Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Thais Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Afonso, Maria Cristina da Rosa, Trindade, Grasiela Nair da Silva, Moraes, Suelen Ferreira, Romanini, Moises
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217725
Resumo: A partir do momento que um indivíduo é diagnosticado soropositivo, sua vida muda, o medo, a desesperança e a baixa autoestima surgem. Os sonhos, muitas vezes, acabam sendo redimensionados e a sensação de perda e confusão emergem. O propósito deste trabalho é refl etir sobre a importância do desenvolvimento de um projeto em um Serviço Especializado em IST/AIDS do município de Santa Cruz do Sul, cujo nome é “Produzindo Conhecimento”. O objetivo é preparar usuários do serviço, capacitando-os para a realização de concursos públicos, provável retorno e conclusão da escolaridade e possíveis vagas de emprego. A coleta de dados foi realizada através da participação nos encontros. Baseando-se nessas participações foi possível perceber que todos os envolvidos estão empenhados para um resultado positivo e confi ante, o que estimula para a produção da autoconfi ança e coragem para enfrentar futuramente provas de concursos públicos e/ou o retorno para a fi nalização da escolaridade, bem como a estimulação a outras pessoas que vivem a mesma situação. Desse modo, foi possível concluir que a educação fará a diferença na vida de qualquer pessoa e em qualquer ambiente, principalmente quando o indivíduo está passando por algum problema ou situação que afete sua saúde física ou mental. Por isso, consideramos que as ações pedagógicas desenvolvidas nesse serviço conduzem a processos de empoderamento e conscientização, o que, por sua vez, melhora signifi cativamente as questões de saúde mental dos usuários do serviço. Por isso, a construção de um espaço educativo constituiu-se, também, como uma ação em saúde.
id UFRGS-2_4047e69a24400ae50dd257e3aa22a630
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217725
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Thais SoaresAfonso, Maria Cristina da RosaTrindade, Grasiela Nair da SilvaMoraes, Suelen FerreiraRomanini, Moises2021-02-04T04:12:52Z2020http://hdl.handle.net/10183/217725001122388A partir do momento que um indivíduo é diagnosticado soropositivo, sua vida muda, o medo, a desesperança e a baixa autoestima surgem. Os sonhos, muitas vezes, acabam sendo redimensionados e a sensação de perda e confusão emergem. O propósito deste trabalho é refl etir sobre a importância do desenvolvimento de um projeto em um Serviço Especializado em IST/AIDS do município de Santa Cruz do Sul, cujo nome é “Produzindo Conhecimento”. O objetivo é preparar usuários do serviço, capacitando-os para a realização de concursos públicos, provável retorno e conclusão da escolaridade e possíveis vagas de emprego. A coleta de dados foi realizada através da participação nos encontros. Baseando-se nessas participações foi possível perceber que todos os envolvidos estão empenhados para um resultado positivo e confi ante, o que estimula para a produção da autoconfi ança e coragem para enfrentar futuramente provas de concursos públicos e/ou o retorno para a fi nalização da escolaridade, bem como a estimulação a outras pessoas que vivem a mesma situação. Desse modo, foi possível concluir que a educação fará a diferença na vida de qualquer pessoa e em qualquer ambiente, principalmente quando o indivíduo está passando por algum problema ou situação que afete sua saúde física ou mental. Por isso, consideramos que as ações pedagógicas desenvolvidas nesse serviço conduzem a processos de empoderamento e conscientização, o que, por sua vez, melhora signifi cativamente as questões de saúde mental dos usuários do serviço. Por isso, a construção de um espaço educativo constituiu-se, também, como uma ação em saúde.application/pdfporALMEIDA, Paula Camboim Silva de; BEGNIS, Heron Sergio Moreira (Orgs.). Ensino e extensão na UNISC [recurso eletrônico] :prêmio honra ao mérito 2019. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 61-70.AIDSInfecções por HIV : PsicologiaPromoção da saúdeMercado de trabalhoEducaçãoServiços de saúdeProjeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122388.pdf.txt001122388.pdf.txtExtracted Texttext/plain31682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217725/2/001122388.pdf.txt831d820a64fe0439b31d91f73232e343MD52ORIGINAL001122388.pdfCapítuloapplication/pdf5083930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217725/1/001122388.pdfc6b3ac6073eeb017493552edbf342f08MD5110183/2177252023-01-05 06:05:16.220451oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:05:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
title Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
spellingShingle Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
Marques, Thais Soares
AIDS
Infecções por HIV : Psicologia
Promoção da saúde
Mercado de trabalho
Educação
Serviços de saúde
title_short Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
title_full Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
title_fullStr Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
title_full_unstemmed Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
title_sort Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
author Marques, Thais Soares
author_facet Marques, Thais Soares
Afonso, Maria Cristina da Rosa
Trindade, Grasiela Nair da Silva
Moraes, Suelen Ferreira
Romanini, Moises
author_role author
author2 Afonso, Maria Cristina da Rosa
Trindade, Grasiela Nair da Silva
Moraes, Suelen Ferreira
Romanini, Moises
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Thais Soares
Afonso, Maria Cristina da Rosa
Trindade, Grasiela Nair da Silva
Moraes, Suelen Ferreira
Romanini, Moises
dc.subject.por.fl_str_mv AIDS
Infecções por HIV : Psicologia
Promoção da saúde
Mercado de trabalho
Educação
Serviços de saúde
topic AIDS
Infecções por HIV : Psicologia
Promoção da saúde
Mercado de trabalho
Educação
Serviços de saúde
description A partir do momento que um indivíduo é diagnosticado soropositivo, sua vida muda, o medo, a desesperança e a baixa autoestima surgem. Os sonhos, muitas vezes, acabam sendo redimensionados e a sensação de perda e confusão emergem. O propósito deste trabalho é refl etir sobre a importância do desenvolvimento de um projeto em um Serviço Especializado em IST/AIDS do município de Santa Cruz do Sul, cujo nome é “Produzindo Conhecimento”. O objetivo é preparar usuários do serviço, capacitando-os para a realização de concursos públicos, provável retorno e conclusão da escolaridade e possíveis vagas de emprego. A coleta de dados foi realizada através da participação nos encontros. Baseando-se nessas participações foi possível perceber que todos os envolvidos estão empenhados para um resultado positivo e confi ante, o que estimula para a produção da autoconfi ança e coragem para enfrentar futuramente provas de concursos públicos e/ou o retorno para a fi nalização da escolaridade, bem como a estimulação a outras pessoas que vivem a mesma situação. Desse modo, foi possível concluir que a educação fará a diferença na vida de qualquer pessoa e em qualquer ambiente, principalmente quando o indivíduo está passando por algum problema ou situação que afete sua saúde física ou mental. Por isso, consideramos que as ações pedagógicas desenvolvidas nesse serviço conduzem a processos de empoderamento e conscientização, o que, por sua vez, melhora signifi cativamente as questões de saúde mental dos usuários do serviço. Por isso, a construção de um espaço educativo constituiu-se, também, como uma ação em saúde.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-04T04:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217725
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122388
url http://hdl.handle.net/10183/217725
identifier_str_mv 001122388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ALMEIDA, Paula Camboim Silva de; BEGNIS, Heron Sergio Moreira (Orgs.). Ensino e extensão na UNISC [recurso eletrônico] :prêmio honra ao mérito 2019. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 61-70.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217725/2/001122388.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217725/1/001122388.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 831d820a64fe0439b31d91f73232e343
c6b3ac6073eeb017493552edbf342f08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225007633793024