A função social do jornalismo no mercado de notícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdomo, Nidiane Saldanha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125969
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a função social do jornalismo e suas relações com o atual sistema empresarial dos veículos de comunicação. Para isso, analisa a cobertura do jornal Zero Hora sobre o conflito agrário ocorrido na cidade de Faxinalzinho/RS, em abril de 2014, envolvendo agricultores e Kaigangues. A metodologia utilizada no trabalho é a análise de conteúdo. A base teórica que fundamenta a pesquisa vem de conceitos como Jornalismo Público e a função social segundo o Código de Ética. Recupera também os princípios da atividade jornalística, os critérios de noticiabilidade e a análise teórica das consequências da mercantilização que reposiciona a notícia como produto. Ainda traz uma breve contextualização histórica da questão agrária na região do acontecimento. A pesquisa conclui que o jornalismo atual não cumpre a sua função social, priorizando objetivos econômicos e preterindo o interesse público.
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