Aplicação do método da corrente crítica no gerenciamento de projetos de um laboratório acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strohaecker, Luciana Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170234
Resumo: O gerenciamento de projetos vem se consolidando cada vez mais no atual contexto competitivo de negócios, que demanda das organizações maior capacidade de resposta às mudanças do mercado, sendo necessárias novas abordagens para a resolução dos principais problemas enfrentados no gerenciamento de projetos. O método da corrente crítica (GOLDRATT, 1997) veio como uma alternativa ao gerenciamento tradicional de tempos de projetos, propondo uma nova forma de estimar os tempos de execução das tarefas, reduzindo atrasos e os tempos totais de execução dos projetos. Este trabalho propõe a aplicação do método da corrente crítica em um projeto de um laboratório acadêmico, a fim de comparar com a forma que hoje são gerenciados os projetos deste laboratório e validar a aplicabilidade e benefícios do método para este contexto. Inicialmente, apresentaram-se os principais conceitos do método da corrente crítica a colaboradores do laboratório, a fim de motivá-los no levantamento de informações para desenvolvimento deste estudo e para escolha de um projeto a ser analisado. Após, elaboraram-se os diagramas do projeto selecionado para a situação atual, como hoje é planejado no laboratório, e para a proposta, com aplicação do método da corrente crítica. Por fim, compararam-se, através de gráficos de Gantt, os cronogramas atual e proposto, a fim de validar a utilidade deste método na situação do laboratório em estudo. A aplicação do método da corrente crítica reduziu em quase 20% o tempo total de execução do projeto, se comparado ao cronograma atual. Esta significativa redução deu-se pela substituição das margens de segurança incorporadas hoje em cada tarefa por um único buffer ao final do projeto.
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