Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232554 |
Resumo: | O presente capítulo aborda o tema da cultura digital a partir de uma abordagem fenomenológica. Apresenta os pressupostos teóricos e históricos que justificam a ideia do desenvolvimento tecnológico como diretamente relacionado às transformações socioculturais. Problematiza o tema da comunicação nos espaços escolares em relação a necessidade de reconfiguração das práticas comunicacionais no contexto da cibercultura. Propõe como desafio da orientação educacional nesse contexto refletir sobre a mediação e da intencionalidade pedagógicas no sentido da desaceleração das dinâmicas da atenção, seja nas estratégias comunicacionais, seja na produção de material pedagógico. |
id |
UFRGS-2_41048ee0c32b4027637acdffd699d422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232554 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Daniel de Queiroz2021-12-03T04:43:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/232554001134454O presente capítulo aborda o tema da cultura digital a partir de uma abordagem fenomenológica. Apresenta os pressupostos teóricos e históricos que justificam a ideia do desenvolvimento tecnológico como diretamente relacionado às transformações socioculturais. Problematiza o tema da comunicação nos espaços escolares em relação a necessidade de reconfiguração das práticas comunicacionais no contexto da cibercultura. Propõe como desafio da orientação educacional nesse contexto refletir sobre a mediação e da intencionalidade pedagógicas no sentido da desaceleração das dinâmicas da atenção, seja nas estratégias comunicacionais, seja na produção de material pedagógico.application/pdfporCorbellini, Silvana (Org.). Orientação educacional : registros de um percurso de formação [recurso eletrônico] Porto Alegre : Forma Diagramação, 2021. p. 127-144Orientação educacionalCultura digitalComunicaçãoEducação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134454.pdf.txt001134454.pdf.txtExtracted Texttext/plain40409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232554/2/001134454.pdf.txt03a0dfbbb5393915c9cd58b8b9f9f83aMD52ORIGINAL001134454.pdfCapítuloapplication/pdf225563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232554/1/001134454.pdf048e9176ac82439c66985cd38f5409efMD5110183/2325542021-12-06 05:41:40.881154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232554Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:41:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas |
title |
Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas |
spellingShingle |
Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas Lopes, Daniel de Queiroz Orientação educacional Cultura digital Comunicação |
title_short |
Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas |
title_full |
Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas |
title_fullStr |
Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas |
title_full_unstemmed |
Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas |
title_sort |
Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas |
author |
Lopes, Daniel de Queiroz |
author_facet |
Lopes, Daniel de Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Daniel de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação educacional Cultura digital Comunicação |
topic |
Orientação educacional Cultura digital Comunicação |
description |
O presente capítulo aborda o tema da cultura digital a partir de uma abordagem fenomenológica. Apresenta os pressupostos teóricos e históricos que justificam a ideia do desenvolvimento tecnológico como diretamente relacionado às transformações socioculturais. Problematiza o tema da comunicação nos espaços escolares em relação a necessidade de reconfiguração das práticas comunicacionais no contexto da cibercultura. Propõe como desafio da orientação educacional nesse contexto refletir sobre a mediação e da intencionalidade pedagógicas no sentido da desaceleração das dinâmicas da atenção, seja nas estratégias comunicacionais, seja na produção de material pedagógico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-03T04:43:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232554 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134454 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232554 |
identifier_str_mv |
001134454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana (Org.). Orientação educacional : registros de um percurso de formação [recurso eletrônico] Porto Alegre : Forma Diagramação, 2021. p. 127-144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232554/2/001134454.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232554/1/001134454.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03a0dfbbb5393915c9cd58b8b9f9f83a 048e9176ac82439c66985cd38f5409ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225044904378368 |