O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) em quatro escolas da rede municipal de porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95020 |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo analisar o impacto do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O programa analisado distribui acervos – especialmente de livros literários – para compor as bibliotecas de todas as escolas públicas brasileiras. A necessidade de co nhecer as interpretações das políticas públicas no contexto de prática justifica este trabalho. Stephen Ball alerta para o fato de que a implementação de políticas públicas passa pelas interpretações dos agentes locais, o que faz com que a análise do impacto dessas políticas seja fundamental para que de fato gerem mudanças sociais – tanto estruturais, quanto na promoção da justiça social. A promoção da justiça social, no contexto do PNBE, se dá pelo potencial formador do texto literário, que colabora para a ampliação da visão de mundo do sujeito em formação (FERREIRA, 2012). A geração de dados foi feita em duas visitas a cada escola para observação da biblioteca e entrevista com as bibliotecárias. A partir da análise das notas de campo e da transcrição das entrevistas, constatou-se que todas as escolas recebiam acervos do PNBE, dispunham de bibliotecas equipadas para o armazenamento dos livros e promoviam algumas atividades escolares. Entretanto, viu-se a dificuldade no gerenciamento dos acervos escolares e na promoção de atividades de formação de leitores literários. |
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