627.pdf.jpg000707627.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/3/000707627.pdf.jpg2027123d73b34afa4b9fe1451d9f0e24MD5310183/987792023-09-14 03:26:29.788129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98779Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:26:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Physics teaching and learning at high school level : the state of art of academic publication in the 21st century |
title |
Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI Santos, Flavia Rezende Valle dos Ensino de física Metodologia da pesquisa Ensino e aprendizagem Produção científica : Ensino de física : Brasil Teaching and learning of physics State of the artm academic publication |
title_short |
Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI |
title_full |
Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXI |
author |
Santos, Flavia Rezende Valle dos |
author_facet |
Santos, Flavia Rezende Valle dos Ostermann, Fernanda Ferraz, Gleice |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda Ferraz, Gleice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Flavia Rezende Valle dos Ostermann, Fernanda Ferraz, Gleice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Metodologia da pesquisa Ensino e aprendizagem Produção científica : Ensino de física : Brasil |
topic |
Ensino de física Metodologia da pesquisa Ensino e aprendizagem Produção científica : Ensino de física : Brasil Teaching and learning of physics State of the artm academic publication |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching and learning of physics State of the artm academic publication |
description |
O presente trabalho permitiu mapear o estado da arte da produção nacional recente sobre o ensino de física que pode servir como uma primeira aproximação µa área. A análise inicial, que distribuiu todos os trabalhos publicados no período de 2000 a 2007 em temáticas utilizadas nas ultimas edições dos eventos científicos referentes ao ensino de física, mostrou que a produção se concentra na temática ensino-aprendizagem. Esta tendência expressa uma visão instrumentalista da pesquisa em ensino e muitas vezes tecnicista do processo educativo, que visa basicamente ao fornecimento de subsídios ao professor para melhorar o desempenho do aluno. Pela análise de conteúdo dos resumos foi possível perceber que, em geral, a ênfase é colocada nos aspectos cognitivos do ensino-aprendizagem de física, deixando-se de fora outros aspectos envolvidos e assim, não fazendo justiça µa complexidade do processo. Este resultado indica a necessidade de maior investimento na pesquisa teórica, que permita uma reflexão mais profunda e a compreensão das muitas dimensões do processo educativo. A distribuição dos 100 trabalhos sobre ensino-aprendizagem de física em subtemáticas indicou que a produção se apoia sobre um tripé: desenvolvimento de experimentos para o laboratório didático, que concentra a maior parte dos trabalhos, seguida de propostas de metodologias e estratégias de ensino e da elaboração de recursos didáticos. O predomínio de trabalhos de cunho descritivo sugere a necessidade de fomentar a cultura de pesquisa que de fato leve µa produção de conhecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-26T02:09:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98779 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000707627 |
identifier_str_mv |
1806-1117 000707627 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 31, n. 1 (mar. 2009), 1402, 8 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/1/000707627.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/2/000707627.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98779/3/000707627.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b33807858e3bfc290c4952817c3452c9 222b8020dbd6ea66fe78e4cb5f288d7c 2027123d73b34afa4b9fe1451d9f0e24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447551172673536 |