Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Daniel de Queiroz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232554
Resumo: O presente capítulo aborda o tema da cultura digital a partir de uma abordagem fenomenológica. Apresenta os pressupostos teóricos e históricos que justificam a ideia do desenvolvimento tecnológico como diretamente relacionado às transformações socioculturais. Problematiza o tema da comunicação nos espaços escolares em relação a necessidade de reconfiguração das práticas comunicacionais no contexto da cibercultura. Propõe como desafio da orientação educacional nesse contexto refletir sobre a mediação e da intencionalidade pedagógicas no sentido da desaceleração das dinâmicas da atenção, seja nas estratégias comunicacionais, seja na produção de material pedagógico.
id UFRGS-2_41048ee0c32b4027637acdffd699d422
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232554
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Daniel de Queiroz2021-12-03T04:43:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/232554001134454O presente capítulo aborda o tema da cultura digital a partir de uma abordagem fenomenológica. Apresenta os pressupostos teóricos e históricos que justificam a ideia do desenvolvimento tecnológico como diretamente relacionado às transformações socioculturais. Problematiza o tema da comunicação nos espaços escolares em relação a necessidade de reconfiguração das práticas comunicacionais no contexto da cibercultura. Propõe como desafio da orientação educacional nesse contexto refletir sobre a mediação e da intencionalidade pedagógicas no sentido da desaceleração das dinâmicas da atenção, seja nas estratégias comunicacionais, seja na produção de material pedagógico.application/pdfporCorbellini, Silvana (Org.). Orientação educacional : registros de um percurso de formação [recurso eletrônico] Porto Alegre : Forma Diagramação, 2021. p. 127-144Orientação educacionalCultura digitalComunicaçãoEducação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134454.pdf.txt001134454.pdf.txtExtracted Texttext/plain40409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232554/2/001134454.pdf.txt03a0dfbbb5393915c9cd58b8b9f9f83aMD52ORIGINAL001134454.pdfCapítuloapplication/pdf225563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232554/1/001134454.pdf048e9176ac82439c66985cd38f5409efMD5110183/2325542021-12-06 05:41:40.881154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232554Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:41:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas
title Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas
spellingShingle Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas
Lopes, Daniel de Queiroz
Orientação educacional
Cultura digital
Comunicação
title_short Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas
title_full Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas
title_fullStr Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas
title_full_unstemmed Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas
title_sort Educação e cultura digital : desafios e perspectivas para a orientação educacional em relação a reconfiguração dos espaços comunicacionais nas escolas
author Lopes, Daniel de Queiroz
author_facet Lopes, Daniel de Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Daniel de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação educacional
Cultura digital
Comunicação
topic Orientação educacional
Cultura digital
Comunicação
description O presente capítulo aborda o tema da cultura digital a partir de uma abordagem fenomenológica. Apresenta os pressupostos teóricos e históricos que justificam a ideia do desenvolvimento tecnológico como diretamente relacionado às transformações socioculturais. Problematiza o tema da comunicação nos espaços escolares em relação a necessidade de reconfiguração das práticas comunicacionais no contexto da cibercultura. Propõe como desafio da orientação educacional nesse contexto refletir sobre a mediação e da intencionalidade pedagógicas no sentido da desaceleração das dinâmicas da atenção, seja nas estratégias comunicacionais, seja na produção de material pedagógico.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-03T04:43:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232554
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134454
url http://hdl.handle.net/10183/232554
identifier_str_mv 001134454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Corbellini, Silvana (Org.). Orientação educacional : registros de um percurso de formação [recurso eletrônico] Porto Alegre : Forma Diagramação, 2021. p. 127-144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232554/2/001134454.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232554/1/001134454.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03a0dfbbb5393915c9cd58b8b9f9f83a
048e9176ac82439c66985cd38f5409ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225044904378368