A arquitetura e a cidade no jogo fotográfico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198903 |
Resumo: | Se, inicialmente, a fotografia tirou proveito da arquitetura e da cidade, como modelos para provar a capacidade do aparato tecnológico de ser capaz de registrar de forma direta uma determinada cena, depois, tornou-se uma das principais ferramentas de apresentação e apreensão, no campo da arquitetura e do urbanismo. Entretanto, de certo modo, parece não serem estudadas as consequências das demandas fundamentais da fotografia – distância, luz e ordenamento – e os programas inseridos dentro do equipamento na alteração e/ou limitação do registro fotográfico. Este trabalho busca problematizar de que maneira este “jogo fotográfico” altera e, porque não especular?, direciona no sentido da construção de um imaginário limitado da “realidade” de edificações e cidades, onde o que não é passível de ser fotografado não existe. |
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Vieira, Cesar Bastos de Mattos2019-09-07T02:33:03Z20181982-2766http://hdl.handle.net/10183/198903001099291Se, inicialmente, a fotografia tirou proveito da arquitetura e da cidade, como modelos para provar a capacidade do aparato tecnológico de ser capaz de registrar de forma direta uma determinada cena, depois, tornou-se uma das principais ferramentas de apresentação e apreensão, no campo da arquitetura e do urbanismo. Entretanto, de certo modo, parece não serem estudadas as consequências das demandas fundamentais da fotografia – distância, luz e ordenamento – e os programas inseridos dentro do equipamento na alteração e/ou limitação do registro fotográfico. Este trabalho busca problematizar de que maneira este “jogo fotográfico” altera e, porque não especular?, direciona no sentido da construção de um imaginário limitado da “realidade” de edificações e cidades, onde o que não é passível de ser fotografado não existe.If in the early days photography took advantage of the architecture of cities as a model to demonstrate the capacity of technological apparatus in faithfully registering a particular scene, it later became one of the main instruments for presentation and learning in the field of architecture and urbanism. However, in a certain way, it seems that no studies have been made of the consequences resulting from the fundamental demands of photography – distance, light and the effect of order – and the programmes installed within the equipment of alteration and/or limitation of the photographic register. This study aims to raise questions on how this “photographic game” alters and, why not speculate? – guides, in terms of the construction of an imaginary limitation of “reality” in the buildings and cities where what is not possible to photograph does not exist.application/pdfporDomínios da imagem. Vol. 12, n. 23 (jul./dez. 2018), p. 32-50ArquiteturaCidadesFotografiaImaginárioArchitecture and CityPhotographyImaginaryA arquitetura e a cidade no jogo fotográficoArchitecture and the city in the photographic game info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099291.pdf.txt001099291.pdf.txtExtracted Texttext/plain38030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198903/2/001099291.pdf.txt7a4f2793a83507ebb7d47a19722777dfMD52ORIGINAL001099291.pdfTexto completoapplication/pdf370810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198903/1/001099291.pdf0b43ebfb6648fd1f21f5eb4fe6dfb2a8MD5110183/1989032019-09-08 02:30:59.27543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198903Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-08T05:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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